Entrar

Como pagar IPVA atrasado? Conheça as melhores alternativas

Saiba como pagar IPVA atrasado e quais são as melhores opções para regularizar a situação do seu carro para evitar problemas.

Homem com chave do carro novo na mão


Autor: Vanessa Ferreira

Atualizado em 03 de fevereiro de 2023

Se por algum motivo você acabou não pagando o IPVA, saiba que tem uma saída para regularizar a situação. É importante saber como pagar o IPVA atrasado e conhecer as opções de pagamento. 

Todo começo de ano o brasileiro se depara com inúmeras obrigações e impostos, o que acaba assustando e às vezes até causando endividamento. 

Essa situação ficou ainda mais difícil depois da pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa 2 anos de pandemia, conduzida pela Serasa em parceria com a Opinion Box em 2022, 32% dos brasileiros recorreram a um acordo pra quitar dívidas entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, e 37% deles precisou de um empréstimo nesse mesmo período. 

Por isso, é normal que muita gente tenha dificuldade de pagar os impostos no começo do ano. Neste artigo vamos explicar as desvantagens de manter o IPVA atrasado e como pagar a parcela do IPVA atrasada. Confira também as melhores opções de pagamento e o que acontece ao não quitar essa dívida. 

banner de oferta

Como consultar IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é um encargo cobrado anualmente e obrigatório a todos os proprietários de veículos. Esse imposto é estadual, por isso o valor pode ser diferente de um estado para outro.  

O valor arrecadado com esse imposto é usado para investir em serviços públicos em geral, como na área de transportes, saúde, educação e segurança, por exemplo.  

A cobrança varia em relação ao valor venal do veículo e da alíquota do estado no qual ele está registrado.  

É possível consultar o valor do IPVA do automóvel direto nas instituições financeiras, pelo aplicativo, internet banking ou em terminais de autoatendimento do seu banco. Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo. A consulta também pode ser feita ao acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu estado. 

No caso de atraso no pagamento do IPVA, na maioria dos casos o contribuinte recebe uma carta pelos Correios informando o valor e um prazo de pagamento. Mas no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento também é possível verificar se há algum débito em aberto. 

Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar?

Consequências do não pagamento do IPVA

Saber como pagar IPVA atrasado é essencial, porque quando esse pagamento não é feito podem surgir problemas como:

  1. Cobrança de multa e juros IPVA atrasado dá multa, cobrada a cada dia de atraso e que varia de acordo com o estado de registro do automóvel. Conforme o tempo passa, essa multa é acrescida de juros que podem chegar até 20% em alguns estados. 

  2. Não conseguir fazer o licenciamento Sem o IPVA em dia o proprietário não poderá licenciar o automóvel, o que implica em infração de trânsito. Nesses casos, o veículo pode ser apreendido pelas autoridades, além de o proprietário ser multado. 

  3. Dificuldade em conseguir crédito Com essa dívida, a pontuação de crédito do dono do veículo é impactado e fica mais difícil de conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo. 

  4. Ser inscrito na Dívida Ativa Estar no cadastro de devedores do governo atrapalha ainda mais a vida de quem atrasou o pagamento. Além de dificultar o acesso ao crédito, também deixa mais difícil uma possível venda do veículo. 

Passo a passo para pagar o IPVA atrasado

Veja como gerar boleto do IPVA atrasado:

  • Acesse o site do Detran ou o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

  • Insira a placa do veículo e o Renavam. 

  • Emita a Guia para Regularização de Débitos (GRD), que é a guia de pagamento com os valores ajustados. 

  • Escolha uma forma de pagamento. O valor pode ser quitado integralmente ou parcelado com acréscimo de juros. 

  • Pague a guia em um banco, casa lotérica ou em um posto da Secretaria da Fazenda e Planejamento. 

  • Você também pode fazer o pagamento dessa guia direto no aplicativo ou internet banking do seu banco. 

Alternativas de pagamento para o IPVA em atraso

A possibilidade de parcelamento pode ser uma saída quando você não tem o dinheiro disponível. O ideal é que o pagamento seja feito de forma integral para evitar os juros nas parcelas. 

Caso falte todo o montante necessário para o pagamento à vista, é possível recorrer a outras saídas, além do parcelamento. 

Uma das opções é solicitar um empréstimo do valor que falta para pagar a dívida. Nesse caso, é essencial avaliar se as condições realmente valem a pena. Verifique se a taxa de juros é menor que os juros das parcelas e o prazo de quitação do empréstimo, por exemplo. 

Com o Serasa Crédito você pode simular empréstimos para fazer uma análise adequada de qual a melhor solução para o seu caso. 

Parcelamento do valor

Também é possível quitar integralmente o boleto e parcelar esse valor pagando no cartão de crédito. Essa é uma maneira mais simples de conseguir crédito para quitar a dívida, sem precisar recorrer a um empréstimo. 

Você pode fazer isso pela Carteira Digital Serasa, que tem parceria com a Zapay, empresa credenciada ao Detran de 25 estados brasileiros. Por meio dessa parceria, é possível puxar os débitos veiculares e quitar as pendências em até 12 vezes ao usar a Carteira Digital Serasa, de forma gratuita. Veja como acessar:  

• Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você