Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações pr...
Pix: a revolução dos pagamentos no Brasil e suas aplicações práticasData de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 13 de junho de 2024
Categoria Carteira DigitalTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Quem usa o sistema de pagamento instantâneo Pix pode se deparar com um dinheiro demorando para cair na conta. Confira neste artigo o que fazer nessa situação e outros assuntos relacionados ao Pix.
De acordo com o Banco Central, as transferências devem cair na conta do destinatário em até 10 segundos, independentemente do dia e do horário da transferência disparada. Embora a maioria delas caia nesse prazo, pode acontecer um atraso de até uma hora.
Esse é o tempo para o departamento de segurança checar se o valor pode ser disponibilizado ao destinatário ou se pode retornar à conta de origem. Caso passe dessa hora, o banco alerta as instituições financeiras envolvidas na transação.
No Pix convencional o cliente do banco informa a chave, a agência, o QR Code ou o código da pessoa ou empresa que vai receber o dinheiro. Em seguida, ele digita o valor para a transferência e o dinheiro cai em até 10 segundos.
O que muda no Pix agendado é que o usuário preenche o campo “agendar para” e programa a transferência para o dia que desejar. O Pix agendado é bom para quem tem data certa para receber o salário, por exemplo. Nesse caso, o cliente do banco decide o melhor dia para fazer pagamentos via Pix.
Quando um Pix demora para cair na conta, é comum que o usuário fique com medo de ter caído em algum dos esquemas feitos por golpistas do Pix atualmente. Mas antes de decidir cancelar o Pix, é possível verificar se aconteceram outros problemas na transação.
Segundo as orientações do Banco Central, o beneficiário do Pix deve esperar uma hora para depois tomar as providências. Isso porque muitas vezes o pagamento instantâneo demora a cair na conta exatamente por quedas no sistema dos bancos.
Entretanto, se após esse período o Pix não tiver caído na conta bancária, a pessoa deve entrar em contato com o banco emissor ou receptor.
Além disso, algumas instituições bancárias contam com canais de atendimento ao cliente e orientam o que fazer em relação ao Pix demorando cair na conta.
Não há diferença no processo do Pix de diferentes bancos. Caso o consumidor encontre algum problema com a conclusão do Pix, confira como solucioná-lo em contato direto com algumas instituições:
O Banco do Brasil conta com vários canais de atendimento para tirar dúvidas dos clientes:
Relacionamento
Capitais e regiões metropolitanas:4004 0001
Demais localidades: 0800 729 0001
SAC
0800 729 0722
Ouvidoria
0800 729 5678
Chat
O cliente pode digitar uma pergunta no site ou clicar em “Iniciar atendimento” para abrir o chat.
Além de ter uma forma de pagamento instantâneo, também pode ser útil adotar uma carteira única para fazer pagamentos e organizar as contas.
A Carteira Digital Serasa permite pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, prática, rápida e segura. Com ela é possível fazer recargas de celular, organizar as contas, pagar acordos do Serasa Limpa Nome, consultar e quitar débitos de veículo com opções de parcelamento.
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20246 minutos de leitura