Entrar

Como ganhar dinheiro rápido e sair do vermelho

Quer saber como ganhar dinheiro rápido, quitar suas dívidas e ter mais tranquilidade? Confira as dicas que separamos para você neste conteúdo

Foto elaine ortiz
Publicado em: 13 de janeiro de 2022.

Você quer saber como ganhar dinheiro rápido? A primeira informação que precisamos dividir com você, antes de mais nada, é: muito cuidado nessa busca. É possível, sim, conseguir dinheiro rápido, mas é necessário prestar atenção para não cair em golpes e, ao invés de ganhar, perder o dinheiro que você tem. Mais para baixo a gente detalha este assunto com os principais alertas para você se proteger.

Continue a leitura porque, além disso, também apresentaremos algumas atividades legais que você pode fazer da sua casa para conseguir renda extra a partir de agora. Vamos nessa?

Por que descobrir como ganhar dinheiro rápido?

Quase 63 milhões de brasileiros estão com o nome sujo, segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa.

Saber como arrumar dinheiro rápido pode ser importante para quem, deste grupo de pessoas, decidiu que quer mudar de vida, sair do vermelho, limpar o nome e reaver o crédito no mercado.

Mas é importante lembrar que “dinheiro rápido” é relativo. Para uns, rápido é uma semana, para outros, um dia, ou ainda um mês, seis meses. O que é rápido para você? Qual sua urgência em levantar este dinheiro?

Outra questão que deve ser considerada é em relação ao esforço pessoal direcionado para as atividades que irão te ajudar a saber como ganhar dinheiro rápido. Quanto mais você se dedicar às tarefas que decidir tocar, mais foco e atenção colocar, menor será o tempo para começar a ganhar dinheiro.

Dinheiro rápido: cuidado com golpes e ciladas

Na tentativa de conseguir dinheiro rápido, as pessoas podem se deparar com oportunidades que não são interessantes e que não irão te ajudar no longo prazo. Acredite, não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro da noite para o dia. Nem com investimentos como criptomoedas ou operações de day trade em bolsa de valores. Estas modalidades de investimento podem sim ser rentáveis, mas é necessário estar muito por dentro do mercado.

Se alguém prometer que você irá ganhar rios de dinheiro imediatamente com isso, acenda o alerta. É bem provável que quem vai ganhar dinheiro rápido é a pessoa que está vendendo o curso para você, tá?

Outra situação muito comum é cair em jogos ilegais, como bingo, máquinas caça-níqueis etc. Apostas e jogos de azar em geral nunca são indicados para ninguém, muito menos para quem está endividado. A pessoa pode aumentar suas dívidas e até mesmo se viciar no jogo e mergulhar de vez nas despesas.

Atenção também para quem promete te ajudar a ganhar dinheiro rápido, mas só depois de você gastar o dinheiro que não tem comprando algum produto que esta mesma pessoa está te vendendo. Claro, às vezes, você de fato irá aprender algo que poderá te ajudar a conseguir dinheiro. Mas nem sempre. É bem comum o interesse real do vendedor ser apenas fazer você comprar. Fique atento e pesquise antes de adquirir cursos que “vão mudar sua vida”. Estas pessoas são muito bem treinadas para fazer você acreditar nelas.

E fuja de empréstimos feitos por agiotas, pessoas físicas que emprestam dinheiro de modo ilegal, com taxas de juros exorbitantes e sem a autorização do Banco Central.

Leia também | Golpe do empréstimo: tipos mais comuns e como se prevenir

Afinal, o que fazer para ganhar dinheiro rápido? Confira dicas

Quer saber como arrumar dinheiro rápido de forma legal e segura? Separamos cinco dicas de atividades que você pode fazer agora mesmo, de casa, sem grandes investimentos e com retornos relativamente rápidos. Confira!

1. Trabalhe como motorista de aplicativo

Mesmo com a alta que os combustíveis tiveram em 2021, ainda pode ser interessante trabalhar como motorista de aplicativo. Se você já possui um carro que está parado em casa e sua habilitação está em dia, é uma boa forma de obter ganhos rapidamente.

Uber, 99 e Cabify são algumas das empresas que utilizam os serviços de motoristas autônomos. É só pesquisar e descobrir qual delas oferece as melhores condições para você e, então, fazer seu cadastro no site ou aplicativo. Você será informado pelas empresas sobre o passo a passo para começar a trabalhar dirigindo pela cidade.

2. Vá para a cozinha

A demanda por alimentos saudáveis, que não são industrializados, não para de crescer no Brasil e no mundo. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de se alimentar bem. Você pode escolher um nicho e começar a produzir alimentos.

Por exemplo: comida fitness, comidinha para bebês, refeições para animais de estimação, sucos detox, doces e pratos veganos, bolos da vovó, marmitex de comida caseira, cozinheiro sob demanda (que vai até a casa do cliente e prepara todas as refeições da semana da família de uma só vez e as congela). Existe um universo de possibilidades quando se trata de cozinhar para fora.

