Entrar

Gerenciador financeiro: coloque sua vida financeira em dia

Todos aqueles que têm uma vida financeira saudável sabem da importância de ter um gerenciador financeiro para o controle das suas finanças.

fazendo conta

Autor: Fabiana Ramos 

Publicado em 21 de outubro de 2022

A melhor forma de manter as finanças em dia é estabelecer algum tipo de controle. Um bom gerenciador financeiro cumpre bem esse papel e deve fazer parte da rotina de quem deseja ter uma boa relação com o dinheiro.    

Não é de hoje que os cientistas estudam os efeitos dos problemas financeiros na saúde das pessoas. Problemas como ansiedade, depressão, estresse e insônia foram detectados em um estudo feito pelo instituto britânico Money and Mental Health (Dinheiro e Saúde Mental).  

Consequentemente, cuidar bem das finanças ultrapassa as questões meramente financeiras; entram no campo da saúde, tanto física quanto mental.  

Confira neste artigo o que fazer para manter uma vida financeira equilibrada e longe das dívidas. 

Como ter uma vida financeira equilibrada

Manter uma gestão financeira pessoal significa basicamente ter compreensão da situação financeira atual para aproveitar ao máximo os recursos e planejar as finanças.  

Para ajudar na preparação para o sucesso financeiro, aqui estão sete razões pelas quais o planejamento é importante:  

  1. Renda  

É importante saber sua renda líquida mensal. Talvez esse seja um aspecto fácil de perceber no caso de pessoas que recebem salário fixo todos os meses, mas pode não ser tão simples para empreendedores ou para quem não tem renda fixa.  

Saber o quanto se tem de dinheiro por mês é fundamental para planejar gastos com moradia, alimentação, transporte, educação, saúde etc. 

 Fluxo de caixa 

O fluxo de caixa ajuda a gerenciar gastos e planejar com antecedência a distribuição do dinheiro. Uma coisa é certa: é preciso gastar menos que se ganha. A partir dessa premissa, divide-se a renda pelo número de categorias de despesas existentes todos os meses.  

Capital  

Ter sobras de dinheiro como resultado da gestão do fluxo de caixa. 

Quanto mais equilibrado for o custo mensal, quanto mais de acordo ele estiver com a realidade pessoal de cada um, maior a possibilidade de guardar dinheiro.  

 Investimento  

Fazer um plano para ajudar o capital a crescer ao longo do tempo. 

Entendimento financeiro 

Tomar as próprias decisões e resultados para entender melhor o que funciona no seu plano de gestão financeira. 

Poupança 

Existe uma frase conhecida que diz: quem poupa sempre tem. 

A regra é: se possível, nunca gaste todo o seu salário. Esforce-se para separar um dinheiro que possa ser utilizado em casos de emergência ou imprevistos. 

Assessoria contínua 

Estabelecer um relacionamento com um especialista em planejamento financeiro para que ele ajude nas fases de construção, manutenção e uso do patrimônio. 

A importância de um gerenciador financeiro

Os três primeiros pontos listados acima se enquadram no mesmo princípio: ter um sistema completo e detalhado pelo qual se pode rastrear e entender as receitas e despesas. 

Por exemplo, calculando quanto uma pessoa ganha por dia (ou semana, ou mês, se preferir), bem como quanto ela gasta nesse mesmo período – não apenas em despesas diárias, mas em aluguel, assinaturas, seguro etc. – pode-se rapidamente pintar uma imagem de que tipo de trajetória financeira alguém está.  

Tendo esse “diagnóstico” em mãos, é possível então ajustá-lo de acordo com a renda recebida. Isso pode ser feito talvez cortando despesas ou aumentando a renda para suprir um momento mais complicado financeiramente falando. Estamos aqui falando de controle de gastos.   

Todo esse cenário somente pode ser percebido mediante um controle. É sentar e relacionar ganhos e despesas, por mais entediante que a tarefa possa parecer. 

Que tipo de gerenciador financeiro pode ser utilizado

Na verdade, tudo isso pode ser feito em uma planilha de Excel bem gerenciada ou algo semelhante. Caso haja alguma dificuldade com planilhas, o uso de papel e caneta cumpre muito bem a função. 

Hoje também existem aplicativos que são excelentes gerenciadores financeiros

Vale destacar o aplicativo da Serasa (IOS ou Android), excelente maneira de supervisionar a vida financeira de perto.  

Com ele, é possível consultar e negociar dívidas atrasadas pelo Serasa Limpa Nome, verificar o Serasa Score e ainda ter acesso à Carteira Digital Serasa, serviço de pagamentos online por meio do armazenamento de dados financeiros (pode haver transferência de dinheiro ou cadastro de cartões de crédito).  

Com a Carteira Digital Serasa, é possível pagar contas online em um só lugar de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:  

• Recarga de celular. 

• Pagamentos de boletos diversos. 

• Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome. 

• Pagamento de débitos veiculares.  

Para acessar: 

 • Baixe o app da Serasa (IOS ou Android) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você. 

Conclusão 

Ao começar a implementar as orientações deste artigo, é essencial lembrar que a educação nunca deve parar quando se trata de gerenciamento de dinheiro.  

Ler publicações atualizadas, artigos, assistir a vídeos no Youtube ou consultar um especialista em finanças são ótimas formas de continuar aprendendo, se adaptando e fazendo ajustes no orçamento. 

Até a próxima!