Como aumentar o score? 7 passos para melhorar sua pontuação

Como aumentar o score? Descubra quais comportamentos financeiros ajudam a melhorar sua pontuação de crédito.

Celular mostrando uma pontuação excelente para o score

Foto elaine ortiz
Publicado em: 02 de dezembro de 2021.

Se saber como aumentar o score é seu objetivo, neste conteúdo vamos mostrar em sete passos como você pode melhorar sua pontuação de crédito e explicar, em detalhes, como funciona a pontuação de crédito. Continue a leitura!

O score é usado pelo mercado como uma das ferramentas para conceder crédito com mais segurança. Por meio dele, as empresas conseguem ter uma noção se o solicitante é um bom pagador e, então, decidirem se vão aprovar o pedido – e sob quais condições.

Se você quer descobrir como aumentar o score, é muito importante entender primeiro como funciona a sua pontuação de crédito.

Mas o que é Score?

Aqui na Serasa o seu score chamado de Serasa Score 2.0, uma pontuação de crédito calculada com base no seu comportamento financeiro que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.

São quatro as faixas do Serasa Score 2.0:

  • 0 a 300: baixo

  • 301 a 500: regular

  • 501 a 700: bom

  • 701 a 1000: excelente

Essa pontuação ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento atual e é calculada por uma Inteligência Artificial que leva em conta, basicamente, seis critérios. Cada um tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral. São eles:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;

  • Crédito contratado;

  • Histórico de dívidas;

  • Pagamento de crédito;

  • Pagamento de dívidas;

  • Tempo de uso do crédito.

Cada uma dessas categorias impacta o seu score, e é por isso que você percebe algumas variações na sua pontuação de crédito para mais ou para menos de vez em quando. O score é dinâmico, e vai sendo atualizado de acordo com o seu comportamento financeiro.

Quer um exemplo? O critério histórico de dívidas, que analisa suas dívidas atrasadas e negativadas, tem um peso de aproximadamente 20% no cálculo do seu score e faz com que ele seja impactado negativamente. Quando você negocia uma dívida, por exemplo, esse critério vai “perdendo força” ao longo do tempo, o que faz seu score aumentar.

Como aumentar o score: 7 dicas práticas

Se você fez a consulta gratuita na Serasa e descobriu que seu score não está em uma faixa muito boa, deve estar querendo saber como fazer para aumentar o score. A primeira informação que você deve ter é que não existe fórmula mágica e que melhorar seu score leva tempo.

Todos os dias, conforme você for melhorando seus hábitos financeiros, a tecnologia por trás do score vai entendendo que você está se tornando um bom pagador. Então, seus pontos vão subindo.

Listamos abaixo sete hábitos que podem contribuir para aumentar seu score. Confira:

1. Pague dívidas negativadas

A pesquisa mais recente sobre endividamento organizada pela Serasa Experian, que ouviu consumidores em todo o país, mostrou que 17% dos brasileiros estão endividados por falta de organização financeira. Se este é o seu caso, a primeira medida que você deve implementar na sua vida é colocar as contas em dia, renegociar suas dívidas e regularizar seu nome.

Você pode contar com o Serasa Limpa Nome para isso, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ela, o consumidor pode conseguir até 99% de desconto ao fechar acordos com mais de 100 empresas parceiras, regularizar sua situação financeira e aumentar as chances de voltar a conseguir crédito no mercado

2. Pague suas contas em dia

Renegociou as dívidas? Em hipótese alguma deixe de pagar as parcelas do acordo. E também, claro, pague suas outras contas recorrentes em dia.

A ideia é que ao renegociar suas dívidas você já tenha feito a lição de casa: passar pente fino nos gastos, fazer cortes, parar de gastar e assumir uma parcela de renegociação que caiba no seu orçamento.

3. Mantenha seus dados atualizados na Serasa

Quanto mais informação o mercado tiver sobre você, mais confiança ele terá que você é um bom pagador e, assim, as chances de conseguir crédito aumentam.

Por isso, acesse nosso site ou baixe o aplicativo da Serasa e visite seu perfil com login e senha. No menu “Dados cadastrais”, clique em “Informações pessoais” e confira todos os seus dados. Se alguma informação não estiver atualizada, ajuste os seus dados o quanto antes. Isso pode dar um empurrãozinho na sua pontuação de crédito.

4. Confira se seu Cadastro Positivo está ativo

Quando você mantém seu Cadastro Positivo ativo, o mercado tem mais informações sobre você, o que possibilita uma análise mais assertiva e justa do seu perfil de crédito.