O mais interessante é que o investimento inicial desta atividade é muito baixo. Você só precisa dos ingredientes e da sua cozinha e o retorno financeiro costuma ser bem rápido, no mesmo dia, inclusive.

3. Desapegue

Sempre é bom fazer uma limpeza na casa, né? E retirar roupas, eletrodomésticos e tudo o que você não utiliza mais.

Você pode aproveitar esses momentos para vender pela internet os itens que não fazem mais sentido para você. Por exemplo, livros que já leu e que não irá mais usar, roupas das crianças que não servem mais, brinquedos que estão em bom estado, algo que tenha comprado por impulso e que nunca utilizou, objetos de decoração… Enfim, se você olhar atentamente irá encontrar muitas coisas para vender online.

Leia também | Compras por impulso: como evitar esse hábito

Plataformas como Mercado Livre, Enjoei e OLX possibilitam que você anuncie seus produtos. Uma boa dica para vender com sucesso é ser claro e transparente no anúncio e responder rapidamente às perguntas dos clientes. Seja honesto se o produto tiver qualquer avaria. Coloque muitas fotos no anúncio e combine a entrega ou o frete da forma que melhor atender as duas partes.

4. Revenda produtos e infoprodutos

Crescemos vendo nossas mães adquirirem produtos pelas revistinhas, né? Os catálogos de empresas como Avon, Tupperware, Natura, Jequiti… Pois saiba que você, hoje, também pode ser um revendedor dessas marcas da mesma forma. Ou ainda fazendo um upgrade e utilizando a internet para aumentar o alcance de novos clientes.

Mas, hoje em dia, além de revender este tipo de produto, também é possível trabalhar como revendedor de cursos e infoprodutos. Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa este tipo de produto. Para isso, é necessário fazer um treinamento para aprender estratégias de marketing digital.

Hotmart, Eduzz e Monetizze são plataformas muito conhecidas, que comissionam os afiliados que trabalham vendendo e distribuindo os produtos digitais hospedados nos sites.

5. Ofereça mão de obra para pequenos reparos e consertos

Instalar chuveiro, trocar lâmpada, montar móveis, pregar quadros. Tudo isso pode render dinheiro rápido para você. Muitas pessoas não possuem tempo para cuidar deste tipo de manutenção da casa e por isso contratam mão de obra.

Se você sabe fazer várias coisas ou se gosta desta área, pode aprender o que ainda não sabe por meio de vídeos e conteúdos gratuitos disponíveis na internet. Assim, é possível ir ampliando aos poucos seu repertório de serviços e ganhando cada vez mais dinheiro.

Considere fazer um empréstimo para quitar as dívidas

Se apesar de todas essas dicas sobre como ganhar dinheiro rápido você não conseguir o montante que precisa para quitar suas dívidas, considere fazer um empréstimo saudável, com parcelas que caibam no seu bolso.

Uma boa forma de fazer essa busca é utilizar o eCred, plataforma de crédito da Serasa. Mesmo se você estiver com o nome sujo é possível, sim, conseguir ofertas de empréstimo para negativado. Existem empresas especializadas somente neste tipo de crédito para pessoas que querem limpar o nome, sabia?

Só não se esqueça que pode ser um pouco mais difícil achar opções com juros baixos – mas muito provavelmente eles serão melhores que os do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial, o que vai te ajudar a sair da bola de neve.

Se nenhuma oferta aparecer para você, não desista de quitar suas dívidas e considere até mesmo pedir ajuda para algum familiar ou amigo muito próximo, deixando claro quando irá quitar a dívida.

Procure e aproveite também oportunidades como o Feirão Limpa Nome, da Serasa, para tentar negociar seus débitos e conseguir pagá-los com desconto. E siga fazendo atividades em casa para conseguir renda extra.

Comece também a cuidar de perto das suas finanças, acompanhando com muita atenção todos seus gastos fixos, variáveis, suas entradas e saídas. Organização financeira ajuda a sair das dívidas e incentiva uma mudança de comportamento que, no futuro, pode te ajudar a sair da posição de endividado para a de investidor.

Outra dica é acompanhar sua pontuação de crédito com frequência. Saber a evolução do seu score também contribui para mudar hábitos financeiros. Consultando o Serasa Score 2.0 é possível ter acesso a um diagnóstico da sua pontuação, com o qual você compreenderá o que está fazendo de “errado” e que está impactando seu Score negativamente.

Por fim, pare de gastar! Não faça mais dívidas. Fuja de tentações. Compre apenas o necessário, pesquise e aproveite promoções. Organizando tudo, aos poucos, com planejamento, você poderá voltar a consumir produtos que não são de primeira necessidade. O foco agora é sair das dívidas, combinado?

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro rápido e o que deve fazer para quitar suas dívidas e limpar seu nome, continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a mais dicas de educação financeira.