Saiba tudo sobre os tipos de investimentos financeiros

Quer investir seu dinheiro, mas não sabe como começar? Conheça os principais tipos de investimentos financeiros e faça as melhores escolhas.

casal procurando saber como investir


Autor: Fabiana Ramos

Publicado em 13 de março de 2023

Uma das principais vantagens dos investimentos é o potencial de retorno financeiro. O dinheiro investido pode crescer e aumentar o patrimônio líquido do investidor, dando a ele mais recursos para realizar seus objetivos. Mas quais são os tipos de investimentos financeiros disponíveis no mercado? É disso que vamos tratar neste artigo. 

Conhecer os tipos de investimentos é fundamental para uma tomada de decisão informada e bem-sucedida na hora de investir dinheiro. Isso porque cada tipo de investimento apresenta características e riscos diferentes, assim o investidor precisa escolher aquele que melhor se adapta a seus objetivos financeiros. 

Renda fixa e renda variável

Existem investimentos feitos em renda fixa e em renda variável. Não é necessário escolher um ou outro; pelo contrário, uma boa carteira diversificada inclui ativos de renda fixa e ativos de renda variável.  

A renda fixa nada mais é que um empréstimo. O investidor empresta seu dinheiro a uma instituição (pública ou privada) e recebe uma remuneração (juros) por isso. A renda fixa é formalizada em um título que tem um prazo de vencimento.  

O investidor pode receber os juros em prazos estipulados ou somente na data do vencimento do título, a depender do que foi acordado na compra desse título. A principal vantagem é que o investidor sabe exatamente quanto receberá no final do período de investimento, o que traz maior previsibilidade e segurança para o investimento. 

A renda variável, por sua vez, não tem retorno previsível. Este pode variar para mais ou para menos ao longo do tempo. O investidor pode ganhar dinheiro com a valorização de ativos, mas também pode perder todo o capital investido.  

Nesse tipo de investimento, a rentabilidade está diretamente relacionada ao desempenho do mercado e da empresa na qual se investe. Ou seja, há maior risco envolvido, mas também a possibilidade de ganhos maiores. 

Tipos de investimentos financeiros

  1. Ações 

Ações são títulos que representam uma parcela do capital social de uma empresa e conferem ao investidor o direito a uma parte dos lucros e do patrimônio dela. Investir em ações é uma forma de participar da economia de um país e buscar rentabilidade. 

Para investir em ações, é necessário escolher uma corretora de valores (de um banco ou independente), que vai intermediar as negociações entre o investidor e a bolsa de valores. Ingressar em uma plataforma chamada Home Broker, escolher as ações e dar a ordem de compra. A maioria das corretoras têm vídeos explicativos na internet ensinando como comprar. 

Outra forma de investir em ações é por meio de fundos de investimento em ações. Nesse caso, o investidor aplica dinheiro em um fundo que é gerido por um gestor profissional. O gestor escolhe as empresas em que o fundo vai investir e realiza as negociações em nome dos cotistas. Essa é uma opção interessante para quem não tem muito conhecimento sobre o mercado de ações ou não tem tempo para acompanhar de perto os investimentos. 

 

  1. Fundos de investimento 

Como dito acima, os fundos de investimento são uma alternativa interessante para quem deseja investir em diferentes tipos de ativos, mas não tem muito conhecimento do mercado financeiro. Esses fundos são formados por um grupo de investidores que se reúnem com o objetivo de investir em diversos ativos, como ações, títulos de renda fixa, imóveis, entre outros. 

Ao investir em um fundo de investimento, o investidor passa a ser proprietário de uma cota, que corresponde a uma parte do patrimônio do fundo. A rentabilidade do investimento será proporcional à quantidade de cotas adquiridas pelo investidor. É importante ressaltar que existem taxas e impostos associados aos fundos de investimento, como taxa de administração, taxa de performance e Imposto de Renda. 

