Entrar

Como o Cadastro Positivo influencia o seu score?

Entenda como o Cadastro Positivo ajuda a aumentar sua pontuação de crédito.

Você sabe como o Cadastro Positivo pode te ajudar a conseguir um score maior e aumentar suas chances de obter crédito no mercado?
Desde maio de 2021, quando a Serasa lançou o Serasa Score 2.0, o Cadastro Positivo passou a ter ainda mais peso na pontuação final dos consumidores.

Com essa atualização, pagar as contas em dia, por exemplo, tem mais importância no cálculo da pontuação de crédito do que as dívidas negativadas, por exemplo. Mas vamos explicar mais sobre a relação entre o Cadastro Positivo e score ao longo deste conteúdo.

Afinal, o que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um banco que reúne dados dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Nele, constam todas as informações sobre pagamentos de empréstimos, financiamentos, compras a prazo e/ou contas de consumo, como luz, água e telefone. Com esse histórico, o mercado pode conhecer mais sobre o perfil financeiro de seus potenciais clientes e fazer análises de crédito com mais segurança.

Desde 2019, as informações de pagamentos dos consumidores são incluídas automaticamente no Cadastro Positivo, mas não há razão para se preocupar: todos os dados que compõem esse banco são protegidos pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso garante que as informações estão seguras e poderão ser utilizadas exclusivamente para a proteção de crédito.

Vale lembrar, também, que o Cadastro Positivo é gerenciado apenas por empresas autorizadas pelo Banco Central, como a Serasa, que recebe as informações de pagamento dos consumidores compartilhadas por bancos e outras instituições financeiras.

Como funciona o Serasa Score 2.0?

“Score” é um termo em inglês que significa “pontuação”. O Serasa Score 2.0 é a pontuação de crédito dos brasileiros que varia entre 0 e 1000 pontos e indica para o mercado quais são as chances de um consumidor pagar suas contas em dia com base em seu comportamento financeiro.

Na prática, quanto maior for a sua pontuação de crédito, maiores são as chances de você pagar suas contas em dia. Por isso, quem tem um Serasa Score 2.0 mais alto normalmente tem mais facilidade para conseguir crédito ou condições de pagamento melhores.

A sua pontuação de crédito é dinâmica, ou seja, vai mudando à medida que o seu comportamento financeiro também muda. Mas, se você notar alguma variação negativa no seu Serasa Score 2.0, nada de pânico: para tomar decisões, as instituições financeiras normalmente consideram a faixa de risco em que você está, e não a pontuação exata. Por isso, nem toda alteração vai mudar, de fato, a percepção das instituições financeiras sobre você.

Conheça, a seguir, as faixas de classificação do Serasa Score 2.0:
  • 0 a 300 pontos (ruim): os consumidores que estão nessa faixa têm pouca chance de conseguir crédito. Isso ocorre porque apenas 54% dos brasileiros que se enquadram nessa faixa pagam suas contas em dia.

  • 301 a 500 pontos (regular): aqueles que estão nessa faixa ainda podem ter alguma dificuldade para conseguir crédito e, quando aprovados, normalmente não têm acesso a facilidades de pagamento, como prazos estendidos e taxas menores.

  • 501 a 700 pontos (bom): os consumidores que estão nesse grupo já têm mais chances de conseguir crédito. Mais de 90% dos brasileiros com essa pontuação pagam suas contas em dia.

  • 501 a 700 pontos (bom): os consumidores que estão nesse grupo já têm mais chances de conseguir crédito. Mais de 90% dos brasileiros com essa pontuação pagam suas contas em dia.

Já deu para entender que, quanto maior for a sua pontuação, maiores são as chances de você estar com a vida financeira em dia e honrar com o pagamento das suas contas. Por isso, o Serasa Score 2.0 ajuda o mercado de crédito a entender o nível do risco que corre ao liberar dinheiro para você – seja em forma de cartões de crédito, financiamentos ou empréstimos.

Mas, atenção: é sempre importante lembrar que a decisão de aprovar crédito ou não nunca é da Serasa, e sim da instituição financeira para a qual você fez o pedido. O seu Serasa Score 2.0 é apenas um dos critérios usados durante a análise de crédito.

E como o Serasa Score 2.0 utiliza o Cadastro Positivo?

Como você já sabe, o Serasa Score 2.0 é uma espécie de “reflexo” da sua situação financeira. Com base no seu comportamento, a sua pontuação aumenta ou diminui.
Para chegar à pontuação que você vê na tela, a Inteligência Artificial da Serasa utiliza vários critérios. O que tem mais peso no seu Serasa Score 2.0 é fazer o pagamento das suas contas em dia. Veja quais são os critérios avaliados:

  • Pagamento de crédito: como já mencionamos, pagar as contas em dia é o critério que tem mais peso no cálculo da sua pontuação de crédito. E é por isso que o Cadastro Positivo, que reúne as informações sobre seus pagamentos, é tão importante para a sua pontuação. Ao fazer login no site ou aplicativo da Serasa, você pode verificar se o seu Cadastro Positivo está ativo agora.

  • Consultas para serviços de crédito: não há problema em fazer simulações de crédito no mercado, mas tenha cautela: quando muitas instituições financeiras consultam o seu CPF ou CNPJ em um intervalo curto de tempo, esse comportamento acende um alerta de que você pode estar precisando de crédito de maneira “desesperada”, o que reduz o seu Serasa Score 2.0 temporariamente.

  • Histórico e pagamento de dívidas: a Serasa também tem acesso às dívidas negativadas do consumidor, ou seja, contas vencidas e não pagas. Esse também é um critério que influencia a sua pontuação de crédito, mas na versão 2.0 do Serasa Score, tem menos peso do que antigamente.

  • Crédito contratado e tempo de uso: quanto mais o consumidor honra seus compromissos financeiros já estabelecidos, mais seu fácil fica aumentar o score. Uma boa prática nesse sentido é adiantar o pagamento de compras parceladas, que também passa a constar no Cadastro Positivo.

Em resumo, a adoção do Cadastro Positivo tende a promover maior inclusão financeira dos brasileiros a partir de análises de crédito mais justas e que permitem que mais consumidores ocupem faixas de pontuação melhores. Esse cenário estimula a competitividade entre as instituições que oferecem crédito, aumentando a oferta e diminuindo os juros.

Quer consultar seu Serasa Score 2.0 de forma rápida e 100% gratuita?

Você pode acompanhar a evolução do seu Serasa Score 2.0 a qualquer momento, de forma simples e sem pagar nada. Basta acessar o site da Serasa ou baixar o nosso aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Depois de fazer seu cadastro e logar, a pontuação e o histórico aparecerão na tela para você.