Código de Defesa do Consumidor: tudo o que é preciso saber
Código de Defesa do Consumidor: tudo o que é preciso saberData de publicação 26 de novembro de 202510 minutos de leitura
Publicado em: 6 de outubro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 5minutosTexto de: Time Serasa
De acordo com o Mapa da Inadimplência do Serasa, ao longo de 2025, o número de endividados no Brasil cresceu mês a mês e em julho chegou a mais de 78 milhões. Para 20,6% dessas pessoas, a inadimplência é causada por atrasos no pagamento de despesas básicas de casa. Organizar contas de luz, água e gás é um passo importante para evitar ter o nome negativado e o corte desses serviços.
Neste artigo, listamos cinco práticas simples e eficazes para controlar melhor os gastos com energia elétrica, organizar as faturas e evitar atrasos. Confira e mantenha as finanças da família em ordem.
O primeiro passo para organizar as contas de luz é entender o quanto você consome. Analise suas faturas mensais e identifique padrões: em quais meses o gasto aumenta e em quais se mantém estável? Essa informação ajuda a planejar o orçamento, a prever valores mais altos em determinadas épocas (como no verão, devido ao uso de ventiladores e ar-condicionado) e adotar medidas para reduzir o consumo quando necessário.
Distribuidoras como a Copel, Companhia de Energia do Paraná, disponibilizam o histórico de consumo no site e no aplicativo, permitindo que os clientes monitorem o gasto mês a mês.
Leia também | Como conseguir desconto na conta de luz
Muitas vezes, o atraso no pagamento ocorre porque a fatura não chegou ou foi esquecida. Para evitar esse problema, verifique se as contas estão sendo entregues, seja no formato impresso ou digital.
A maioria das concessionárias oferece a opção de fatura digital e empresas como a Cemig (Minas Gerais) e a Enel (que atende regiões de SP, RJ e CE) permitem gerar segunda via da conta pelos canais digitais, de site a WhatsApp.
Criar um histórico dos pagamentos realizados é uma forma prática de evitar confusões e manter as contas de luz organizadas. O controle pode ser feito em uma planilha, aplicativo de finanças pessoais ou até em agenda física. Anote o valor da fatura, a data de vencimento e o dia em que foi paga.
A tecnologia é uma grande aliada na hora de organizar contas de luz. Muitas distribuidoras, como a Light (RJ) e a Enel, disponibilizam aplicativos que permitem acompanhar o consumo, consultar faturas, gerar segunda via e acessar diversos outros serviços de forma 100% online. Na Equatorial, empresa que fornece energia para estados do Norte, Nordeste e Sul, o cliente pode ativar o débito automático pelo site ou app.
Além disso, aplicativos de finanças pessoais, como o aplicativo da Serasa, ajudam a centralizar informações sobre todas as suas contas básicas, facilitando a gestão do orçamento.
Se você já tem faturas acumuladas, a melhor decisão é negociar os valores para que o seu nome não fique negativado. A maioria das concessionárias de energia oferece parcelamento de contas depois de um período de atraso.
Além de falar diretamente com as fornecedoras do serviço, é possível negociar contas de luz vencidas pelo Serasa Limpa Nome. A plataforma disponibiliza ofertas em todas as regiões do Brasil, com descontos de até 90% para quitar o débito à vista, parcelamento facilitado e pagamento via Pix para acelerar a saída do nome das listas de inadimplência.
Com o Serasa Limpa Nome, você pode negociar contas de luz atrasadas de forma prática e segura em todas as regiões do país. Acesso o Site ou o Aplicativo da Serasa e encontre opções de parcelamento com valores acessíveis e condições que cabem no bolso.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos que podem chegar a 90%. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou Agências dos Correios.
● Pronto! Feche o acordo e pague-o.
Data de publicação 26 de novembro de 202510 minutos de leitura
Data de publicação 26 de novembro de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 18 de novembro de 20258 minutos de leitura