Entrar

Manual do Score Serasa

O único guia oficial e gratuito da Serasa com todas as informações que você precisa para aumentar de vez sua pontuação de crédito.

O que você vai encontrar no Manual do Score Serasa:

O que é o Serasa Score 2.0?
Entenda o que é e como funciona a sua pontuação de crédito na Serasa.

Como o Serasa Score 2.0 é calculado?
Descubra quais são os comportamentos que fazem seu Serasa Score 2.0 aumentar ou diminuir.

10 passos para aumentar o seu Serasa Score 2.0
Listamos todos os hábitos financeiros que vão te ajudar a conseguir uma boa pontuação.

Quais são as vantagens de ter uma boa pontuação de crédito?
Entenda como uma boa pontuação de crédito pode te ajudar no dia a dia.

Fraudes: aprenda como identificar e evitar
Conheça os golpes e fraudes mais comuns sobre score e saiba como se prevenir.

Aprenda como aumentar seu score de verdade

Muita gente sonha em encontrar um “guia do score alto” com uma receita pronta para fazer seu score aumentar automaticamente. Na Internet, você pode até achar alguns materiais assim, mas ouça o conselho de quem realmente entende do assunto: essa “fórmula mágica” não existe.

A boa notícia é que alguns hábitos financeiros podem te ajudar a conseguir melhorar sua pontuação aos poucos. E no Manual do Score Serasa, o único material oficial e gratuito disponível sobre o assunto disponível no mercado, você vai descobrir quais são eles – sem precisar pagar nada por isso. Está esperando o quê para baixar o seu?

Ficou mais fácil aumentar sua pontuação de crédito.

Baixe o Manual do Score feito por quem realmente entende do assunto.

Baixe agora

Ficou com alguma dúvida?

Confira algumas perguntas frequentes sobre o Manual do Score Serasa.
Quem consulta meu score?

Empresas de diferentes segmentos podem avaliar sua pontuação como parte do processo de análise de crédito. As principais são:

– Bancos e instituições financeiras;
– Seguradoras;
– Construtoras e imobiliárias;
– Operadoras de Internet e telefonia;
– Lojas de departamento;
– Instituições que oferecem financiamentos estudantis.

Vale lembrar que a aprovação de crédito é sempre uma decisão das empresas, e não da Serasa. A sua pontuação de crédito é só um dos fatores que são levados em consideração nessa decisão.

Meu score está oscilando. Devo me preocupar?

Oscilações de até 100 pontos são normais e não geram muito impacto. Para o mercado o que mais importa é o seu perfil financeiro, representado pela sua faixa de risco. Por isso, é mais importante entender a sua faixa e tentar continuar dentro dela – ou avançar para uma melhor – do que se preocupar com as oscilações. Confira as faixas de risco do Serasa Score 2.0 de acordo com a sua pontuação:

Muito bom: 701 – 1000
Bom: 501 – 700
Regular: 301 – 500
Baixo: 0-300

Como aumentar o meu score?

É possível aumentar seus pontos por meio de algumas iniciativas, mas é importante lembrar que as ações para aumentar o score não têm efeito imediato. Existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor: limpar o nome, pagar as contas em dia, ter os dados atualizados na Serasa e manter seu Cadastro Positivo ativo são algumas delas. Para mais dicas financeiras, visite o Serasa Ensina.

Por que meu score é baixo?

O score representa seu perfil de crédito. Quando você está com sua pontuação baixa, isso indica que, com base no seu comportamento financeiro, as chances de pagar as contas em dia também são baixas. Consequentemente, pode haver uma dificuldade de acesso a empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e outras linhas de crédito. Você pode consultar seu score grátis na Serasa a qualquer momento e descobrir quais motivos estão fazendo a sua pontuação cair.

Por que o meu Serasa Score ainda não mudou para a versão 2.0?

A partir de 26/05/2021, o Serasa Score 2.0 está sendo disponibilizado para milhões de brasileiros de forma gradativa e, por enquanto, pode ser consultado exclusivamente pelo aplicativo da Serasa. Dentro dos próximos dias, a pontuação estará atualizada para todos.

Como o Serasa Score 2.0 é calculado?

A pontuação de crédito da Serasa é calculada por um modelo estatístico, usando diversas informações relevantes que são divididas em seis categorias: comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito. Cada categoria tem uma importância, um peso para determinar a sua pontuação final. Você pode conferir mais detalhes sobre o cálculo do Serasa Score 2.0 aqui.

CPF na nota aumenta score?

Não. A inclusão do CPF na nota fiscal não faz parte das informações que são usadas para o cálculo do seu Serasa Score. Assim, colocar ou não o CPF na nota não afeta sua pontuação.
Saiba mais:
CPF na nota não aumenta score