Entrar

Quanto tempo demora para aumentar o score na Serasa?

Saiba tudo sobre a pontuação score!

O score de crédito é um dos critérios que bancos e instituições financeiras utilizam para a avaliação de risco que fazem antes de conceder crédito, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Quanto mais alta a pontuação, mais chances de obter crédito no mercado. Por isso, muita gente se pergunta: quanto tempo demora para aumentar o score?

A pergunta é recorrente, principalmente entre aqueles que já tiveram problemas com o pagamento de suas dívidas. Quando temos o nome negativado, por exemplo, a pontuação cai drasticamente. Já quando limpamos o nome a tendência é a nota subir.

E é neste ponto que muitas pessoas têm suas questões, justamente porque precisam de crédito. Como aumentar o score rapidamente? Como melhorar o score? Quanto tempo leva para aumentar o score? Confira aqui algumas respostas e depois baixe o Manual do Score Serasa grátis para ficar por dentro de tudo e aprender como aumentar de vez sua pontuação.

Como faço para aumentar meu score?

Se você tem restrições em seu nome por conta do endividamento, o primeiro passo é negociar os seus débitos. Tem dúvidas sobre a situação do seu nome? Faça uma consulta do seu CPF gratuitamente no Serasa Limpa Nome.

Hoje em dia, é possível conseguir fazer boas negociações e obter descontos no pagamento. No Serasa Limpa Nome, por exemplo, você tem a oportunidade de verificar seus débitos e suas ofertas de negociações.

Para quem já negociou alguma pendência, mas não conseguiu cumprir com o pagamento, também é possível renegociar. Na hora de colocar a vida financeira em dia, não pode ter vergonha. Afinal, todo mundo está sujeito a ter problemas financeiros. O importante é correr atrás para regularizar e descobrir como melhorar o score.

Uma vez que seus débitos forem negociados, seu nome e CPF são retirados das listas de inadimplentes, como Serasa e SPC. O prazo é de cinco dias úteis após o pagamento. A partir de então, seu score, com certeza, vai aumentar.

Quanto tempo leva para aumentar o score?

A pontuação de crédito funciona de forma dinâmica, conforme o seu comportamento enquanto consumidor. O Serasa Score, portanto, pode variar até diariamente. A melhora da sua nota requer uma mudança no seu padrão em relação aos gastos e pagamentos.

Como não é possível identificar precisamente quanto tempo demora para subir o score, os melhores conselhos para a pontuação de crédito aumentar são:

  • Limpe seu nome.

  • Pague suas contas em dia.

  • Mantenha seus dados cadastrais atualizados na Serasa.

Como aumentar o score rapidamente?

Não existe uma fórmula do tipo “como aumentar meu score rápido”, que faça com que a sua pontuação de crédito aumente do dia para a noite. No entanto, além das dicas já citadas, o Cadastro Positivo pode ser muito útil e acelerar este processo.

O Cadastro Positivo nada mais é do que uma espécie de “currículo financeiro”. Mas como assim? Bom, os seus bons hábitos de pagamento podem contar positivamente para o seu score. Ele vai reunir informações sobre as dívidas que você tem pago, e não apenas aquelas que você deixou de pagar.

Por exemplo, no seu Cadastro Positivo, vão constar os pagamentos de contas de consumo como água, luz, internet e gás. O mercado também utiliza este cadastro para obter melhor análise de risco na hora de conceder novos créditos aos cadastrados.

Além disso, esta é uma forma de você construir o seu histórico de bom pagador. Para ter acesso a este recurso, basta se cadastrar e começar a usar. É gratuito!

Se interessou pelo tema? Veja mais em nosso canal no YouTube ou no podcast Serasa Ensina.