Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Pontuacao De Credito Oque E E Como Consultar

Pontuação de crédito: o que é e como consultar

O Serasa Score é a pontuação que indica as chances de uma pessoa ter acesso ao crédito.

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Lupa consultando a pontuação de crédito nas plataformas do serasa score

A pontuação de crédito é um espelho do momento financeiro de uma pessoa e indica a probabilidade de ela conseguir ter acesso a alguma forma de crédito (cartão, empréstimo, financiamento, consórcio, crediário e outras. Por isso é muito importante conhecer a própria pontuação de crédito e saber o que fazer para aumentá-la.

Saiba como consultar o Serasa Score, pontuação de crédito da Serasa, e conheça algumas formas de melhorar a pontuação.

Assista | Conheça o Score versão 3.0

O que é pontuação de crédito

É uma pontuação que reflete os hábitos e o momento financeiro de uma pessoa. Ou seja, é uma forma de avaliar a possibilidade de ela pagar as contas em dia pelos próximos meses. A pontuação de crédito reflete uma fase do consumidor, é um valor que costuma mudar com o tempo e não deve ser considerado um rótulo da pessoa. Afinal, quando o momento financeiro muda, a pontuação tende a mudar junto. 

Essa pontuação é usada por instituições financeiras como referência na análise de crédito, que avalia o risco de alguma operação financeira. A pontuação também pode impactar as condições de negociação do crédito, como as taxas de juros aplicadas e o prazo para pagamento.

A pontuação é calculada pelos birôs de crédito, como a Serasa, que são entidades de proteção ao crédito e estão habilitadas pelo Banco Central para oferecer esse serviço ao mercado.

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

Serasa Score: como funciona a pontuação

A pontuação do Serasa Score é calculada a partir da base de dados da Serasa. Toda pessoa com mais de 18 anos e que tenha um CPF terá uma pontuação.

O Serasa Score pode variar de 0 a 1.000, de acordo com o momento e o histórico financeiro da pessoa. A pontuação é dividida em quatro faixas de classificação. Confira:

PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

O que interfere na pontuação de crédito?

A pontuação de crédito é um dos fatores levados em conta pelas empresas antes de conceder um empréstimo, um cartão de crédito ou até o financiamento de um imóvel.

Conheça os fatores que afetam a pontuação:

  • ●     Pontualidade no pagamento de contas.
  • ●     Histórico de dívidas.
  • ●     Relacionamento com instituições financeiras e empresas de crédito.
  • ●     Dados cadastrais atualizados.
  • ●     Informações do Cadastro Positivo.

Seis dicas para melhorar a pontuação de crédito

Embora não seja possível mudar a pontuação do dia para a noite, o Serasa Score pode subir a partir da mudança de comportamento e da consistência de bons hábitos financeiros. Ele não é um número fixo, mas um reflexo do momento financeiro da pessoa.

Entenda o que pode deixar a pontuação de crédito maior ao longo do tempo:

  1. Pague as contas sempre em dia

    Manter os pagamentos nas datas corretas ajuda muito a aumentar sua pontuação. Para isso, é importante ter um planejamento financeiro para garantir que haverá saldo no banco na hora de pagar as contas.

    Se possível, programe o pagamento de faturas como energia elétrica, telefone, aluguel e condomínio em débito automático para não perder o prazo. Outra opção é usar o Minhas Contas, função gratuita do aplicativo da Serasa que emite alertas de vencimento dos boletos.

     

  2. Mantenha o Cadastro Positivo ativado

    Cadastro Positivo é um conjunto de dados que leva em conta o histórico financeiro do consumidor e a relação dele com o crédito. Nesses dados constam, por exemplo, as contas pagas em dia – como empréstimos e financiamentos quitados no prazo. Isso mostra para as instituições que o consumidor é um bom pagador.

    A inclusão no Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas que solicitam crédito ou que têm contas de consumo, como água e luz. É possível pedir para cancelar o Cadastro Positivo, porém isso não é nada recomendável. Sem o Cadastro Positivo o Serasa Score tende a cair por falta de informações de pagamento.

     

  3. Seja um consumidor ativo e responsável

    O cálculo da pontuação de crédito é baseado no histórico do indivíduo. Por isso, é necessário ser um consumidor ativo.

    Fazer compras, parceladas inclusive, e pagar em dia gera mais dados positivos para o histórico, facilitando o aumento do Serasa Score. Isso só funciona, claro, se todas essas compras não atrasarem, do contrário o efeito pode ser o contrário.

     

  4. Renegocie dívidas em aberto

    O histórico de dívidas é considerado no cálculo da pontuação de crédito. Então, uma forma de melhorar a pontuação é pagar todas as dívidas em aberto o quanto antes, especialmente as que estão inscritas em cadastros de inadimplência.

    Uma forma facilitada de negociar dívidas é pelo Serasa Limpa Nome. Na plataforma da Serasa, é possível conseguir até 90% de desconto nas negociações de dívidas com as empresas parceiras, com opções de parcelamento.

    ●     Solicite crédito com cautela

    Fazer muitas solicitações de crédito em um curto espaço de tempo pode prejudicar momentaneamente o Serasa Score em até 60 pontos. O mercado interpreta esses pedidos como urgência para conseguir dinheiro. Se possível, aguarde três meses entre uma solicitação e outra.

    Uma forma de fazer simulações sem influenciar negativamente a pontuação é buscar pelo Serasa Crédito. Esse serviço pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimo de acordo com o perfil do consumidor.


  5. Ative a Conexão Bancária

    A Conexão Bancária é uma funcionalidade da plataforma da Serasa em que o titular autoriza o acesso a dados de sua conta bancária. Esses dados serão usados como informações extras para compor o cálculo da pontuação. Se as informações forem relevantes e positivas, poderão aumentar o Serasa Score.

    A Conexão Bancária nunca gerará redução dos pontos, em nenhum cenário. Ou a pontuação aumenta ou permanece igual. As informações são protegidas e a ativação precisa ser solicitada pelo usuário no site da Serasa.

Como consultar o Serasa Score?

Conhecer o próprio Serasa Score é um direito de todo consumidor e pode ser feito gratuitamente, a qualquer momento. Acompanhá-lo também é uma forma de controle financeiro, já que a Serasa sempre indica o que pode estar afetando a sua pontuação no momento.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3 de 5

Artigos relacionados