Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 29 de abril de 2024
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Todos os anos, os contribuintes devem prestar contas de seus rendimentos à Receita Federal. Esta é forma que o governo tem de acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando todos os tributos que deveriam. Desta vez, a temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base 2023, vai até o dia 31 de maio. E tem novidades.
Entenda o que muda este ano, quem é obrigado a declarar e as datas da restituição.
Leia também | O que é o Imposto de Renda e para que serve?
A declaração do Imposto de Renda 2024 vem com novidades. Há mudanças e atualizações nas regras, incluindo novos limites de valores.
Segundo a Receita Federal, essas mudanças afetam 4 milhões de contribuintes que ficam isentos de declarar o Imposto de Renda em 2024.
A expectativa da Receita Federal é que 43 milhões de brasileiros se enquadram nestes critérios. Quem estiver obrigado a apresentar a Declaração de Imposto de Renda 2024, mas não o fizer ou fizer fora do prazo poderá sofrer penalidades, como multa que pode chegar a 20% sobre o valor do imposto devido e restrições no CPF.
Leia também | O que é imposto? Quais são cobrados?
O resgate segue os critérios de prioridade, como idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores. Quem fizer a entrega com antecedência também consegue garantir o dinheiro de volta mais cedo. Já aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida e pedirem a restituição via Pix, indicando a chave, também entrarão na lista das prioridades na fila dos pagamentos.
Leia também | O que é restituição do Imposto de Renda
A declaração pode ser feita por meio do preenchimento manual dos dados solicitados pelo sistema, a partir da declaração entregue no ano anterior – a Declaração de Ajuste Anual (DIRPF). Outra opção é a declaração pré-preenchida com dados atuais recebidos pela Receita Federal.
A restituição que vem da declaração do Imposto de Renda 2024 é sempre uma ajudinha boa nas finanças. Por isso, a melhor escolha é evitar que se perca em meio a pequenos gastos do dia a dia. Em vez disso, use-o para se livrar das dívidas.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura