Qual a diferença entre atacado e varejo? Entenda

Saiba qual a diferença entre atacado e varejo e qual a melhor opção de compra para cada perfil de consumidor.

Publicado em: 9 de maio de 2023

Autora: Elaine Ortiz


Já se perguntou qual a diferença entre atacado e varejo? Ou já até mesmo ouviu falar em “atacarejo” e não faz ideia do que seja?

Neste artigo vamos explicar o que significa cada um desses termos. Vamos também apresentar a melhor opção na hora de fazer as compras e ainda como economizar na hora de fazer as compras do dia a dia. Quer saber tudo? É só continuar a leitura.

Aprenda a economizar nas compras de supermercado com crianças

Qual a diferença entre atacado e varejo?

Atacado e varejo são duas modalidades de comércio de produtos amplamente praticadas no Brasil.

Comprar em atacado significa adquirir produtos em grande quantidade. Normalmente, empresas e revendedores (pessoas jurídicas) costumam fazer aquisições dessa forma. Afinal, ao comprar muitos produtos de uma só vez, a tendência é conseguir preços menores e economizar.

Comprar no varejo quer dizer adquirir produtos em menor quantidade, para consumo final. Pessoas físicas geralmente fazem esse tipo de compra. Os preços unitários dos itens costumam ser bem mais elevados.

Para ficar mais claro, imagine uma papelaria que vende pacotes de folha de sulfite. Ao comprar diretamente da fábrica uma caixa lacrada com muitos blocos de folhas, a papelaria paga muito menos em cada unidade do produto.

Então, o consumidor final que vai até a papelaria e adquire apenas um bloco de folhas de sulfite paga mais caro por esse produto.

É com essa dinâmica que a papelaria garante seu lucro, ganhando ao pagar mais barato na compra em atacado e revendendo no varejo.

Leia também | O que é o modelo de negócio e vendas B2B e como ele funciona?

E atacarejo, o que quer dizer?

Atacarejo é a união das palavras atacado e varejo. Ele traz a possibilidade de pessoas físicas adquirirem, geralmente para consumo final, produtos em maiores quantidades e, assim, pagar menos do que se comprassem apenas no varejo uma única ou poucas unidades.

Nos últimos anos, diversos supermercados investiram nessa modalidade híbrida de comércio de produtos no Brasil. São aqueles grandes depósitos que oferecem a opção de compra de caixas lacradas com vários produtos ou de apenas um item. No segmento de supermercados, podemos citar atacarejos como Sam’s Club, Roldão, Assaí.

Pode ser vantajoso para muitas pessoas na medida em que ajuda a economizar. Afinal, comprar no varejo é o terceiro maior motivo de endividamento dos brasileiros, segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa de março de 2023.

De acordo com o estudo, ao todo, 70,71 milhões de brasileiros estão inadimplentes, sendo 11,29% por causa de dívidas contraídas por meio de compras do varejo.

Leia também | Como fazer uma lista de compras econômica: veja as dicas!

O que vale mais a pena: comprar no atacado ou no varejo?

Depende! Para ter essa resposta, é preciso saber qual o objetivo da compra, o tamanho do espaço físico para estoque em casa ou na empresa, entre outros fatores.

Por exemplo, microempreendedores que não querem adquirir produtos diretamente com fabricantes por conta de um volume de vendas que ainda não justifica esse processo (ou por algum outro motivo) podem optar por comprar em atacarejos e revender, mesmo sabendo que isso pode diminuir a margem de lucro.

Ao mesmo tempo, famílias grandes que têm despensa em casa podem optar por comprar em atacarejos os produtos que mais utilizam e economizar na compra do supermercado no fim do mês. Podem também adquirir produtos unitários, comprando no varejo, por falta de espaço de estocagem ou por receio de perder o produto por conta da data de validade.

Empresários, por sua vez, podem lucrar muito mais comprando diretamente das fábricas, no atacado, os produtos que revende ou que utiliza e sua empresa.

Tudo isso deve ser colocado na balança na hora de optar por comprar no atacado ou no varejo: necessidade, possibilidade e custo.

Leia também | 12 dicas para economizar dinheiro no seu dia a dia

Vantagens e desvantagens de comprar no atacado

Os principais benefícios de fazer compras em grandes quantidades são:

  • ●     preço menor;
  • ●     ganho de tempo (ao sair menos de casa para fazer compras);
  • ●     se for revender, o lucro é maior;
  • ●     gastos mais controlados (pois já ter produtos em casa significa menos contato com outros produtos que podem não ser tão necessários e adquiridos apenas por impulso).

Entre as desvantagens da compra no atacado, ressaltamos:

  • ●     necessidade de possuir um espaço físico para estoque;
  • ●     risco de perder produtos por conta da data de validade ou estoque inadequado (exposto a insetos, por exemplo);
  • ●     restrição de marcas por um período que pode ser longo, dependendo do uso;
  • ●     custo elevado em apenas uma compra (mas, se não fizer mais compras no segmento, no fim das contas economizará por isso).

Vantagens e desvantagens de comprar no varejo

 Os principais benefícios de fazer compras em menores quantidades são:

  • ●     necessidade apenas de espaços menores para armazenamento de produtos;
  • ●     produtos mais “fresquinhos”, em caso de alimentos por exemplo;
  • ●     possibilidade de testar marcas diferentes de um mesmo produto para saber qual gosta mais;
  • ●     promoções pontuais de estabelecimentos diferentes ao comprar itens toda semana, por exemplo.

Entre as desvantagens da compra no varejo, ressaltamos:

  • ●     preços mais elevados;
  • ●     idas mais frequentes a estabelecimentos comerciais (o que pode influenciar compras por impulso, além de tomar tempo e aumentar gastos com transporte, gasolina, estacionamento etc.).

Como economizar nas compras do dia a dia?

Separamos 5 dicas para economizar nas compras do dia a dia. Confira!

  1. Se ainda não conhece, visite atacarejos e compare os preços aplicados no varejo.


  2. Faça uma lista e compre em maior quantidade os produtos que mais utiliza.


  3. Preste atenção à data de validade dos produtos para o “barato” não sair caro. Afinal, jogar fora produtos porque comprou muito e não foi possível consumir antes de vencer é o mesmo que jogar dinheiro no lixo.


  4. Junte pessoas conhecidas ou que moram no mesmo bairro ou condomínio para fazer compras de forma coletiva. Na época do material escolar, por exemplo, essa prática é muito comum entre as famílias. Cuidado para não ficar no prejuízo, caso as pessoas deixem de pagar. O mais indicado é fazer a “vaquinha” antes e não passar em um único cartão e dividir depois (essa prática é muito perigosa e nada indicada).


  5. Se está endividado por conta de muitas compras no varejo, avalie contratar empréstimo para quitar as dívidas (e experimente diminuir os gastos e comprar só o necessário no atacado, pagando mais barato).


Fez muitas compras no varejo ou no atacado e ficou endividado? Como resolver?

Já ficou claro que comprar no atacado pode minimizar os gastos por impulso e ajudar você a economizar, não é mesmo?

Porém, se você já está com dívidas e quer encontrar o crédito ideal para quitá-las, acesse o Serasa Crédito, o serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação leva poucos minutos.

Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se há ofertas de empréstimo disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito.


  2. Complete seu perfil

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.


  3. Faça uma simulação

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.


  4. Confira e compare opções

    Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".


  5. Finalize a contratação

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos.

    O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

    Para acompanhar outros conteúdos sobre educação financeira, é só acessar o blog da Serasa. Até a próxima!