Entrar

Recarga com cartão de crédito: como fazer e quais as vantagens

Adicionar crédito de forma online ao celular é uma facilidade que a tecnologia permitiu. Descubra como fazer isso utilizando um cartão de crédito.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 19 de abril de 2022.

Existem diversas formas de adicionar créditos em um celular pré-pago, e uma das maneiras mais fáceis é fazer uma recarga com cartão de crédito.

Esse meio de pagamento costuma gerar um certo receio em quem nunca teve um cartão. Porém, utilizando essa forma de crédito de maneira consciente e planejada é possível aproveitar de vantagens que deixam o dia a dia mais prático, como a recarga do celular.

Há quem prefira se dirigir a uma banca de jornal, mercado ou outro ponto físico para recarregar os créditos do celular. No entanto, atualmente esse processo pode ser feito sem sair do lugar, através de meios de pagamento digitais.

Nesse texto você irá entender um pouco mais como funciona a recarga com cartão de crédito e quais são as vantagens desse método de pagamento.

O que é uma recarga de créditos?

Antes de entender como fazer uma recarga utilizando um cartão é preciso entender o que é isso. Quem já teve um celular pré-pago conhece esse conceito, mas se esse não é o seu caso, vamos explicar!

Uma recarga é a inclusão de créditos em um número de celular. Estes créditos são utilizados em forma de minutos de ligação ou de dados de internet. Ela funciona como um tipo de pagamento pelo uso do celular, mas é realizado antes do uso.

Vantagem dos planos pré-pago

Como dissemos, a recarga é a forma de pagamento utilizada nos planos de celular pré-pagos. Esses planos, oferecidos por todas as operadoras, são muito comuns no Brasil.

Segundo um levantamento realizado pela Ding Global Prepaid Index (GPI), em março de 2021, o Brasil era o país em que mais pessoas haviam utilizado créditos nos seis meses anteriores.

Ainda segundo a pesquisa, em todo mundo, 53% da população utilizou créditos. Já no Brasil, o número de pessoas que usaram esse método foi de 60% dos brasileiros.

Mas por que tantas pessoas preferem os planos pré-pagos?

A resposta está na flexibilidade e no controle que esse plano oferece.

Nesse tipo de celular não é preciso se comprometer com uma operadora por meio de um contrato. Assim o usuário tem liberdade de mudar de fornecedor caso ache uma oferta melhor na concorrência.

Ao contrário dos planos pós-pagos, em que o usuário precisa assinar um contrato que define um prazo mínimo antes de uma rescisão.

Além disso, a limitação do uso do celular pelos créditos garantem um controle melhor das finanças e oferece a liberdade da pessoa fazer recargas com a frequência e valor que ela desejar.

Nesse ponto, a diferença para os planos pós-pagos é que a fatura se refere aos dados e minutos usados. Então se em algum mês o consumo é maior, a conta também aumenta.

Muitos planos pós-pagos atualmente têm valores fixos pré-definidos para a fatura, que oferecem um pouco mais de controle. No entanto, é preciso se comprometer todo mês com um valor que nunca será menor.

Enquanto em um plano pré-pago é possível economizar o dinheiro gasto com o celular ao longo do mês.

Leia também | Como colocar crédito no celular online? Veja as opções

Como fazer recarga com cartão de crédito?

Agora você já deve ter entendido como funciona um plano pré-pago e se ele e faz sentido para você, não é mesmo? E se você prefere ter um celular em que é preciso adicionar crédito para utilizá-lo, então é importante conhecer as formas de pagamento disponíveis ao comprar esses créditos.

Atualmente, existem muitas maneiras de fazer uma recarga de celular. Você pode fazer isso pessoalmente e com dinheiro em espécie em pontos de recarga, como bancas de jornal ou mercados. Porém, também é possível realizar a recarga online.

Você pode fazer isso por meio do aplicativo da operadora, de um app de banco ou até por SMS e Whatsapp. Após escolher qual o melhor canal para você, basta decidir qual meio de pagamento você irá utilizar.

A compra dos créditos pode ser feita através de PIX, por uma Carteira Digital ou com um cartão de crédito.

Para adicionar crédito no celular utilizando um cartão, basta acessar o app ou site da operadora e, após inserir o número e o valor da recarga, escolher a opção cartão de crédito.

A partir daí basta inserir os dados do cartão e concluir a compra.

A compra dos créditos ao recarregar o celular pode ser feita de diversas formas. Uma delas é utilizando a Carteira Digital Serasa, que organiza as suas finanças em um só lugar.

Vantagens de utilizar um cartão de crédito

Como você pode ver, fazer uma recarga com cartão de crédito é muito prático e fácil. Esse tipo de pagamento oferece muita rapidez na hora de pagar os créditos e tem um prazo maior para quitar o valor.

Além de recarregar o celular com o cartão de crédito, o método ainda pode te ajudar na organização financeira. Isso porque, além de ser uma forma de pagar contas, o cartão também é um tipo de crédito. Com ele é possível realizar compras que só serão pagas no vencimento da fatura.

Também dá para parcelar os gastos e, assim, reduzir o impacto de compras mais caras no orçamento mensal. Com isso, fica muito mais fácil se organizar quando é preciso investir um pouco mais de dinheiro em algum item para você.

O fato de poder acompanhar a fatura do cartão em tempo real também é uma vantagem que oferece maior controle dos gastos pessoais. Fazendo um acompanhamento de perto desses gastos é possível definir quanto você pode gastar nos próximos meses e de que forma é melhor pagar as despesas.

Mais do que ser um método eficiente de controlar os gastos, quando usado de maneira correta, os cartões de crédito também oferecem benefícios que podem ser muito atrativos.

Os clubes de vantagem, que disponibilizam descontos especiais em diversos serviços e comércios, são uma boa forma de economizar. Também podemos citar os programas de pontos ou milhas que permitem que os usuários de cartão acumulem uma pontuação referente aos seus gastos que podem ser trocados posteriormente por produtos ou passagens aéreas.

Fazer recarga com cartão de crédito é apenas uma das vantagens dessa forma de pagamento. Mas, com certeza, é uma opção muito interessante e prática para quem utiliza celular pré-pago.

Assista | CARTEIRA DIGITAL SERASA

Para saber mais sobre a Carteira Digital Serasa, veja o vídeo.