Empréstimo com garantia de imóvel: vantagens e como contratar

O empréstimo com garantia de imóvel oferece taxas de juros menores em relação a outras linhas de crédito. Saiba como funciona e se vale a pena contratar

apertando mãos e uma casa pequena

Autor: Sara Moreira

Publicado em 14 de setembro de 2022

Se você procura linhas de crédito com juros menores e maior prazo de pagamento, então o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa opção.

Ele funciona de forma simples: basta que você tenha um imóvel registrado em seu nome para oferecer como garantia de pagamento das parcelas. Durante a vigência do contrato, você continua usufruindo do seu bem normalmente.

Quer saber detalhes de como funciona esse tipo de empréstimo? Então continue acompanhando!

 

O que é um empréstimo com garantia de imóvel?

Também chamado de CGI (Crédito com Garantia Imobiliária) ou de home equity, o empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de empréstimo pessoal.

Nele, o banco ou a instituição que fornece o crédito pede como garantia de pagamento um imóvel que esteja no nome de quem vai contratar.

Existem várias modalidades de empréstimo com garantia. Há instituições que oferecem, por exemplo, empréstimo com garantia de veículo, empréstimo com garantia de celular, além do empréstimo com garantia de FGTS – conhecido como empréstimo com antecipação do FGTS.

Oferecer o imóvel como garantia para conseguir um empréstimo apresenta uma série de vantagens, conforme veremos a seguir.

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Como funciona um empréstimo com garantia de imóvel?

Como funciona um empréstimo com garantia de imóvel?

No empréstimo com garantia de imóvel, a pessoa solicita um valor emprestado ao banco ou instituição financeira, oferecendo como garantia de pagamento das parcelas um imóvel que esteja em seu nome. Esse imóvel pode ser:

 

  • •  casa;
  • •  apartamento;
  • •  terreno;
  • •  imóvel comercial.

 

Aliás, esclarecendo uma dúvida comum, dependendo da instituição que fornecerá a linha de crédito, você pode colocar como garantia um imóvel financiado. O importante é que ele esteja no nome da mesma pessoa que assinará o empréstimo.

Durante a vigência do empréstimo, já que o imóvel fica alienado ao banco, a garantia fica registrada em cartório. O imóvel continua no nome da pessoa, que pode continuar usufruindo do bem, seja morando ou alugando. Ao final do pagamento do empréstimo, ele volta a ser totalmente do proprietário.

Uma dúvida comum é quanto à venda do imóvel durante a vigência do empréstimo. Enquanto algumas instituições de crédito não aceitam que o bem seja vendido antes do pagamento das parcelas, outras já permitem.

Nesse caso, o dono do imóvel pode quitar o empréstimo ou o novo comprador precisará assumir a dívida. O bem continuará alienado à instituição até o pagamento total das parcelas.

Se a pessoa não pagar as parcelas do empréstimo com garantia de imóvel, a instituição inicia o procedimento para tomar posse do bem, que vai a leilão. O dinheiro da venda é utilizado para amortizar a dívida – se houver saldo restante, ele é devolvido ao proprietário.

Leia também: Saia das dívidas com um empréstimo para negativado pessoa física.

Quais as vantagens de contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

A modalidade de empréstimo com garantia de imóvel apresenta muitas vantagens. Por conta disso, vem aumentando a quantidade de linhas ofertadas no Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), de janeiro a junho de 2022, já foram liberados mais de 13,7 mil empréstimos com garantia de imóvel, totalizando quase R$ 3 milhões.

Eis as principais vantagens do home equity:

 

Não é preciso dizer o motivo do empréstimo

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de empréstimo pessoal, portanto não é necessário informar ao banco ou instituição financeira como o dinheiro será utilizado.

Você pode utilizar o dinheiro para várias finalidades, como viagens, pagamento de dívidas, investimentos em negócios, reforma da casa etc.

As taxas de juros são mais baixas

Uma das grandes vantagens de deixar o imóvel como garantia de empréstimo são as taxas de juros, em geral menores que a de outras modalidades.

A depender do banco ou instituição credora, os juros podem ser até menores do que 2% ao mês, enquanto os de empréstimos sem garantia podem chegar a 20%.

Maior prazo de pagamento

No empréstimo com garantia de imóvel, você paga as parcelas com mais tranquilidade, podendo levar uma vida financeira mais organizada.

Isso porque os prazos de pagamento são mais longos em relação a outras linhas de crédito. Eles podem chegar a 180 meses (15 anos), dependendo do banco ou instituição financeira.

Maior quantia em dinheiro liberada

Se a pessoa precisa de uma quantia grande de dinheiro emprestada, o empréstimo com garantia de imóvel é uma boa opção.

Nele, é possível ter acesso a um crédito que representa até a metade do valor do bem, desde que não ultrapasse o limite de R$ 2 milhões.

É importante ressaltar que, assim como outros tipos de empréstimos e financiamentos, geralmente o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda mensal da pessoa.

Confira também: Empréstimo online, rápido e seguro

Passo a passo para contratar um empréstimo com garantia de imóvel

A seguir, confira todas as etapas de contratação do empréstimo com garantia de imóvel:

Passo 1: Simulação

Antes de tudo, é preciso pesquisar as opções de taxas de juros, prazos e outras condições nos diferentes bancos e instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito.

Passo 2: Solicitação

Encontrou a melhor proposta durante a simulação? Então o próximo passo é fazer a solicitação do empréstimo com garantia de imóvel no banco ou instituição financeira escolhida.

Essa solicitação pode ser feita nos canais oficiais, como agências, telefone, site ou aplicativo.

Passo 3: Análise de crédito

O terceiro passo é enviar a documentação pedida pelo banco para a análise de crédito.

Ele fará a verificação dos seus dados pessoais e bancários – incluindo o seu score de crédito – para avaliar se você terá condições de arcar com as parcelas do valor solicitado.

Passo 4: Avaliação do imóvel e análise jurídica

Nessa etapa, o banco ou instituição financeira fará mais uma verificação e triagem dos documentos e, ainda, o imóvel em questão será avaliado. Nessa etapa, uma vistoria é realizada para conferir a integridade do bem.

Passo 5: Assinatura do contrato

Com tudo aprovado, é hora de assinar o contrato, formalizando o empréstimo de garantia de imóvel. É importante lembrar que o imóvel será alienado ao banco e isso precisa ficar registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

E então? O que você achou dessa modalidade de empréstimo? Temos mais uma dica especial para ajudar você nessa importante decisão.

A Serasa tem uma plataforma de crédito chamada Serasa Crédito. Nela, é possível fazer uma pesquisa detalhada de todas as opções de empréstimo recomendadas a você – que dependem da análise do seu perfil. Nesse caso, você faz a melhor escolha e inicia os procedimentos.

Vamos começar? Então simule agora mesmo um empréstimo na página do Serasa Crédito e tire todas as suas dúvidas lá mesmo.