Score no Serasa: por que minha pontuação não muda?

Há momentos em que o Score no Serasa não muda. Entenda por que isso acontece e como conquistar uma relação mais saudável com o mercado de crédito

Você já se perguntou por que seu Score no Serasa não muda? Então, viemos te tranquilizar: não há nada de errado com a sua pontuação de crédito. É normal que o Serasa Score 2.0 permaneça igual durante algum tempo, mas vamos explicar como essa movimentação ocorre ou não e o que você pode fazer para melhorá-la.

Dados com rostos com alteração de humor á partir das estrelas que receberam

Meu Score no Serasa caiu: e agora?

Sua pontuação de crédito é calculada pela Inteligência Artificial da Serasa com base no seu comportamento financeiro e leva em conta critérios como: crédito contratado, pagamento de contas em dia, histórico de inadimplência entre outros.
Embora essa pontuação seja calculada pela Serasa, vale lembrar que as informações usadas para definir o seu Serasa Score são enviadas pelas instituições financeiras e empresas com as quais você tem uma relação de crédito.
E se você perceber que o Seu score no Serasa caiu? Antes de mais nada, saiba que o mercado de crédito considera que variações de até 100 pontos são pequenas, então, terão pouquíssimo impacto na sua análise de crédito. Para as empresas, o que mais importa é a faixa de risco em que o consumidor está, e isso só muda com variações maiores no Serasa Score 2.0.

A boa notícia é que no site ou aplicativo da Serasa, ao consultar seu Serasa Score 2.0, você também pode ver quais são os critérios que mais estão fazendo sua pontuação cair. Aí, fica mais fácil corrigir esse comportamento e reverter a situação.

Fazer esse acompanhamento com frequência pelo app da Serasa pode até te ajudar a identificar fraudes, como criação de cartões desconhecidos em seu nome e avaliações não solicitadas. Vale lembrar que todas essas consultas são gratuitas.

Então, em vez de gastar energia se preocupando se sua pontuação mudou ou não, o melhor é entender bem como é feita a classificação dos seus pontos. A partir daí, você pode buscar melhorá-la sempre. Continue a leitura que vamos te contar mais.

Score no Serasa: reflexo da sua vida financeira

O seu Score no Serasa indica ao mercado de crédito se você é um bom pagador. Quanto mais próximo da pontuação máxima (1.000) você estiver, melhor é considerado o seu perfil de crédito e maiores são as suas chances de conseguir cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito.

Por isso, sempre reforçamos por aqui que o Serasa Score 2.0 é um reflexo da sua situação financeira. À medida que você adota hábitos saudáveis de consumo, sua pontuação sobe.

Por esse mesmo motivo, as movimentações relacionadas à sua pontuação de crédito não seguem uma receita pronta ou uma fórmula mágica. O método que funciona para aumentar o score no Serasa é ser um bom pagador, negociar e quitar suas dívidas em atraso, não “estourar” o limite do cartão e ter uma boa relação com o seu orçamento.

Como aumentar meu Score no Serasa?

Se você quer aumentar seu Score no Serasa, é importante saber que não existem “segredos” ou “métodos infalíveis” para isso. Ignore os textos que circulam na Internet prometendo milagres ou “especialistas” que cobram para aumentar sua pontuação do dia para a noite. Essas promessas são fraudulentas.

O que existe, de verdade, são boas práticas para quem quer alavancar o Score no Serasa e, consequentemente, conseguir crédito de forma mais fácil quando precisar. Por outro lado, se a sua pontuação de crédito permanece igual, isso indica que não houve mudanças significativas no seu comportamento financeiro nos últimos dias.

A Serasa está sempre pronta para explicar tudo o que você precisa saber sobre sua pontuação de crédito e não cobra nada para oferecer essas informações. Por isso, procure sempre pelos conteúdos oferecidos em nossos canais oficiais, como o que você está lendo agora.

A melhor maneira de aumentar seu Serasa Score 2.0 é entender as razões das oscilações positivas e negativas. Aí, você deve estar se perguntando: “afinal, o que o número que surge na tela significa?” e “como alcançar mais pontos?”

Tudo funciona por meio da Inteligência Artificial (IA) da Serasa, que calcula sua pontuação com base em critérios divididos em quatro categorias. Cada uma delas tem um peso na definição do seu Serasa Score 2.0 e pode aumentar ou diminuir seus pontos. Pagar seus contratos de crédito e contas em dia, por exemplo, aumenta a pontuação. Por outro lado, manter dívidas negativadas em atraso reduzem o seu Serasa Score 2.0.

4 critérios que interferem no Score do Serasa

Existem quatro categorias que interferem na sua pontuação de crédito, e cada uma tem um peso diferente nesse cálculo. Veja:
  • Pagamento de crédito: 43.6%

  • Consultas para serviços de crédito: 19.3%

  • Histórico e pagamento de dívidas: 19.1%

  • Crédito contratado e tempo de uso do crédito: 18%

Percebeu que “pagamento de crédito” é o critério que tem mais peso na sua pontuação final? Por isso é tão importante contratar crédito de maneira consciente para conseguir pagar seus contratos em dia, mas também ficar de olho nas outras categorias para adotar todos os hábitos necessários para conseguir uma boa pontuação.

Alguns deles todos tiram de letra, outros já são mais difíceis. Mas, para deixar sua vida financeira em ordem, a dedicação compensa. Quer uma dica fácil e que ajuda a impactar positivamente seu Serasa Score 2.0? Mantenha o seu Cadastro Positivo ativo. Ao fazer login no site ou app da Serasa, você também pode conferir se o seu está.

Além disso, manter seus dados cadastrais atualizados na Serasa também contribui para aumentar a sua pontuação. Vale a pena dar uma olhada no seu perfil e conferir se todas as informações estão preenchidas corretamente.

Organizando sua vida financeira

Como o Serasa Score 2.0 é um reflexo da sua vida financeira, não tem outro jeito: para ver sua pontuação aumentar, é preciso tomar atitudes para organizar o orçamento – e a Serasa tem diversos serviços que podem te ajudar.

O Serasa Limpa Nome, por exemplo, é a maior plataforma de negociação de dívidas do país e oferece condições especiais para você consultar e negociar seus débitos em até três minutos, sem precisar sair de casa. Que tal conferir se há ofertas com desconto disponíveis para você?

Entenda melhor o que é o Serasa Score 2.0

Seu Score no Serasa é chamado de Serasa Score 2.0. Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado quais são as suas chances de pagar suas contas em dia de acordo com o seu comportamento financeiro. Essa pontuação é um dos critérios que as empresas utilizam para decidir se vão liberar crédito ou não para você, mas não é só isso que define essa resposta.

Cada instituição financeira tem seus próprios critérios e políticas internas para aprovar crédito, então, com a mesma pontuação você pode ter seu pedido aprovado por uma empresa e negado por outra – ou conseguir condições distintas em diferentes lugares.

Para saber como está a sua pontuação agora, você pode consultar seu Score no Serasa gratuitamente.

Score não muda