Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. 5 Fatores Para Analisar Antes De Pedir Emprestimo Pessoal

5 fatores para analisar ao pedir empréstimo pessoal

Taxas de juros, reputação do banco, orçamento e outros itens precisam ser analisados. Saiba mais.

Atualizado em: 19 de dezembro de 2023

Categoria EmpréstimoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Moeda brasileira em mãos. Dinheiro, sucesso e conceito de pagamento.

Saber quando e como pedir empréstimo pessoal é uma tarefa que precisa ser feita com planejamento. Afinal, esse tipo de crédito precisa ser utilizado de forma consciente.

Então, eis a dúvida: como pegar dinheiro emprestado sem que isso prejudique o orçamento? 

Saiba tudo que precisa ser analisado e como encontrar as melhores ofertas de crédito.

O que é empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal (ou crédito pessoal) é um dinheiro emprestado por bancos e instituições financeiras a pessoas físicas. Essa quantia é devolvida por meio de parcelas acrescidas de juros. 

Uma das vantagens do empréstimo pessoal é que não é necessário explicar ao banco como o dinheiro será usado. Além disso, a liberação costuma ser mais rápida, caso a análise de crédito seja aprovada.  

Existem vários tipos de crédito pessoal: 

  • ●     Empréstimo pessoal sem garantia: dinheiro concedido mediante apresentação de documentos (ou de forma mais simplificada, caso a pessoa seja correntista do banco ou instituição).
  • ●     Empréstimo pessoal com garantia: quantia concedida mediante apresentação de bens como garantia (carro, imóvel, entre outros).
  • ●     Empréstimo pessoal consignado: concedido a servidores públicos, aposentados, pensionistas, beneficiários do BPC e funcionários de carteira assinada, já que as parcelas são descontadas automaticamente em folha.
  • ●     Cartão de crédito: é uma forma de empréstimo, pois utiliza-se o limite disponível para compras e pagamentos, sendo a quantia devolvida à instituição mediante pagamento de fatura. 
  • ●     Cheque especial: limite de crédito concedido em contas correntes sem necessidade de comprovar renda.

Assista | Modalidades de empréstimo: qual escolher?

Vantagens e desvantagens de pedir empréstimo pessoal

Pedir empréstimo pessoal é uma decisão importante e pode impactar as finanças de várias maneiras.

Eis algumas vantagens e desvantagens a serem consideradas nessa modalidade de crédito:

Vantagens de pedir empréstimo pessoal

  1. Flexibilidade de uso

    O empréstimo pessoal geralmente não é vinculado a um propósito específico. Isso dá a flexibilidade de usar o dinheiro conforme necessário, para despesas médicas, educação, pagamento de dívidas ou outras necessidades.


  2. Processo rápido

    Em comparação com outros tipos de empréstimos, o processo de obtenção de um empréstimo pessoal pode ser mais rápido. Em alguns casos, a pessoa pode receber a aprovação e o dinheiro em poucas horas.


  3. Taxas de juros fixas

    Alguns empréstimos pessoais têm taxas de juros fixas, o que significa que os pagamentos mensais permanecerão os mesmos ao longo do prazo do empréstimo.

Desvantagens de pedir empréstimo pessoal

  1. Taxas de juros elevadas

    Os empréstimos pessoais muitas vezes têm taxas de juros mais altas em comparação com outros tipos de empréstimos, especialmente se o consumidor não tiver uma boa pontuação de crédito.


  2. Impacto no orçamento mensal

    O pagamento mensal do empréstimo pode representar uma quantia importante no orçamento. É essencial ter certeza de que pode arcar com o pagamento regular antes de se comprometer.


  3. Risco de endividamento excessivo

    Se o crédito não for utilizado com responsabilidade, o empréstimo pessoal pode levar a um endividamento excessivo. O acesso fácil ao dinheiro pode resultar em gastos desnecessários.

Planner Financeiro Serasa

Tá precisando de uma forcinha para começar a planejar a vida financeira? Conte com a Serasa!

