Entrar

Como ter um score alto?

Entenda o que é preciso fazer para ter uma boa pontuação

Já imaginou uma ferramenta que ajuda o consumidor na obtenção de crédito e, ao mesmo tempo, sinaliza ao credor quem são os bons pagadores? Pois bem! É exatamente para isso que serve o Serasa Score. Por isso, é interessante sempre manter o seu score alto.

Diante de um país com 62 milhões de inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian, o score é um mecanismo muito utilizado por empresas e bancos. Quando alguém busca aprovação de um financiamento, cartão de crédito ou crediário, um dos pontos da análise de risco é o score de crédito.

Entre as principais dúvidas envolvendo o tema, temos esta: “como ter um score alto?”. Este texto veio para dar respostas e te ajudar a manter o seu score alto na Serasa. Vamos lá!

Como ter um score alto no Serasa?

Primeiro ponto: o score é uma espécie de raio-x da vida financeira de um consumidor. Ele vai indicar se a pessoa paga suas contas em dia ou não, se o nome está negativado e como é o histórico dela. Ou seja, mostra se a pessoa é confiável na hora de pagar dívidas ou não.

Segundo ponto: aumentar o score parte do princípio de ser um bom pagador. Se você paga em dia suas contas de consumo (água, luz, cartão de crédito, etc.) e não tem dívidas negativadas, sua pontuação será boa. É simples assim mesmo!

Terceiro ponto: não acontece como mágica. Aumentar o score de crédito é um processo que envolve mudança de hábitos de consumo. É gradual. Embora os cálculos da pontuação aconteçam praticamente todo dia de forma dinâmica, a pontuação pode levar um tempinho para subir.

Para te ajudar, listamos algumas coisas que você pode fazer para ter um CPF com score alto no Serasa.

  • Pague dívidas de consumo no dia certo. Se vencer no dia 10, nada de pagar no dia 11;

  • Quite suas dívidas em atraso. Se não puder quitar, faça um acordo;

  • Mantenha o seu nome limpo;

  • Utilize o Cadastro Positivo, pois ele sinaliza ao credor seu histórico de pagamentos, e não somente as suas dívidas;

  • Faça um planejamento financeiro;

  • Não comprometa mais de 30% do salário com dívidas;

  • Faça uma reserva de emergência e economize!

Meu score está alto, mas não consigo crédito

Ter um score alto é bom? Sim, mas este pode não ser o único critério que uma empresa, banco ou instituição financeira utiliza para fazer análise de risco de crédito. Uma pontuação mais alta aumenta as chances, mas não garante crédito.

Um exemplo de crédito negado para quem tem o score alto é pedir um empréstimo que não caiba no seu orçamento. Quando as empresas avaliam o score, geralmente, envolve três etapas.

1. Classificar os perfis dos clientes: do mais arriscado para o mais confiável.

2. Definir limites de crédito: até quanto determinado perfil pode dar conta do pagamento.

3. Atualização de limites: acontece de tempos em tempos, já que a vida dos consumidores é dinâmica.

Resolver questões como “tenho score alto e não consigo crédito” pode envolver uma reavaliação do valor do crédito pedido. É sempre indicado conversar com a instituição financeira, para que as negociações sejam boas para ambas as partes. Não desista!

É possível ter score alto com nome sujo?

Esta é uma dúvida recorrente. A resposta é simples: só é possível ter score alto com nome limpo! Isso porque o score é uma métrica de avaliação do comportamento do consumidor. Se é um mal pagador, automaticamente, a nota cai.

Quando o CPF está negativado, quer dizer que o consumidor já passou por algumas etapas. A empresa credora já cobrou inicialmente, deu um prazo para efetuar o pagamento e para a negativação do nome. Se, mesmo após isso tudo, a dívida não foi paga, entende-se como arriscado.

No entanto, pessoas com o nome negativado não estão totalmente excluídas da obtenção de crédito. Muitos bancos e instituições fornecem crédito para negativado, justamente por entender que o descontrole financeiro pode ter inúmeros motivos, como o desemprego, por exemplo.

Quer mais conteúdo? Acompanhe também nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.