Quais as vantagens de ter um score positivo?

Ter um score positivo pode facilitar, e muito, a sua vida financeira. Confira tudo sobre o assunto.

score


Atualizado em 01 de janeiro de 2023

Um score positivo pode ser um fator decisivo, por exemplo, na aprovação de uma solicitação de cartão de crédito. Também pode interferir nos pedidos de empréstimos e financiamentos.

Um score positivo é uma sinalização de bom comportamento financeiro. Com ele, as empresas têm mais confiança em conceder crédito.

Isso sem dúvidas abre muitas portas e oferece uma série de vantagens. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e depois baixe o Manual do Serasa Score grátis e tire todas as suas dúvidas.

O que significa ter um score positivo?

Antes de responder esta pergunta, é preciso que você saiba o que é e como funciona um score de crédito.
Em resumo, o score de crédito é uma pontuação baseada nos hábitos de pagamento. Ele leva em consideração, também, a relação do consumidor com o mercado de crédito.
Isso significa que, para calcular seu score, são considerados diferentes aspectos de sua vida financeira, tais como:

• Se você paga suas contas em dia;
• Se recorre a empréstimos com frequência;
• Se tem dívidas pendentes.

Assim, o score de crédito indica a probabilidade de um indivíduo honrar seus compromissos financeiros sem atrasos.

Quanto mais alta for a pontuação de crédito de uma pessoa, maiores serão as chances dela pagar suas contas em dia. Desta forma, um score positivo é aquele que se encontra nas faixas mais altas.

Quem calcula o score de crédito?

A pontuação de crédito ou score dos consumidores é calculada por birôs de crédito, como a Serasa. Hoje, a solução mais popular do mercado é o Serasa Score, que segue utiliza as seguintes faixas de classificação:

• de 0 a 300 pontos: ruim;

• de 301 a 500 pontos: regular;

• de 501 a 700 pontos: bom;

• de 701 a 1000 pontos: muito bom.

Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo. No entanto, o ideal é ter uma pontuação acima de 700.

Como o score é calculado?

Conforme já mencionamos, o cálculo do score envolve diferentes fatores. Em geral, são considerados pontos como:

• contas pagas em dia ou não;

dívidas ativas no CPF;

• frequência com que se tenta obter crédito.

• relacionamento com instituições financeiras (por exemplo, tempo você possui determinado cartão crédito).

Com base nessas e outras informações, são aplicados modelos matemáticos que revelam a pontuação, que reflete os hábitos financeiros do consumidor.

Isso quer dizer que não há nenhuma interferência das financeiras, bancos e birôs de crédito na pontuação. É a forma como se lida com as obrigações financeiras que determinam se o score é bom ou não.

É importante ressaltar que os birôs de crédito não calculam a pontuação exatamente da mesma forma. Por isso, a pontuação pode ser diferente de outra apresentada por um banco, por exemplo. Isso se deve às diferenças na metodologia empregada por cada um.

Quais as vantagens de ter um score positivo?

Agora que você já sabe bastante coisa sobre o score de crédito, chegou a hora de conhecer as vantagens de um score positivo:

Melhores taxas e condições de pagamento

Se a pessoa tem um score positivo, os bancos e instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência e atrasos é baixo.

Logo, podem oferecer taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento do crédito. É de interesse dessas instituições manter relação com consumidores que honram seus compromissos financeiros.

Mais possibilidades de negociar dívidas

A tarefa de negociar uma dívida fica mais fácil com um score positivo. Isso porque uma boa pontuação de crédito indica ao mercado que a pessoa trata as finanças com responsabilidade.

Assim, a negociação é uma oportunidade para você continuar cumprindo com suas obrigações regularmente.

Menos burocracia na hora de contratar crédito

Quando a pessoa tem score baixo, as instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência é maior. Logo, é comum solicitarem comprovações adicionais que ofereçam garantias mínimas de que a dívida seja paga.

Nesses casos, costuma-se solicitar uma lista mais extensa de documentos, garantias e até mesmo fiador ou avalista.

Por outro lado, com um score positivo tudo fica mais fácil, uma vez que as instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência é baixo.

Maiores chances de aprovação de cartão de crédito

A lógica é a mesma: as financeiras têm interesse em dar crédito a pessoas com boa reputação no mercado, devido ao menor risco de inadimplência.

Além de ter acesso a cartões com mais facilidade, aumentam as chances de obter limites de crédito maiores. No entanto, isso também vai depender de outros fatores, como renda, profissão e estabilidade no emprego. Porém, ter um score positivo já é um grande passo.

Conclusão

A pontuação de crédito é um grande indicador de que controle das finanças e risco de inadimplência. Assim, um bom score facilita o acesso a empréstimos, financiamentos, crediários, etc., em geral com melhores taxas e condições de pagamento.

Quer saber como está o seu Serasa Score? Então você pode consultá-lo agora mesmo.

Para consultar, basta clicar aqui e fazer seu cadastro. É rápido, fácil, seguro e gratuito!

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual você vai encontrar alguns dos hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, aprender a identificar e evitar possíveis fraudes, se atualizar sobre as novidades recentes do Serasa Score, entre outros assuntos. Tudo de forma simplificada e gratuita!

Score para conseguir crédito