Ao consultar o seu score na Serasa, você verá uma seção chamada “Cadastro Positivo” na tela. Se ele aparecer como “ativo”, você não precisa fazer mais nada: é só deixar as suas informações positivas trabalharem por você.

Como funciona o Cadastro Positivo?

Se o seu Cadastro Positivo estiver inativo, isso indica que você não tem contratos de crédito no momento ou que, no passado, você desativou esse recurso. Para reativá-lo ou saber mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento da Serasa pelo número 0800 776 6606. A ligação é gratuita para todo o Brasil. Neste vídeo do Serasa Ensina, você poderá entender melhor como funciona o Cadastro Positivo:

5 - Fique atento ao pedir crédito no mercado

Não tem o menor problema em pedir crédito no mercado, mas você precisa fazer isso de maneira consciente.

Se recentemente você pediu empréstimos ou fez simulações em vários lugares ao mesmo tempo, por exemplo, esse comportamento indica que você pode estar precisando de crédito com urgência. O mercado já fica em alerta e seu score cai por algum tempo.

Nesse sentido, uma dica interessante é fazer simulações de empréstimo ou cartões de crédito, quando precisar, por meio do Serasa eCred. A plataforma de crédito da Serasa reúne as suas informações e, então, pesquisa, compara e recomenda as melhores ofertas para você, sem que você precise simular opções em diversas instituições financeiras. Você troca várias pesquisas por uma só.

6 - Cuide das suas finanças

Ter uma boa saúde financeira é a melhor estratégia para um Score alto. Isso ajuda você a ter controle de todas as despesas, evitando que atrase contas ou gaste mais do que ganha. Assim, sua pontuação pode aumentar ou se manter em uma boa média.

A planilha de gastos pode te ajudar bastante nisso, já que ela ajuda a dar uma visão macro das finanças.

7 - Consulte seu Serasa Score com frequência

Quando você consulta o seu Serasa Score 2.0, também aparecem na tela os motivos que estão fazendo a sua pontuação aumentar ou diminuir. Assim, você pode mudar os hábitos que estão fazendo o seu score cair e identificar as informações de dívidas, consultas e pagamentos que estão impactando a sua pontuação.

Acompanhar o score pode, inclusive, te ajudar a identificar fraudes, como criação de cartões desconhecidos em seu nome e consultas não solicitadas, e evitar que a sua pontuação caia. É sempre bom lembrar: a consulta é gratuita, não afeta o seu score e você pode fazer a qualquer momento, quantas vezes quiser.

Mas tem como aumentar o score rápido?

O score é dinâmico e muda conforme a evolução do seu comportamento, mas leva algum tempo para entender que você, por exemplo, saiu da inadimplência e agora já é um bom pagador.

Claro: no primeiro mês que você pagar suas contas em dia seu score já vai subir de maneira significativa, mas o processo não é tão rápido porque é preciso existir uma recorrência dos bons hábitos até que seu perfil se consolide em uma nova e mais alta faixa.

É extremamente importante você tomar muito cuidado quando busca informações sobre como aumentar score, como aumentar o score do CPF e como aumentar score rápido. Se você se deparar com qualquer oferta, método, material, ou consultoria que prometa que você irá aumentar seu score rapidamente, fuja, porque isso é uma verdadeira cilada. Não existe fórmula mágica.

E lembre-se que a Serasa é a melhor fonte de conteúdo para você tirar qualquer dúvida sobre o assunto. Afinal, é uma das empresas que calcula e fornece esses dados para o mercado.

Você pode consultar nosso Manual do Score, o guia oficial, único e definitivo da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar a sua pontuação de

crédito. Ou ainda procurar os canais oficiais da Serasa para tirar suas dúvidas.

Mas nunca, em hipótese alguma, pague alguém com o objetivo de aumentar seu score rapidamente. Isso é um golpe, que pode prejudicar ainda mais suas finanças.

Para aumentar seu score o mais importante é quitar seus débitos e mudar seus hábitos financeiros. Quando você renegocia suas dívidas, por exemplo, essa informação já começa a contar de maneira positiva para o seu score, mas é preciso tempo para que seu novo perfil financeiro se consolide e sua pontuação comece a aumentar de fato. Combinado?

Já sabe como aumentar o score? No aplicativo da Serasa, além de consultar sua pontuação de crédito, você também pode negociar dívidas, solicitar empréstimos e cartões de crédito, monitorar seu CPF e muito mais. Baixe agora e aproveite!

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito