Como ganhar dinheiro rápido e sair do vermelho

Quer saber como ganhar dinheiro rápido, quitar suas dívidas e ter mais tranquilidade? Confira as dicas que separamos neste conteúdo

mulher com notas de cem reais na mão


Autor: Elaine Ortiz

Atualizado em: 26 de junho de 2023


Você quer saber como ganhar dinheiro rápido? A primeira informação que precisamos dividir com você, antes de mais nada, é: muito cuidado nessa busca. É possível, sim, conseguir dinheiro rápido, mas é necessário prestar atenção para não cair em golpes e, ao invés de ganhar, perder o dinheiro que você tem. Mais para baixo a gente detalha este assunto com os principais alertas para você se proteger. 

Continue a leitura porque, além disso, também apresentaremos algumas atividades legais que você pode fazer da sua casa para conseguir renda extra a partir de agora. Vamos nessa? 

Por que descobrir como ganhar dinheiro rápido?

Quase 63 milhões de brasileiros estão com o nome negativado, segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa. 

Saber como arrumar dinheiro rápido pode ser importante para quem, deste grupo de pessoas, decidiu que quer mudar de vida, sair do vermelho, quitar as dívidas atrasadas e reaver o crédito no mercado. 

Mas é importante lembrar que “dinheiro rápido” é relativo. Para uns, rápido é uma semana, para outros, um dia, ou ainda um mês, seis meses. O que é rápido para você? Qual sua urgência em levantar este dinheiro? 

Outra questão que deve ser considerada é em relação ao esforço pessoal direcionado para as atividades que irão te ajudar a saber como ganhar dinheiro rápido. Quanto mais você se dedicar às tarefas que decidir tocar, mais foco e atenção colocar, menor será o tempo para começar a ganhar dinheiro. 

Dinheiro rápido: cuidado com golpes e ciladas

Na tentativa de conseguir dinheiro rápido, as pessoas podem se deparar com oportunidades que não vão ajudar no longo prazo. Acredite, não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro da noite para o dia.  

Nem com investimentos em criptomoedas, nem com operações de day trade na Bolsa de Valores. Essas modalidades de investimento podem sim ser rentáveis, mas é necessário estar muito por dentro do mercado e entender bastante do assunto. Se alguém prometer fortuna, acenda o alerta. É bem provável que o maior beneficiado seja a própria pessoa que fez a oferta. 

Outra situação muito comum é cair em jogos ilegais, como bingo, máquinas caça-níqueis etc. Apostas e jogos de azar em geral nunca são indicados para ninguém, muito menos para quem está endividado. A pessoa pode aumentar as dívidas e até mesmo se viciar no jogo e mergulhar de vez nas despesas. 

Atenção também para quem oferece dinheiro rápido com a condição da compra de um produto que é vendido por essa mesma pessoa. Claro, às vezes aprende-se algo que poderá ajudar a conseguir dinheiro, mas é bem comum que o interesse real do vendedor seja apenas fazer o cliente comprar. Pesquise antes de adquirir cursos que “vão mudar sua vida”. Essas pessoas são muito bem treinadas para fazer com que o público acredite nelas. 

Leia também | Golpe do empréstimo: tipos- mais comuns e como se prevenir 

Afinal, o que fazer para ganhar dinheiro rápido? Confira dicas

Quer saber como arrumar dinheiro rápido de forma legal e segura? Separamos cinco dicas de atividades que podem ser feitas agora mesmo, de casa, sem grandes investimentos e com retornos relativamente rápidos. Confira! 

1. Trabalhe como motorista de aplicativo 

Mesmo com a alta dos combustíveis em 2022, ainda pode ser interessante trabalhar como motorista de aplicativo. Para quem possui um carro que está parado em casa e tem habilitação em dia, é uma boa forma de obter ganhos rapidamente. 

Uber, 99 e Cabify são algumas das empresas que utilizam os serviços de motoristas autônomos. É só pesquisar e descobrir qual delas oferece as melhores condições e, então, fazer o cadastro no site ou aplicativo. A empresa informará o passo a passo para começar a trabalhar dirigindo pela cidade. 

2. Vá para a cozinha 

A demanda por alimentos saudáveis, não industrializados, não para de crescer no Brasil e no mundo. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de se alimentar bem. Escolha um nicho e comece a produzir alimentos. 

Por exemplo: comida fitness, comidinha para bebês, refeições para animais de estimação, sucos detox, doces e pratos veganos, bolos da vovó, marmitex de comida caseira, cozinheiro sob demanda (que vai até a casa do cliente e prepara todas as refeições da semana da família de uma só vez e as congela). Existe um universo de possibilidades quando se trata de cozinhar para fora. 

O mais interessante é que o investimento inicial desta atividade é baixo. Serão necessários somente os ingredientes e uma cozinha minimamente equipada. O retorno financeiro costuma ser bem rápido, muitas vezes no mesmo dia. 

3. Desapegue 

Sempre é bom fazer uma limpeza na casa, não é? Retirar roupas, eletrodomésticos e tudo o que não se utiliza mais é um bom exercício de desapego. 

É possível aproveitar esses momentos para vender pela internet os itens que não fazem mais sentido ter. Por exemplo, livros que já foram lidos e que não serão mais usados, roupas das crianças que não servem mais, brinquedos em bom estado, algo que tenha comprado por impulso e que nunca utilizou, objetos de decoração… Enfim, quando se olha atentamente, encontramos muitas coisas para vender online. 

