Entrar

Recarga fácil: adicione créditos no seu celular com praticidade

Veja como realizar uma recarga fácil para deixar o dia a dia ainda mais prático.

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 20 de abril de 2022.

Fazer uma recarga fácil online já vem se tornando realidade para algumas pessoas. Afinal, economizar tempo e dinheiro é cada vez mais importante.

No entanto, nem todo mundo sabe que é possível adicionar crédito para utilizar o celular pela internet. Muita gente ainda realiza essa movimentação em pontos físicos, como mercados, por exemplo.

Adicionar créditos para celular sem sair de casa, por aplicativos ou carteiras digitais é uma alternativa muito mais prática e econômica. Para saber como fazer recarga fácil no seu celular, continue lendo.

Planos pré-pagos na telefonia móvel

Em um mundo altamente globalizado, é quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha um celular. Desde o final dos anos 90, o uso dos aparelhos móveis só aumenta, e muito disso se dá pelo uso dos planos pré-pagos.

No Brasil, os planos pré-pagos são ainda mais populares e permitem que muitas pessoas utilizem os serviços de telefonia com mais flexibilidade e sem risco de se endividar.

Segundo uma pesquisa da Ding Global Prepaid Index (GPI) de março de 2021, 60% dos brasileiros utilizaram créditos de celular pré-pago nos 6 meses anteriores. Essa média é maior que a global, que fica em 53%.

Mas afinal, o que é um plano pré-pago?

Como o próprio nome diz, nesse tipo de plano de celular é preciso pagar antes de usar. Isso é feito através da compra de créditos.

Para ficar mais fácil, vamos pensar no plano pós-pago, em que o usuário assina um contrato com uma operadora e se compromete a pagar uma fatura de acordo com o consumo mensal.

Em muitos casos essa mensalidade é pré-definida e oferece uma limitação de minutos de ligação e de uso de dados móveis. Caso o usuário atinja esses limites, é possível contratar volumes extras até o fechamento do mês.

Já no caso de um celular pré-pago não existe uma fatura mensal e é preciso pagar pelos créditos a serem inseridos no celular antes de usá-los.

A grande vantagem desse tipo de plano é conseguir controlar o gasto com celular, sem precisar se comprometer com um valor fixo por mês. Isso porque é possível realizar várias recargas de crédito com a frequência que você quiser.

Além disso, essa opção oferece mais liberdade na hora de escolher uma operadora, já que você não precisa assinar um contrato para ter esse tipo de plano. Assim você pode acompanhar os valores dos serviços oferecidos e mudar de companhia caso ache um valor mais atrativo.

Como funciona a recarga fácil

Uma outra vantagem de ter um plano de celular pré-pago é poder realizar uma recarga fácil, sem precisar ir até um supermercado ou banca de jornal.

Até pouco tempo atrás, para conseguir adicionar créditos ao aparelho, era preciso ir em algum desses pontos de venda e algumas vezes até enfrentar fila.

Embora seja muito fácil encontrar um lugar onde fazer a recarga, sabemos que nem sempre é possível se dirigir a um desses locais. Além disso, ainda temos que pensar no custo do deslocamento apenas para colocar crédito no celular.

Por isso fazer uma recarga online é muito mais prático e rápido, e o funcionamento dessa forma de adicionar crédito é o mesmo de quando ela é feita presencialmente.

A diferença é que nesse caso é você mesmo que vai inserir as informações para enviar o crédito para o número desejado. Nesse caso, é possível enviar crédito para o celular de outra pessoa também.

Como fazer recarga fácil

Já deu para perceber as vantagens desse jeito de recarregar celular, certo? E o melhor é que o processo é muito simples também, basta ter acesso a internet. Existem algumas variações de acordo com a operadora, mas em todos os casos é sempre prático.

Recarga fácil Claro

• Aplicativo da Minha Claro Móvel:
Basta fazer o login e escolher a opção Recarga. A partir daí basta escolher o tipo e seguir as instruções.

• Site da Claro
É só acessar o site Claro Recarga, inserir o número de celular e o valor e então seguir as instruções de pagamento.

Recarga fácil Vivo

• Aplicativos da Vivo
Você pode utilizar os aplicativos Meu Vivo ou Recarga Vivo. Basta se cadastrar, escolher a opção de Recarga e seguir os próximos passos.

• Aplicativo de banco
Também é possível utilizar o app do seu banco e escolher a opção de recarga

Recarga online Tim

• Site da operadora
No site da Tim, basta ir na opção de Recarga, informar o seu número e confirmar o código que será enviado para seguir com a operação.

• Aplicativo do banco
Nesse caso também é possível fazer a recarga direto no aplicativo do seu banco.

Recarga Oi

• Aplicativo Minha Oi
A Oi também oferece o serviço de recarga pelo aplicativo Minha Oi. Basta se cadastrar, clicar em Recarga, escolher o valor e seguir com a operação.

• App de banco
Caso prefira, também é possível adicionar crédito utilizando o aplicativo do seu banco. É preciso verificar se a instituição permite essa transação.

Além dessas opções, as operadoras também costumam oferecer o serviço de recarga através de SMS ou por atendimento telefônico.

Nesses casos, você será informado pelo atendimento quais são os passos que deve seguir para realizar o pagamento dos créditos e seguir com a recarga.

Leia também | Como colocar crédito no celular online? Veja as opções

Recarga fácil com a Carteira Digital Serasa

Além dessas formas que mencionamos acima, é possível fazer uma recarga fácil no seu celular com a Carteira Digital Serasa. Com ela não é preciso sair de casa para adicionar crédito, seja para fazer ligações ou usar a internet.

A Carteira Digital Serasa é um serviço que permite que você organize toda a sua vida financeira em um só lugar, facilitando, inclusive, o uso do seu plano pré-pago.

Para realizar uma recarga fácil com a Carteira Digital Serasa, basta adicionar saldo à sua conta e escolher a opção Recarga de Celular. Depois é só inserir o número para o qual deseja enviar o crédito e confirmar.