Entrar

Recarga com cartão de débito: como fazer?

Veja o passo a passo para ter crédito no celular usando o cartão de débito

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 27 de abril de 2022.

Se você é adepto do celular pré-pago, com certeza já deve ter se perguntado se é possível fazer recarga com cartão de débito, afinal, essa é uma modalidade prática e simples de efetuar pagamentos, e é aceita em diversos estabelecimentos.

O cartão de débito é muito usado pelos brasileiros e serve como um substituto ao dinheiro e até ao cheque. Inclusive, é considerado mais seguro devido à necessidade do uso de senha e pelo fato de, com ele, não ser necessário carregar dinheiro em espécie na bolsa, bolso ou carteira.

O cartão de débito funciona como um meio de pagamento interligado à conta corrente ou poupança do usuário. E, para usá-lo, é importante se atentar ao saldo que você possui em sua conta, pois diferente do cartão de crédito, o pagamento via cartão de débito é feito exatamente no momento da compra.

Caso não tenha saldo, ou a compra é negada, ou aprovada mediante um empréstimo do seu banco. Mas como você já sabe, todo empréstimo gera taxas de juros que serão pagas posteriormente. E, neste caso, trata-se de uma das taxas mais caras da modalidade.

Então, para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa e outras formas de ter crédito no celular, veja se é possível fazer recarga com cartão de débito e quais as outras possibilidades existentes.

Leia também | Como colocar crédito no celular online? Veja as opções

É possível fazer recarga com cartão de débito?

A resposta para esta pergunta é sim, é possível fazer a recarga com cartão de débito. No entanto, é preciso entender que, para executar esta operação, é preciso escolher um canal que aceita este tipo de cartão.

Normalmente, as pessoas fazem esse procedimento em uma loja credenciada e que aceite o cartão de débito como forma de pagamento.

Porém, com o avanço da tecnologia, os usuários de telefones pré-pagos estão optando por utilizar meios digitais para recarregar celular.

O motivo é que esses meios tornam o processo mais prático, simples e rápido de ser executado, evitando que o consumidor fique muito tempo sem crédito no aparelho que serve para tantas atividades hoje em dia, principalmente para acessar a internet.

E para que você tenha uma ideia de como os meios digitais têm sido bem aceitos pelos consumidores para efetuarem transações financeiras, a Serasa, em parceria com a Opinion Box, realizou uma pesquisa chamada Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil.

Os dados são de 2021, quando foram entrevistados 2.028 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.

As principais descobertas foram:

• 34% dos brasileiros com smartphone já fizeram pagamentos por aproximação, representando um aumento de 11 pontos percentuais em um ano;
• 25% dos brasileiros com smartphone já contrataram empréstimo via app;
• 15% dos brasileiros com smartphone já contrataram um seguro via app;
• 73% dos brasileiros com smartphone já enviaram uma transação por pix.

Esses resultados representam o avanço da aceitação dos cidadãos ao uso da tecnologia para realizar operações financeiras em canais digitais. Vale ressaltar que a pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.

Então, em resumo, para usar o cartão de débito para efetuar a recarga do celular, é preciso encontrar um estabelecimento que aceite esta modalidade de pagamento. Sendo assim, o passo a passo é se dirigir até uma loja credenciada, informar o número do telefone e o valor desejado e pagar com o cartão de débito.

Canais para recarregar celular

Agora, se você pretende se modernizar ainda mais e quer conhecer as formas digitais onde seja possível fazer a recarga com cartão de débito, confira, abaixo, algumas das opções e como realizar essa operação.

Vale lembrar que todos esses processos são seguros e funcionam baseados na autorização e aceitação da sua operadora de celular.

1. Recarga pelo site da operadora

A maioria das operadoras possibilita recargas de telefone pelo site. Porém, normalmente, ali só é possível realizar o pagamento com cartão de crédito.

Para efetuar a recarga desta forma, é preciso fazer login no site, com usuário e senha, escolher o valor a ser recarregado e concluir a transação.

2. Recarga por SMS

Assim como já dito, nem todas as operadoras aceitam todas as formas de recarga, e o canal de SMS também está nessa situação. Porém, caso a sua operadora aceite e você queria seguir por ele, é necessário descobrir o número necessário para iniciar a operação.

Ao descobrir o número, você envia um SMS para ele solicitando a recarga e, automaticamente, passará a receber o passo a passo para concluir a operação.

Lembrando que, ao final, será necessário inserir a forma de pagamento desejada, mas nem sempre serão aceitos os cartões de débito.

3. Recarga pelo APP do Banco

Quando você usa o cartão de débito, o valor é debitado automaticamente da sua conta, seja corrente ou poupança. Se você opta por fazer a recarga pelo aplicativo do banco, a situação é a mesma. Sendo assim, não é necessário usar o cartão, já que o processo será feito automaticamente na sua conta.

Em algumas situações – a depender do banco que você opera – será necessário um cadastro prévio do número do telefone. Alguns podem exigir, inclusive, que o cadastro do seu telefone esteja no nome do titular da conta. Isso é uma forma de garantir mais segurança ao dinheiro ali depositado.

4. Recarga pela Carteira Digital

Esta é uma modalidade bem interessante e que tem caído no gosto dos brasileiros na hora de efetuar recargas de celulares pré-pago ou pagamento de outras contas e boletos.

A Serasa tem este serviço de forma gratuita, e você pode, inclusive, parcelar o pagamento de boletos bancários pela nossa carteira digital.

Para aderir, basta baixar o aplicativo na sua loja de apps e fazer o cadastro – lembrando que é gratuito.

Após acessar a sua carteira digital Serasa e vincular sua conta corrente e seu cartão de crédito – tudo de forma fácil e bem segura – basta seguir estes três passos:

1. Faça seu login no site ou aplicativo da Serasa. Na página inicial, selecione a opção “Saldo disponível”. Abaixo do valor do seu saldo, clique em “Adicionar”;

2. Escolha a opção desejada para adicionar dinheiro. Ao fazer uma transferência via TED, o valor estará disponível para você em até duas horas. Já no boleto bancário, o dinheiro entra na sua carteira em até dois dias;

3. Selecione a opção “Recarga de celular” e, em seguida, digite o número para o qual você deseja comprar a recarga. Confira o telefone antes de confirmar a operação.

A Carteira Digital da Serasa tem diversos serviços que podem facilitar sua vida, como recarregar o celular com cartão de crédito, pagar boletos e até mesmo fazer compras em lojas.

Assista | CARTEIRA DIGITAL SERASA

Para saber mais sobre a Carteira Digital Serasa, veja o vídeo.