Um planner financeiro é crucial para ajudar no controle, organização e planejamento das finanças pessoais.

No planner digital da Serasa você encontra 17 páginas para anotar - e visualizar - as receitas e os gastos de cada semana, as despesas fixas ou variáveis e os seus projetos e metas para os próximos meses.

Faça o download e imprima o arquivo para começar o seu controle do mês agora mesmo.

5 pontos para analisar antes de pedir empréstimo pessoal

Depois de saber como funciona o empréstimo pessoal, é importante se preparar antes de fazer a solicitação. Caso contrário, a quantia que poderia ser usada para ajudar financeiramente pode acabar gerando endividamento. 

Aliás, o Mapa da Inadimplência 2022 da Serasa constatou que grande parte dos entrevistados se endividou por conta de cartão de crédito, empréstimos (24%) e cheque especial (16%).

Portanto, confira alguns itens que precisam ser analisados antes de pedir empréstimo pessoal:

  1. Serasa Score

    Antes de pedir empréstimo pessoal, verifique gratuitamente o Serasa Score

    Trata-se de um sistema de pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito.

    Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

    ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.

    ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.

    ●     Faça o login.

    ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela


  2. Taxas de juros e condições de pagamento

    Outro item importante ao pedir empréstimo pessoal é saber calculá-lo, ou seja, analisar todas as taxas envolvidas e condições de pagamento. 

    As taxas de juros do empréstimo pessoal (que não pede um bem como garantia) costumam ser mais altas que de empréstimos com garantia. Por isso, caso consiga pegar um empréstimo consignado ou com garantia, os juros podem diminuir. 


  3. Capacidade de pagamento das parcelas

    Como está a atual situação financeira antes de pedir empréstimo pessoal? As parcelas do empréstimo cabem no orçamento? 

    Caso esteja pegando um empréstimo pessoal para pagar dívidas, mais uma vez verifique se as taxas de juros são mais atraentes ou se vale a pena tentar renegociar a dívida atual.

     

  4. Simulação de empréstimo em diversas instituições

    Não assine o contrato com um banco ou instituição financeira sem antes verificar todas as opções disponíveis. Às vezes, o banco concorrente pode oferecer melhores condições.

    Para economizar tempo de pesquisa, acesse a plataforma do Serasa Crédito para fazer uma simulação gratuita de empréstimo pessoal online. 


  5. Reputação do banco ou instituição financeira

    Existem vários tipos de golpe do empréstimo de instituições desconhecidas e que oferecem grandes vantagens. Por isso, mesmo que o empréstimo pessoal tenha a característica de ser liberado mais rápido, sempre verifique a reputação da instituição antes de fechar acordo. 

    Leia também | Estou endividado, o que fazer? Como recuperar o equilíbrio financeiro

Como pedir empréstimo pessoal com antecipação do FGTS do Banco PAN

Além da simulação do Serasa Crédito, que ajuda a descobrir onde fazer empréstimo pessoal, temos uma dica: o empréstimo com antecipação do FGTS oferecido pelo Banco Pan, um dos nossos parceiros Serasa.

Essa modalidade de empréstimo é específica para quem aderiu ao Saque-Aniversário do governo. Nesse caso, o Banco Pan pode antecipar até 7 anos do saldo do FGTS com as menores taxas do mercado. 

Além disso, os valores são descontados anualmente da conta do FGTS, o que significa que a pessoa não precisará pagar mensalidade – aliás, essa é uma boa opção de empréstimo pessoal para negativado. 

Serasa Crédito: encontre opções de empréstimo pessoal

O Serasa Crédito é um serviço que pesquisa ofertas de cartão de crédito, conta digital, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de acordo com o perfil do consumidor.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  •  ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou app (Android e na iOS) e faça login ou cadastro.
  • ●     Atualize seu perfil para melhores alternativas.
  • ●     Confira o serviço desejado: cartão, empréstimo ou conta digital.
  • ●     Compare as opções sugeridas.
  • ●     Escolha e finalize a contratação em minutos após aprovação.


*A análise de crédito é feita por parceiros, sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados