Entrar

Fiz negociação pelo Serasa Limpa Nome. Por que o score não sobe?

Saiba como funciona esse serviço da Serasa e como ele pode te ajudar na busca por crédito de qualidade

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 30 de março de 2022.

É muito comum as pessoas fazerem negociações pelo Serasa Limpa nome e mesmo assim perceberem que o Score não sobe.

Quando isso acontece, é comum surgirem desconfianças de que esse serviço da Serasa funciona de forma indevida. Mas calma, não é bem assim.

O Score Serasa funciona como uma forma de privilegiar quem costuma pagar as contas em dia e proteger empresas de riscos de inadimplência daqueles que não têm um bom histórico de pagamento.

A lógica é bem simples: imagina que um amigo pediu dinheiro emprestado pra você e prometeu que pagaria em uma semana. Mas o tempo passou e nada do seu dinheiro. Então, seu amigo surge e pede mais dinheiro emprestado.

Você emprestaria? Muito provavelmente não, pois você perdeu a confiança de que o amigo pague o que está devendo.

A pontuação do Serasa Score serve para mostrar a confiança que o mercado tem em você. Se você já foi negativado e limpou o seu nome, lembre-se de que leva um tempinho para o mercado voltar a confiar em você.

Pagar as contas em dia é o dever de todos os consumidores. E isso é essencial para melhorar a sua pontuação. E não se esqueça de que o seu histórico como bom pagador influencia e muito o seu score de crédito.

Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é um serviço gratuito oferecido pela Serasa para que os consumidores façam negociações de suas dívidas com descontos especiais e em até três minutos, sem precisar sair de casa.

Na prática, o Serasa Limpa Nome atua como um intermediador entre as instituições credoras e o consumidor que está com dívidas. É considerada, ainda, a maior plataforma de negociação de dívidas do país e seu principal objetivo é ajudar o consumidor a sair da negativação.

O mais legal do Serasa Limpa Nome é que se pode sair do vermelho, voltar a ter credibilidade no mercado e ainda aproveitar descontos de até 90% do valor da dívida para.

No entanto, após quitar suas dívidas, o mercado demora um tempo para confiar em você novamente e isso acontece gradativamente, não de uma hora para outra. Para recuperar seu score, é preciso pagar suas contas em dia e honrar todos os compromissos financeiros em dia, você consegue ter de volta a credibilidade do mercado.

E é exatamente por isso que o seu score não aumenta automaticamente após quitar suas dívidas no Serasa Limpa Nome.

Como funciona o Score da Serasa?

Antes de explicar como o Serasa Score funciona na prática, é importante deixar claro o que é.

Trata-se de uma ferramenta que ajuda no processo de concessão de crédito e realização de negócios. O Serasa Score indica uma confiança maior para quem tem pontuação mais alta. Assim, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso ao crédito para quem tem Score alto.

Na prática, funciona assim: antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados sobre ele. É então que entra o Score de Crédito, já que a ferramenta mostra as chances de um grupo de pessoas com o mesmo perfil pagar as contas em dia.

Para calcular sua nota, o Serasa Score é formado por informações relevantes, como: dados cadastrais, negativações e pontos positivos disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta.

Como funciona a pontuação do Serasa Score?

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000 e, conforme o resultado, é possível conhecer o comportamento de um grupo de pessoas que têm perfil semelhante ao seu. Assim, é possível prever qual é a chance de esse grupo, ao qual você pertence, pagar as suas contas no prazo.

Os números representam a seguinte realidade:

● Até 300 pontos – alto risco de inadimplência;
● 300 e 700 – médio risco
● 700 pontos – baixo risco

E para chegar nessa nota, a inteligência artificial da Serasa leva em conta seis tipos de critérios para aumentar ou diminuir.

1. Comportamento de consultas para serviço e crédito
2. Crédito contratado
3. Histórico de dívidas
4. Pagamento de crédito
5. Pagamento de dívidas
6. Tempo de uso do crédito.

Então, como aumentar meu score?

O Score 2.0 é a nova versão dessa ferramenta e é calculada com base no seu comportamento financeiro. Ele 0 traz toda a credibilidade da Serasa em um novo método para o cálculo dos seus pontos.

Veja o que compõe seu Serasa Score 2.0:

  • 43,6% Pagamento de crédito;

  • 19,3% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas;

  • 13,7% Histórico de dívidas;

  • 10,1% Tempo de uso do crédito;

  • 7,9% Crédito contratado;

  • 5,5% Pagamento de dívidas.

Dica bônus de como aumentar seu Score

Visando ajudar quem já regularizou suas dívidas e precisa recuperar a credibilidade de forma mais rápida, a Serasa disponibiliza duas ferramentas para dar uma turbinada no seu Score em menos tempo.

1. Cadastro Positivo

Você já ouviu falar do Cadastro Positivo? Essa ferramenta também pode impactar na pontuação de crédito, pois reúne informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo.

É possível também registrar o pagamento de contas de consumo como água, luz, gás e internet. Ou seja, pagando essas contas em dia, você já demonstra aos credores que tem feito os pagamentos em dia, formando um histórico muito mais rico.

2. Score Turbo

Essa ferramenta aqui serve exclusivamente para aumentar o score de forma mais rápida. O Score Turbo foi criado como incentivo ao pagamento das dívidas e funciona da seguinte forma:

a) Você acessa o Serasa Limpa Nome
b) Recebe incentivos para manter seu Cadastro Positivo
c) Fecha um acordo turbinado e efetua o pagamento
d) Prontinho: seu score pode subir até 25 pontos.

5 passos para consultar grátis seu Serasa Score

1. Acessar o site do Serasa Consumidor;
2. Digitar o seu CPF e clicar em consultar;
3. Fazer o seu login. Ou, se for o caso, criar o seu cadastro;
4. Na página seguinte será apresentado o seu Serasa Score e também a pontuação média das pessoas do seu CEP e da mesma faixa de idade.
5. Na mesma página, você terá dicas para melhorar a sua pontuação.

Agora você já sabe por que que seu score de crédito não aumenta da noite para o dia quando você quita suas dívidas pelo Feirão Limpa Nome. Então, aproveite as dicas desse texto para dar uma turbinada e não deixe de acompanhá-lo sempre pelo app Serasa Score.