Entrar
Navegação do blog
  1. Carteira Digital
  2. Blog
  3. Horas Pagar Boleto

Até que horas posso pagar boleto?

Se o pagamento for feito em um dia útil, o ideal é fazer até as 17 horas. Assim, a compensação será realizada no mesmo dia.

Publicado em: 29 de agosto de 2023

Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Sorridente cliente de banco feminino europeu sorridente envolvido em compras online

“Até que horas posso pagar boleto?”. Essa é uma dúvida de muitas pessoas, inclusive de clientes de bancos. Isso porque existe limite de horário para o pagamento de boletos, que pode variar conforme o banco ou carteira digital. Confira o artigo para entender melhor. 

Horário de pagamento de boleto

Confira dias, horários e regras de pagamento de boletos.

Dia útil e horário de pagamento

Em geral, se o pagamento for realizado em um dia útil (ou seja, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados), o ideal é pagar até as 17 horas para o boleto ser processado no mesmo dia. Caso o pagamento seja realizado depois das 17 horas, ele será processado no dia útil seguinte.

Fim de semana e feriados

Se o pagamento do boleto for feito depois das 17 horas de um dia útil ou durante um fim de semana ou feriado, o pagamento será processado no dia útil seguinte. Por exemplo, se o pagamento for realizado no sábado e segunda-feira for feriado, o boleto só será compensado na terça-feira. 

Regra para pagamentos no dia do vencimento

Para evitar problemas com possíveis atrasos, a recomendação é que o consumidor efetue o pagamento até as 16 horas no dia do vencimento. Isso garante que boleto seja compensado a tempo, sem acarretar juros ou multas.

Emissor do boleto

É importante considerar o emissor do boleto e suas políticas. Alguns bancos ou emissores de boletos podem ter horários diferentes para o limite de pagamento. Portanto, é recomendável verificar junto ao emissor as informações específicas relacionadas ao horário limite.

Assista | Pagar boleto com cartão de crédito: qual é o momento ideal?


Pagamento de boletos nos bancos tradicionais e digitais

Os bancos tradicionais ou digitais têm diferentes horários de limite para o pagamento de boletos. 

Bancos tradicionais

Confira o horário de pagamento de boletos nas principais instituições bancárias:


Banco do Brasil

Em relação ao pagamento de qualquer boleto, ele poderá ser feito no mesmo dia, das 0h às 21h59. A consulta de obrigações a pagar pode ser feita 24 horas por dia. 


Bradesco

Boleto de cobrança Bradesco, boleto de cobrança de outros bancos (agendado), água, luz, telefone e gás, tributos (via código de barras), débito de veículos devem ser pagos das 0h às 23h59. O banco informa que o boleto de cobrança de outros bancos pode ser pago das 0h às 23h.


Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal realiza agendamento e pagamento imediato de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h30. Os clientes podem pagar os boletos por meio do aplicativo da instituição. 


Santander

De acordo com o banco, as transações são realizadas até as 22h30 e processadas no mesmo dia útil. Os agendamentos são feitos até o limite do saldo disponível em conta corrente. Eles podem ser apurados entre 0h e 21h30 (horário de Brasília) do dia da execução. 


Itaú

No caso do Itaú, o banco informa que o horário para pagamento de boletos em geral vai das 0h às 23h. Os clientes também podem acertar os boletos bancários por meio do aplicativo do Itaú.  

Bancos digitais

Horários de pagamentos para boletos nos bancos digitais: 


Banco Inter 

Para boletos de convênio, contas de água, luz e afins: até 19h45. Pagamento de boletos do próprio banco e de outras instituições financeiras dá para efetuar até as 22h. 


PagBank

O pagamento de boletos de convênio, como as contas de água e luz deve ser feito no horário até 17h. Os boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras poderão ser pagos até 19h30. 


Nubank 

Os boletos do próprio banco ou de outras instituições financeiras podem ser pagos até 22h. Os de convênio, como contas de água e luz, por exemplo, até 17h.


C6 Bank

De acordo com o C6 Bank, boletos diversos deverão ser pagos das 7h às 16h55 em dias úteis. Os pagamentos de concessionárias, das 7h às 19h30. 

Carteiras digitais

Horários de pagamentos efetuados em carteiras digitais:


PicPay

Segundo o PicPay, o pagamento instantâneo dos boletos deverá ser realizado das 7h às 19h. Caso passe do horário, será agendado para o próximo dia útil. 


PagSeguro

No caso do PagSeguro, os boletos de consumo como impostos e tributos podem ser pagos até 21h. Entretanto, algumas recebedoras aceitam o pagamento até 16h. Os boletos bancários podem ser pagos até 20h. De acordo com o PagSeguro, caso os pagamentos sejam feitos após esses horários, a compensação ocorrerá no próximo dia útil. 


Carteira Digital Serasa

O pagamento de boleto realizado pela Carteira Digital Serasa feito até as 17h de um dia útil será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17h ou no fim de semana/feriado, será liquidado no dia útil seguinte. Para os boletos vencidos em um final de semana ou feriado, por exemplo, o pagamento também cai no dia útil seguinte.

Como garantir pagamentos dentro do prazo

Confira as dicas, pague o boleto em dia e evite pagamentos adicionais.

Mantenha uma boa organização das contas a vencer

Mantenha um registro claro dos compromissos financeiros, como datas de vencimento de boletos e contas. Utilize um calendário, aplicativo de gerenciamento financeiro ou lembretes para acompanhar as datas de pagamento. Isso evita esquecimentos e ajuda a planejar os pagamentos.

Leia também | Planejamento financeiro pessoal: descubra o que é e como fazer um

Programe o pagamento

Evite deixar o pagamento para o último momento. Programe-se para efetuar os pagamentos alguns dias antes da data de vencimento. Isso permite uma margem para imprevistos e garante o pagamento em dia.

Veja os horários de compensação

Esteja ciente dos horários de compensação estabelecidos pelo emissor do boleto ou instituição financeira. Se o pagamento for feito online, certifique-se de concluir a transação dentro do horário estipulado para que a compensação seja processada no mesmo dia útil.

Utilize pagamentos automáticos

Se possível, configure pagamentos automáticos para contas recorrentes, como água, energia e internet. Isso garante que as contas sejam pagas pontualmente, sem depender de serem lembradas. No entanto, mantenha um monitoramento regular para confirmar o pagamento dos boletos.

Neste artigo respondemos a pergunta “até que horas posso pagar o boleto?”. Também explicamos como funciona o pagamento de boletos nos bancos físicos e digitais. Por fim, demos algumas dicas de como se planejar para manter as responsabilidades financeiras em dia.  

Conheça a funcionalidade Minhas Contas do app da Serasa

A funcionalidade Minhas Contas, da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar todos as contas de forma inteligente.

Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, você pode fazer isso e muito mais.

  • ●     Visualize: tenha uma visão clara de todas as suas contas.
  • ●     Unificação das contas: você escolhe se quer pagar uma conta por vez ou a soma de todas elas.
  • ●     Pague com agilidade: pague boletos com apenas alguns toques, de forma rápida e segura.
  • ●     Receba alertas de vencimento: acompanhe o vencimento das contas para sempre pagar em dia.
  • ●     Central de pagamento: água, luz, gás e até compras online. Todos os seus boletos registrados em um só lugar, para sua comodidade.
  • ●     Segurança Serasa: conte com a segurança e confiabilidade que só a Serasa pode oferecer.

*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados, acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.

Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa. Simplifique sua vida financeira com o Minhas Contas!

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.14 de 5

Artigos relacionados