Entrar

Pontuação de crédito: o que é e como consultar

A pontuação de crédito define com qual facilidade uma pessoa terá acesso a linhas de crédito e quais serão as condições oferecidas a ela.

Foto Vanessa Ferreira
Publicado em: 11 de janeiro de 2022.

Ficar negativado é um medo de muitos brasileiros, já que isso diminui muito as chances de conseguir um empréstimo ou ter acesso a crédito. Por isso, é importante saber qual a sua pontuação de crédito e o que você pode fazer para aumentá-la.

Segundo a pesquisa Comportamento Financeiro do Brasileiro, feita pela OpinionBox em parceria com a Xerpay, em fevereiro de 2021, 51% dos consumidores já buscaram crédito e 20% já tiveram pelo menos um pedido negado.

Mas o que fazer para aumentar suas chances de conseguir crédito? A pontuação é um indicador que mostra para o mercado se uma pessoa é boa pagadora ou não. Então, é através dela que os bancos e empresas de crédito definem quem pode ter acesso às linhas de crédito oferecidas.

Nesse texto, vamos explicar o que é essa pontuação, também chamada de score de crédito, como consultá-la e algumas formas de melhorar a sua. Vamos lá?

O que é pontuação de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que reflete os hábitos financeiros de uma pessoa. Ou seja, é uma forma de avaliar se ela é uma boa pagadora ou não.

Esse número é usado por instituições financeiras para fazer análises de crédito e avaliar se um consumidor é confiável. Isso acontece na hora de conceder uma linha de crédito, como um financiamento ou empréstimo, por exemplo. Esse valor também pode impactar as condições de negociação do crédito, como as taxas de juros aplicadas e o prazo para pagamento oferecido.

Como é feito o cálculo da pontuação de crédito?

A pontuação de crédito é calculada de acordo com o histórico de grupos de indivíduos anônimos que têm hábitos financeiros semelhantes. Assim, os dados de uma pessoa são comparados aos resultados do grupo como um todo, para chegar em um valor individual.

O score de crédito pode variar de 0 a 1000, de acordo com a forma como a pessoa lida com as suas contas. O resultado final indica o risco de inadimplência daquele consumidor. As faixas de pontuação são:

  • 0 a 300: alto risco de inadimplência

  • 301 a 700: médio risco de inadimplência

  • 700 a 1.000: baixo risco de inadimplência

Assim, quanto mais um consumidor pagar suas contas dentro do prazo, não atrasando ou ficando inadimplente, maior deverá ser o score dele.

Por isso, fazer um bom planejamento financeiro para manter as contas em dia vai ajudar na hora de lidar com imprevistos ou realizar um sonho.

O cálculo é feito por empresas que estão habilitadas a oferecer crédito para pessoas, como bancos, financeiras e birôs de crédito, como a Serasa, por exemplo.

Leia também | O que é birô de crédito e como esse tipo de empresa funciona

Fatores que interferem em sua pontuação de crédito

Já deu para perceber que a pontuação de crédito pode impactar muito a sua vida financeira, afinal, esse número vai definir com que facilidade você conseguirá um empréstimo, financiamento e até cartões de crédito.

Existem alguns fatores que afetam a pontuação de crédito de uma pessoa, como:

  • Pontualidade no pagamento de contas;

  • Histórico de dívidas;

  • Relacionamento com instituições financeiras e empresas de crédito;

  • Renda mensal e empregabilidade;

  • Dados cadastrais atualizados;

  • Informações do Cadastro Positivo.

Para descobrir como as instituições financeiras avaliam você e consultar seu score de crédito, basta se cadastrar em sites que fazem esse cálculo, como o da Serasa, e preencher alguns dados cadastrais.

5 dicas para melhorar a pontuação de crédito

Como vimos, manter uma boa pontuação de crédito pode ser crucial para que o consumidor consiga acesso a um crédito de qualidade para colocar as contas em dia.

Embora não seja possível mudar a pontuação do dia para a noite, é importante saber como melhorar o score e quais medidas você pode tomar para isso.

Então, se a sua pontuação de crédito não está muito alta, veja as dicas abaixo do que fazer para aumentar esse número:

Pague suas contas sempre em dia

Manter os pagamentos nas datas corretas pode ajudar a aumentar sua pontuação. Para isso, é importante ter um planejamento financeiro para ter dinheiro na hora de pagar as contas. Se possível, programe o pagamento de contas de energia elétrica, telefone, aluguel, condomínio entre outras em débito automático para não perder o prazo.

A fatura do cartão de crédito também é outra conta que precisa ser paga antes da data de vencimento para evitar os juros e dívidas incontroláveis.

Atualize seus dados cadastrais

Essa é uma dica fácil que também pode ajudar a aumentar sua pontuação. Basta atualizar as suas informações nas instituições que oferecem crédito e mantê-las sempre assim.

Ative seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um histórico financeiro que leva em conta não só as dívidas, mas todos os aspectos positivos da vida financeira do consumidor.

Nesses dados constam também as contas pagas em dia, os empréstimos e financiamentos quitados no prazo e muito mais. Isso mostra para as instituições que você é um bom pagador.

Seja um consumidor ativo e responsável

Para fazer o cálculo da pontuação de crédito, é preciso olhar para o histórico do indivíduo. Por isso, é necessário que essa pessoa seja um consumidor ativo.

Isso significa que fazer compras, até parceladas, gera mais dados para o histórico, facilitando o aumento do score. Mas isso só funciona se todas essas compras forem pagas em dia – do contrário, pesará negativamente para o seu score.

Quite suas dívidas em aberto e limpe seu nome

O histórico de dívidas em seu nome também é considerado no cálculo do seu score de crédito. Então, uma forma de melhorar a pontuação é pagar todas as dívidas que você tem em aberto o quanto antes.

Embora não seja fácil fazer isso, atualmente é possível negociar descontos de até 90% para quitar dívidas. Isso vai permitir que você se livre dessa preocupação e ainda aumente seu score.

Seguindo essas dicas para manter bons hábitos financeiros, será possível ter uma melhor pontuação de crédito para se tornar bem visto pelas instituições.

Lembre-se que esse é um processo que pode levar algum tempo, mas mantendo essas boas práticas, sua pontuação deve ficar sempre alta. Essa é a melhor forma de garantir que você conseguirá contratar crédito com as melhores condições.

Descubra agora mesmo a sua pontuação do score na Serasa. É rápido, seguro e totalmente gratuito.