Score de crédito: o que é e para que serve a pontuação?

O que é score de crédito, como essa pontuação é calculada e por que ela existe? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Celular mostrando uma pontuação de score excelente para o cliente

Foto elaine ortiz
Publicado em: 02 de dezembro de 2021.

Se você já buscou alguma modalidade de crédito no mercado, certamente já ouviu falar sobre score de crédito. Mas você realmente sabe o que é e para que serve essa pontuação? Continue a leitura que vamos explicar tudo a respeito.

O que é o score de crédito?

O score de crédito nada mais é do que uma pontuação que reflete seu comportamento como consumidor. Na prática, é uma ferramenta que ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base nos seus hábitos financeiros.

Leia também | Entenda o que é risco de crédito e por que ele deve ser calculado

Quanto mais alta for sua pontuação de crédito, melhor e mais fácil será o seu acesso a empréstimos, financiamentos, cartões e qualquer tipo de crédito que você queira contratar. Por outro lado, quanto menor for sua pontuação, mais dificuldade você terá para conseguir a aprovação de crédito por parte das instituições financeiras. Essa é a lógica básica do score.

E o que é score de crédito da Serasa?

Na Serasa, o score é chamado de Serasa Score 2.0. É uma pontuação calculada com base no comportamento financeiro de cada consumidor que vai de 0 a 1.000 e é amplamente consultada pelo mercado para saber quais são as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Essa pontuação, portanto, ajuda as empresas a entenderem se é arriscado ou não conceder crédito a você com base no seu comportamento atual. Mas não se esqueça: a decisão de aprovar o crédito não tem qualquer interferência da Serasa e é tomada apenas pela instituição financeira. Além disso, a Serasa não tem o menor interesse em diminuir seu score.

O Score 2.0 é dinâmico e muda conforme a evolução do seu comportamento financeiro. Assim, fica mais fácil para o mercado entender como você se relaciona com o dinheiro de forma atualizada e fazer uma análise cada vez mais justa.

Talvez agora você esteja se perguntando: como o score é calculado? A Serasa utiliza Inteligência Artificial para calcular sua pontuação levando em conta seis critérios, e cada um tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral. São eles:

  • Comportamento de consultas para serviço e crédito;

  • Crédito contratado;

  • Histórico de dívidas;

  • Pagamento de crédito;

  • Pagamento de dívidas;

  • Tempo de uso do crédito.

Para que serve o score de crédito?

A principal função do score de crédito é indicar ao mercado qual é o perfil do consumidor. É um retrato fiel da situação financeira das pessoas. O score de quem paga as contas em dia, por exemplo, vai ser sempre melhor do que o score de quem está endividado.

Nesse caso, quem você acha que conseguiria um empréstimo mais facilmente e com juros menores? Sem dúvida, seria quem paga as contas em dia.

O mercado, ao avaliar o score do cliente, já tem um bom indicativo se deve ou não conceder algum tipo de crédito a ele, quais são os riscos envolvidos na operação e quanto vai cobrar por este risco em forma de juros repassado a você, cliente. Só não se esqueça que o score é muito importante sim, mas não é o único critério utilizado na análise de crédito das empresas.

Mas saiba que é importante estar com um bom score não só pensando nos serviços de crédito que você pode ter acesso por ser considerado um “bom pagador”. Pense na sua saúde financeira como um todo. Se o score reflete a situação das suas finanças, quem possui score alto provavelmente está mais organizado, tranquilo e sem dívidas.

Score para cartão de crédito: como funciona?

Muita gente acha que existe uma pontuação mínima de score para que seja possível ter acesso a um cartão de crédito.

Isso não é verdade, já que, além da sua pontuação, as instituições financeiras também avaliam outros critérios para tomar a decisão de aprovar ou não um cartão. O mesmo ocorre quando você solicita empréstimos, financiamentos, parcelamentos e qualquer outra modalidade de crédito no mercado.

As políticas de crédito da própria empresa, seu relacionamento com a instituição financeira e o fato de você ter dívidas negativadas ou não, por exemplo, são outros fatores levados em consideração. Portanto, não existe um score mínimo para ter cartão de crédito aprovado.

Neste vídeo do Serasa Ensina, você pode entender melhor como funciona uma análise de crédito e quais critérios são avaliados nesse processo:

https://www.youtube.com/watch?v=P0yP0M9st2s

Contudo, existem faixas de score e uma faixa de bom score pode te ajudar muito a conseguir crédito com mais facilidade. Mas, repito: o score não é o único critério adotado pelas instituições financeiras para liberar ou não um cartão de crédito ou outra modalidade de crédito para você, tá?

As quatro faixas do score de crédito da Serasa são as seguintes:

  • de 701 a 1.000: muito bom

  • de 501 a 700: bom

  • de 301 a 500: regular

  • de 0 a 300: baixo

Como consultar score de crédito?

Quer saber como está seu score? É possível e recomendável que você consulte e acompanhe seu score sempre que possível. É uma forma gratuita, prática e rápida de acompanhar como está a sua “reputação” no mercado.

Para fazer essa consulta de forma segura na Serasa, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play (para celulares Android) e na App Store (para aparelhos com sistema iOS).

  2. Cadastre uma senha e faça login.

  3. Pronto! Na tela inicial, você já poderá consultar a sua pontuação. Fácil, né?

Agora que você já entendeu mais sobre score de crédito, descobriu o que é, para que serve e apreendeu melhor sobre as faixas de crédito, baixe o aplicativo da Serasa e continue acompanhando a evolução do seu Serasa Score. Você pode também baixar o Manual do Score Serasa e tirar todas suas dúvidas sobre o tema.