Entrar

Quais as vantagens de ter um score positivo?

Quais as vantagens de ter um score positivo? Ter um score positivo pode facilitar, e muito, a sua vida financeira. Descubra como.

Um score positivo faz toda a diferença na sua vida financeira.

Um score positivo pode ser um fator decisivo, por exemplo, na aprovação de uma solicitação de cartão de crédito. Também pode interferir nas solicitações de empréstimos e financiamentos.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, um score positivo é uma sinalização de que você é um “bom pagador”. Assim, as empresas têm mais confiança em você.
Isso, sem dúvidas, abre muitas portas e oferece uma série de vantagens. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e depois baixe o Manual do Score Serasa grátis e tire todas as suas dúvidas.

O que significa ter um score positivo?

Antes de responder esta pergunta, é preciso que você saiba o que é e como funciona um score de crédito.
Em resumo, o score de crédito é uma pontuação baseada nos hábitos de pagamento. Ele leva em consideração, também, a relação do consumidor com o mercado de crédito.
Isso significa que, para calcular seu score, são considerados diferentes aspectos de sua vida financeira, tais como:

• Se você paga suas contas em dia;
• Se recorre a empréstimos com frequência;
• Se tem dívidas pendentes.

Assim, o score de crédito indica a probabilidade de um indivíduo honrar seus compromissos financeiros sem atrasos.

Quanto mais alta for a pontuação de crédito de uma pessoa, maiores serão as chances dela pagar suas contas em dia. Desta forma, um score positivo é aquele que se encontra nas faixas mais altas.

Quem calcula o score de crédito?

A pontuação de crédito ou score dos consumidores é calculada por birôs de crédito, como a Serasa. Hoje, a solução mais popular do mercado é o Serasa Score, que segue utiliza as seguintes faixas de classificação:
• de 0 a 300 pontos: ruim;
• de 301 a 500 pontos: regular;
• de 501 a 700 pontos: bom;
• de 701 a 1000 pontos: muito bom.

Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo. No entanto, o ideal é ter uma pontuação acima de 700.

Como o score é calculado?

Conforme já mencionamos, o cálculo do score envolve diferentes fatores. Em geral, são considerados pontos como:

• Se as contas são pagas em dia;
• Se existem dívidas ativas no CPF;
• Frequência com a qual você tenta obter crédito;

O relacionamento com instituições financeiras (por exemplo, há quanto tempo você possui determinado cartão crédito).

Com base nestas e em outras informações, são aplicados modelos matemáticos que revelam a sua pontuação, que reflete os seus hábitos financeiros.

Isso quer dizer que não há nenhuma interferência das financeiras, bancos e birôs de crédito na sua pontuação. É a forma como você lida com suas obrigações financeiras que irão determinar se seu score é positivo ou negativo.

É importante ressaltar que os birôs de crédito não calculam sua pontuação exatamente da mesma forma. Por isso, sua pontuação pode ser diferente de uma outra apresentada por um banco, por exemplo. Isso deve-se às diferenças de metodologia empregada por cada um.

Quais as vantagens de ter um score positivo?

Agora que você já bastante coisa sobre o score de crédito, chegou a hora de conhecer as vantagens de um score positivo:

Melhores taxas e condições de pagamento

Se você tem um score positivo, os bancos, financeiras e afins entendem que você é um bom pagador e que, portanto, o risco de inadimplência e atrasos é baixo.
Logo, eles podem oferecer taxas menores, porque o risco é baixo, e melhores condições de pagamento, porque é de interesse dessas instituições manter relação com consumidores que honram seus compromissos.

Mais possibilidades de negociar dívidas

Se por um acaso você precisar negociar alguma dívida, essa tarefa fica mais fácil se você tiver um score positivo. Isso acontece porque uma boa pontuação de crédito indica para o mercado que você é uma pessoa que trata suas finanças com responsabilidade.
Assim, a negociação é uma oportunidade para você continuar cumprindo com suas obrigações regularmente.

Menos burocracia na hora de contratar crédito

Se você estiver em busca de empréstimos, financiamentos, abrir um crediário ou qualquer outra atividade que envolva crédito, com certeza ter um score positivo é um grande facilitador.
Isso porque, quando uma pessoa possui score baixo, as instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência é maior. Logo, é preciso solicitar comprovações adicionais que ofereçam garantias mínimas de que a dívida será paga.
Nesses casos, costuma-se solicitar uma lista mais extensa de documentos, garantias e até mesmo fiador ou avalista, em alguns casos.
Por outro lado, com um score positivo tudo fica mais fácil, uma vez que as instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência é baixo. Logo, não é necessário solicitar informações adicionais.

Maiores chances de aprovação de cartão de crédito

Com um score positivo, suas chances de aprovação de pedidos de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos aumentam consideravelmente.
A lógica é a mesma: as financeiras têm interesse em criar relação com pessoas que possuem reputação de bons pagadores, pois os riscos de inadimplência e atrasos são menores.
Além de ter acesso a cartões com mais facilidade, você também tem chances de obter limites de crédito maiores. No entanto, isso também vai depender de outros fatores, como a renda que você comprova, profissão e estabilidade no emprego. Porém, ter um score positivo já é um grande passo. Inclusive, se você já possui um cartão e deseja aumentar o limite, suas chances de obter êxito são maiores quando possuem uma pontuação alta.

Conclusão

Agora você já conhece algumas das principais vantagens oferecidas por um score positivo.
Em resumo, ele é um grande indicador de que você possui controle sobre suas finanças e, portanto, oferece menor risco de inadimplência. Assim, você pode ter acesso a empréstimos, financiamentos, crediários, etc. com melhores taxas e condições de pagamento, além de ter mais crédito à sua disposição para fazer o que quiser.
Ficou curioso para saber como está o seu score? Então, você pode fazer isso agora mesmo.
Os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, criam automaticamente um score para cada CPF de pessoas acima de 18 anos.
Para consultar, basta clicar aqui e fazer seu cadastro. É rápido, fácil, seguro e gratuito!