Plataformas como Mercado Livre, Enjoei e OLX possibilitam o anúncio dos produtos. Uma boa dica para vender com sucesso é ser claro e transparente no anúncio e responder rapidamente às perguntas dos clientes. Seja honesto se o produto tiver qualquer avaria. Coloque muitas fotos no anúncio e combine a entrega ou o frete da forma que melhor atenda às partes. 

4. Produtos para revenda 

Crescemos vendo nossas mães adquirirem produtos pelas revistinhas, não é? Os catálogos de empresas como Avon, Tupperware, Natura, Jequiti… Pois saiba que é possível se tornar um revendedor dessas marcas da mesma forma. Ou ainda fazendo um upgrade e utilizando a internet para aumentar o alcance de novos clientes.  

Hoje em dia, além de revender os produtos físicos, também é possível trabalhar como revendedor de cursos e infoprodutos. Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa esse tipo de produto. Para isso, é necessário fazer um treinamento para aprender estratégias de marketing digital. 

Hotmart, Eduzz e Monetizze são plataformas muito conhecidas, que comissionam os afiliados que trabalham vendendo e distribuindo os produtos digitais hospedados nos sites. 

5. Ofereça mão de obra para pequenos reparos e consertos 

Instalar chuveiro, trocar lâmpada, montar móveis, pregar quadros. Tudo isso pode render dinheiro rápido. Muitas pessoas não têm tempo para cuidar desse tipo de manutenção da casa e por isso contratam mão de obra. 

Serve para quem sabe fazer várias coisas ou tem motivação para aprender. A internet está aí como a maior escola gratuita que existe. É possível aprender de tudo um pouco por meio de vídeos e conteúdos gratuitos disponíveis. Assim, amplie aos poucos o repertório de serviços e ganhe cada vez mais dinheiro. 

Considere fazer um empréstimo para quitar as dívidas

Se apesar de todas essas dicas sobre como ganhar dinheiro rápido você não conseguir o montante que precisa para quitar suas dívidas, considere fazer um empréstimo saudável, com parcelas que caibam no seu bolso. 

Uma boa forma de fazer essa busca é utilizar o Serasa Crédito, plataforma de crédito da Serasa. Mesmo se você estiver com o nome negativado é possível, sim, conseguir ofertas de empréstimo para negativado. Existem empresas especializadas somente neste tipo de crédito para pessoas que querem pagar dívidas negativadas, sabia? 

Só não se esqueça que pode ser um pouco mais difícil achar opções com juros baixos – mas muito provavelmente eles serão melhores que os do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial, o que vai te ajudar a sair da bola de neve. 

Se nenhuma oferta aparecer para você, não desista de quitar suas dívidas e considere até mesmo pedir ajuda para algum familiar ou amigo muito próximo, deixando claro quando irá quitar a dívida. 

Procure e aproveite também oportunidades como o Feirão Limpa Nome, da Serasa, para tentar negociar seus débitos e conseguir pagá-los com desconto. E siga fazendo atividades em casa para conseguir renda extra. 

Comece também a cuidar de perto das suas finanças, acompanhando com muita atenção todos seus gastos fixos, variáveis, suas entradas e saídas. Organização financeira ajuda a sair das dívidas e incentiva uma mudança de comportamento que, no futuro, pode te ajudar a sair da posição de endividado para a de investidor. 

Outra dica é acompanhar sua pontuação de crédito com frequência. Saber a evolução do seu score também contribui para mudar hábitos financeiros. Consultando o Serasa Score 2.0 é possível ter acesso a um diagnóstico da sua pontuação, com o qual você compreenderá o que está fazendo de “errado” e que está impactando seu Score negativamente. 

Por fim, pare de gastar! Não faça mais dívidas. Fuja de tentações. Compre apenas o necessário, pesquise e aproveite promoções. Organizando tudo, aos poucos, com planejamento, você poderá voltar a consumir produtos que não são de primeira necessidade. O foco agora é sair das dívidas, combinado? 

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro rápido e o que deve fazer para quitar suas dívidas, continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a mais dicas de educação financeira. 

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

  2. Complete seu perfil Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito

  3. Faça uma simulação Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras

  4. Confira e compare opções Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

  5. Finalize a contratação Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta mais interessante. Clique em “Solicitar” e aguarda análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Se nenhuma oferta aparecer, não desista de quitar suas dívidas e considere até mesmo pedir ajuda para algum familiar ou amigo muito próximo, deixando claro quando irá quitar a dívida. 

Renegocie as dívidas 

Procure e aproveite também oportunidades como o Feirão Limpa Nome, da Serasa, para tentar negociar débitos e conseguir pagá-los com desconto. E siga fazendo atividades em casa para conseguir renda extra. 

Comece também a cuidar de perto das finanças, acompanhando com muita atenção todos os gastos fixos, variáveis, entradas e saídas. Organização financeira ajuda a sair das dívidas e incentiva uma mudança de comportamento que, no futuro, pode ajudar a sair da posição de endividado para a de investidor. 

De olho no Score 

Outra dica é acompanhar sua pontuação de crédito com frequência. Saber a evolução do seu Serasa Score também contribui para mudar hábitos financeiros. Consultando o Serasa Score é possível ter acesso a um diagnóstico da sua pontuação e compreender o que a está impactando negativamente. 

Continue acompanhando o blog da Serasa para ter acesso a mais dicas de educação financeira.