As cotas de fundos são compradas por meio de uma corretora de valores. É importante avaliar as opções disponíveis e escolher um fundo que se adéque ao perfil de investimento e objetivos pessoais. É possível encontrar fundos com diferentes níveis de risco e rentabilidade.  

 

  1. Títulos 

Os títulos de renda fixa são instrumentos financeiros que representam um empréstimo do investidor a uma instituição financeira, empresa ou ao governo em troca de uma remuneração futura.  

Existem diferentes tipos de títulos de investimento, como títulos públicos, debêntures, Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), entre outros. 

A remuneração pode ser uma taxa de juros predeterminada ou uma rentabilidade atrelada a algum índice, como o CDI. A rentabilidade do investimento dependerá do tipo de título escolhido e da instituição financeira que está oferecendo o investimento. 

É importante destacar que os títulos também estão sujeitos a riscos, como o risco de crédito, ou seja, de inadimplência por parte da empresa, instituição financeira ou do governo. Há também o risco de variação do preço do título no mercado. Por isso, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e escolher um título que se adéque ao perfil de investimento e objetivos pessoais. 

A compra dos títulos também se faz por meio de uma corretora de valores.  

 

  1. Imóveis 

Existem diferentes maneiras de investir em imóveis, como a compra de imóveis para revenda ou aluguel. Há também a participação em fundos imobiliários e o investimento em empreendimentos imobiliários. 

Como nosso foco aqui é falar sobre investimentos no mercado financeiro, vamos tratar dos fundos imobiliários. É uma opção barata, que não traz a necessidade de comprar um imóvel específico.  

Nessa modalidade, o investidor adquire cotas de um fundo imobiliário, composto por um conjunto de imóveis (ou de títulos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário), e recebe uma parte proporcional do rendimento gerado pelo fundo.  

A compra das cotas de um fundo imobiliário também se faz pela plataforma do Home Broker em uma corretora de valores. O procedimento é o mesmo para a compra de ações. 

 

  1. Criptomoedas 

Criptomoedas são moedas digitais que utilizam criptografia para garantir a segurança das transações e a criação de novas unidades. Diferentemente das moedas tradicionais, como o real e o dólar, as criptomoedas não são emitidas por governos ou instituições financeiras, mas sim por meio de um processo conhecido como mineração. Nele os usuários resolvem problemas matemáticos complexos para criar unidades da moeda. 

A criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin, mas existem diversas outras opções no mercado, como o Ethereum, o Litecoin e o Ripple, entre outras. O valor das criptomoedas é determinado pela oferta e demanda no mercado, e pode variar bastante em curtos períodos. 

Para investir em criptomoedas, é preciso escolher uma exchange, que é uma plataforma digital específica para compras desse tipo de ativo. Depois da transferência, é preciso escolher a moeda desejada, a quantidade e fazer a compra.  

As criptomoedas podem ser armazenadas em carteiras digitais, que funcionam como uma espécie de "conta bancária" para as moedas. É importante escolher uma carteira segura e confiável para guardar suas criptomoedas. 

Conclusão

Conhecer esses tipos de investimentos financeiros e entender seus riscos e benefícios é essencial para tomar boas decisões de investimento. Além disso, a diversificação é importante em uma carteira de investimentos.  

Compreender os diferentes tipos de investimentos também ajuda os investidores a saber o que esperar em termos de retornos e riscos. Isso pode ajudar a construir uma estratégia de investimento sólida e bem-informada. 

Para começar com os investimentos, é preciso manter as contas organizadas, os pagamentos em dia e não ter dívidas. Isso porque dificilmente a rentabilidade de um investimento vai ultrapassar o valor dos juros pagos em uma dívida. Assim, investir sem antes quitar as dívidas não é a melhor estratégia.  

Manter a vida financeira organizada reflete no Serasa Score do investidor, facilitando a boa relação com o mercado financeiro. 

Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. 

Quer saber tudo (tudo mesmo!) sobre o Serasa Score? Baixe o Guia do Serasa Score, conteúdo gratuito e exclusivo da Serasa que tira todas as dúvidas sobre o assunto.  

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login.  

• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.