Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Dividir Salario

Como dividir o salário? Confira metodologias

Conheça 3 metodologias para organizar o orçamento mensal e equilibrar os gastos.

Publicado em: 25 de setembro de 2023

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Finanças e dinheiro brasileiro

Como dividir o salário mesmo quando o salário não é alto? Saiba que isso é possível e até desejável em todos os casos, independentemente da renda mensal.

Por mais que seja uma decisão simples de ser tomada, sabemos que no dia a dia pode ser um desafio. Afinal, as pessoas nem sempre conseguem manter a tão almejada organização financeira. 

A pesquisa Serasa Comportamento de setembro de 2023 mostra que 85% dos brasileiros passaram por pelo menos uma situação de desequilíbrio financeiro nos últimos 12 meses. Desse total, 21% gastaram mais do que pretendia no mês.

Por isso, é essencial saber como organizar o dinheiro recebido para evitar esse tipo de situação. Este artigo apresenta algumas metodologias simples e eficientes.

Por que é importante saber como dividir o salário?

Saber como dividir o salário é fundamental por vários motivos. Primeiramente, ajuda a manter as finanças pessoais saudáveis e evitar dívidas desnecessárias.

Ao estabelecer um orçamento mensal e separar parte do salário para despesas essenciais (como moradia, alimentação, transporte e contas), é possível garantir que as necessidades básicas sejam atendidas.

Além disso, a divisão do salário permite planejar o futuro. Ao reservar uma parte do dinheiro para a poupança ou investimentos, é possível construir uma base financeira sólida, preparando-se para emergências, metas de longo prazo, como aposentadoria, e até mesmo oportunidades de investimento.

E, por último, saber como dividir o salário também é importante para evitar o desperdício de dinheiro em compras impulsivas ou gastos supérfluos, pois ao ter um plano de gastos é mais fácil manter o controle financeiro.

Assista | Dicas infalíveis para organizar suas despesas

Como dividir o salário: metodologias fáceis

Existem vários métodos que se mostram eficazes na hora de saber como dividir o salário e manter o orçamento equilibrado.

Confira quais são:

  1. Método 50-30-20

    Esse é um dos métodos mais conhecidos para dividir o salário e equilibrar os gastos mensais.

    Nele, o salário recebido é dividido da seguinte forma:

    ●     50% para necessidades essenciais: metade do salário será para despesas básicas, como moradia, alimentação, contas de serviços públicos e transporte.

    ●     30% para desejos e estilo de vida: reserve 30% do salário para gastos relacionados ao seu estilo de vida, como entretenimento, academia, restaurantes, viagens e compras não essenciais.

    ●     20% para prioridades financeiras: separe 20% para prioridades financeiras, como economias, investimentos, pagamento de dívidas ou construção de um fundo de emergência.


  2. Método 60-20-20

    Esse método é parecido com o anterior, mas com a porcentagem diferente na hora da divisão:

    ●     60% para despesas essenciais: separe 60% do salário para despesas essenciais, como moradia, alimentação, contas de serviços públicos, transporte e outros gastos necessários no dia a dia.

    ●     20% para prioridades financeiras: os próximos 20% são destinados a prioridades financeiras. Isso inclui economizar para o futuro, investir em contas de aposentadoria, pagar dívidas ou construir um fundo de emergência. Esse montante ajuda a garantir a realização dos objetivos financeiros de longo prazo.

    ●     20% para estilo de vida e diversão: os últimos 20% são reservados para estilo de vida e diversão. Isso inclui gastos com entretenimento, restaurantes, viagens, hobbies e outras atividades que contribuem para o bem-estar e a felicidade.


  3. Método de "pagamento a si mesmo primeiro"

    Nesse método para dividir o salário, a pessoa coloca o foco principal nas prioridades financeiras antes de gastar em qualquer outra coisa.

    Por exemplo: assim que receber o salário, a primeira ação é separar uma porcentagem específica – por exemplo, 10% a 20% – e direcioná-la imediatamente para uma conta de poupança, investimentos ou pagamento de dívidas.

    Depois de "pagar a si mesmo primeiro", a pessoa usa o restante do dinheiro para cobrir despesas essenciais e aquelas relativas a seu estilo de vida.

    Esse método incentiva a economia disciplinada e garante que o consumidor esteja constantemente trabalhando para construir sua estabilidade financeira, independentemente do que aconteça com os gastos cotidianos.

    Leia também | Salário Líquido: 4 dicas para render mais

Como escolher o melhor método para dividir o salário?

Escolher o melhor método para uma vida financeira equilibrada depende da situação financeira, metas pessoais e estilo de vida de cada um.

Nesse caso, eis algumas dicas que podem ajudar na decisão:

Avalie sua situação financeira

Antes de escolher um método, analise sua renda, despesas e dívidas atuais. Isso ajudará a identificar suas áreas de maior necessidade. Se, por exemplo, estiver mais endividado, o método de "pagar a si mesmo primeiro" ou o método "60-20-20" podem ser boas opções.

Defina objetivos financeiros claros

Estabeleça objetivos financeiros específicos, como economizar para aposentadoria, pagar dívidas, fazer uma grande compra ou criar um fundo de emergência. Seus objetivos influenciarão o método de escolha.

Conheça seu estilo de vida

Considere seu estilo de vida e valores pessoais. Se valoriza experiências e entretenimento, pode preferir um método que acomode gastos com lazer, como o método "50-30-20" – caso não esteja endividado e já consiga juntar um valor para economias.

Experimente diferentes métodos

Não tenha medo de experimentar diferentes métodos por um período. Isso ajudará a entender o que funciona melhor para suas necessidades e preferências.

Automatize suas finanças

Configure transferências automáticas para suas contas, investimento ou pagamento de dívidas.

Esteja preparado para ajustes

A vida financeira não é estática. À medida que a situação muda, os métodos podem precisar de ajustes. É fundamental adaptar a abordagem conforme necessário.

Mantenha o equilíbrio e evite o extremismo

Evite ter muita rigidez consigo mesmo. É importante equilibrar as necessidades atuais com seus objetivos futuros. Pequenos prazeres ocasionalmente são aceitáveis, desde que não prejudiquem seus objetivos financeiros de longo prazo.

Leia também | Como economizar dinheiro ganhando 1500 reais

O aplicativo Serasa ajuda na organização financeira

O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!  

Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa: 

Serviços Serasa na Estrada
Serasa Score Ícone

Serasa Score

Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.

Limpa nome ícone

Serasa Limpa Nome

Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.

Logo serasa verde

Serasa Crédito

Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.

Logo serasa rosa

Serasa Premium

Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.

Logo serasa azul

Carteira Digital

Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.

Baixe agora mesmo o aplicativo Serasa.


Ou escaneie o código:

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.89 de 5

Artigos relacionados