Entrar

Gerenciador financeiro: o que é, como funciona e vantagens

Você sabe o que é um gerenciador financeiro? Descubra para que serve, como funciona, as vantagens e como instalar e começar a utilizar agora.

Foto elaine ortiz
Publicado em: 27 de janeiro de 2022.

O que é um gerenciador financeiro? Você já se fez essa pergunta? Se você não faz ideia do que se trata, para que serve, como funciona, quais as vantagens e como utilizá-lo, este texto é para você.

Continue a leitura! Aqui vamos explicar tudo a respeito, inclusive como instalar o gerenciador financeiro e qual o melhor app gerenciador financeiro. Vamos lá?

Gerenciador financeiro: o que é?

Organização financeira é muito importante para todos: pessoas físicas ou empresas precisam sempre controlar os gastos para saber se as finanças estão equilibradas e se a saúde financeira está em dia.

Chamamos de saúde porque, assim como um corpo, para funcionar, precisa estar com tudo em ordem. Para não entrar em “pane”, sua vida financeira também precisa estar organizada, sem contas atrasadas que te levam ao endividamento e à consequente falta de acesso a crédito.

É por isso que um gerenciador financeiro pode ser muito útil. Ele nada mais é do que uma ferramenta que ajuda nessa missão de administrar a vida financeira pessoal ou da sua empresa. Para as empresas, inclusive, ter um gerenciador financeiro é quase obrigatório, por isso elas costumam comprar softwares especializados para isso.

No âmbito pessoal, um bom aplicativo já pode ser suficiente para te ajudar a organizar o orçamento, ficar bem longe do endividamento e manter seu score de crédito lá em cima.

Leia também | Um score positivo faz toda a diferença na sua vida financeira

Como funciona um gerenciador financeiro?

Basicamente, o gerenciador financeiro tem a mesma função que uma planilha de orçamento: controlar os seus gastos. A grande diferença é o formato deste controle, já que o gerenciador pode ser um aplicativo para celular, mais fácil e intuitivo para algumas pessoas do que uma planilha de Excel ou um caderno de anotações.

Funciona de forma simples> é só preencher com todas as informações solicitadas, como entradas (o que você recebe), saídas (o que se gasta), contas variáveis e contas fixas, e manter as informações sempre atualizadas. Assim, o gerenciador financeiro irá te mostrar de forma muito clara um retrato da sua vida financeira. Claro que se você preencher uma única vez e nunca mais atualizá-lo, de nada vai servir, certo?

Gerenciador financeiro para empresa é diferente?

Para empresas, um gerenciador financeiro é ainda mais essencial e sua utilização traz benefícios importantes, já que ele é capaz de fazer a gestão completa de todo o sistema orçamentário e financeiro do negócio de forma automática. Normalmente, ele ajuda a controlar atividades como:

  • Cobranças;

  • Entradas e saídas;

  • Gestão de gastos;

  • Pagamentos;

  • Dívidas.

Com a tranquilidade de ter um bom gerenciamento financeiro em funcionamento, o empresário pode focar em setores estratégicos, como gestão de pessoas e desenvolvimento de novos produtos e serviços e ver sua empresa crescer ainda mais.

Quais as vantagens de utilizar um gerenciador financeiro?

Para pessoas físicas ou pessoas jurídicas, uma série de vantagens são obtidas com a utilização de um gerenciador financeiro.

Ao ter suas contas controladas é possível perceber mais facilmente para onde está indo seu dinheiro e encontrar possibilidades de cortes de gastos desnecessários, estruturar uma reserva de emergência e até mesmo começar a investir para ver seu dinheiro multiplicar no longo prazo. Além de manter a pessoa com sua pontuação de crédito em dia, o que facilita o acesso a empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e muito mais.

Os benefícios de um orçamento controlado para empresas, com a ajuda de um gerenciador financeiro, são ainda mais evidentes, já que o gerenciador financeiro atua analisando, otimizando e automatizando elementos como orçamentos, faturamento, dívidas, pagamentos e lucratividade.

Claro, é importante ressaltar que um gerenciador financeiro, por melhor que ele seja, não elimina a necessidade de uma empresa possuir profissionais de contabilidade.

Entre as principais vantagens de utilizar um gerenciador financeiro nas empresas estão: segurança financeira e de dados, acesso de qualquer lugar, centralização, gestão de questões tributárias de forma mais simples, ferramentas de análise, planejamento a médio e longo prazo, precisão nos cálculos e controle facilitado das finanças.

Como instalar o gerenciador financeiro?

Cada aplicativo ou software tem um passo a passo diferente, mas, no geral, no caso de um aplicativo para pessoa física, é só fazer o download do app, fazer seu cadastro e começar alimentar com informações sobre suas receitas e despesas.

Os aplicativos costumam ser bem intuitivos e você provavelmente não terá grandes dificuldades para começar a utilizá-los. O mais importante é não abandonar o projeto, seguir atualizando as informações e colocar essa organização financeira dentro da sua rotina. Você vai ver que os benefícios virão.

Não omita ou deixe de preencher nenhuma informação, porque isso impactará na análise final das suas contas. Ao final do mês você conseguirá enxergar muito claramente o quanto de dinheiro entrou, o quanto de dinheiro saiu e o saldo restante. Com isso, é possível analisar se o seu orçamento está controlado ou não e fazer os ajustes que achar necessário.

Qual o melhor app gerenciador financeiro?

O melhor aplicativo gerenciador financeiro vai ser aquele que você conseguir utilizar. Muitas vezes, não nos identificamos com algum aplicativo por não ser usual para nosso gosto pessoal. É preciso tentar, baixar e experimentar até encontrar o que melhor atende suas necessidades.

Para pessoas físicas, alguns dos aplicativos gerenciadores financeiros com mais comentários positivos nas lojas de apps dos celulares são:

  • Mobills

  • Organizze Finanças

  • Minhas Economias

  • Meu Dinheiro

Para as empresas, um gerenciador financeiro bem conhecido é o do Banco do Brasil. Além de fazer todo o controle das finanças, ele permite que empresas transfiram valores entre contas correntes, realizem aplicações financeiras, enviem a relação de Faturamento Bruto Anual, liberem crédito, controlem sua carteira de cobrança e efetuem pagamentos.

Agora que você já sabe tudo sobre gerenciador financeiro e a importância de utilizá-lo no dia a dia, confira mais dicas sobre como organizar seu orçamento pessoal e também sobre organização financeira para sua empresa.