Navegação do blog
  1. Credito
  2. Blog
  3. Financiamento Caminhao

Financiamento de caminhão: conheça as opções

Saiba quais são as modalidades, instituições financeiras e a viabilidade para veículos usados.

Publicado em: 28 de março de 2024

Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Semi caminhões brancos

No cenário econômico atual, o financiamento de caminhão se destaca por impulsionar setores fundamentais, como logística e transporte. O acesso a recursos financeiros para a aquisição de veículos pesados não apenas impulsiona o crescimento do mercado, mas também desempenha um papel vital na expansão das atividades comerciais.

Seja para renovação de frota, seja para aquisição de modelos mais eficientes ou ampliação de capacidade, as opções de financiamento desempenham um papel crucial na viabilização desses objetivos.

Este artigo mostra a relevância econômica do financiamento de caminhão, os desafios e oportunidades que permeiam essa modalidade de crédito.

Leia também | Como é feita a análise de crédito para financiamento de veículo?

Assista | O que é amortização? Falando Dinheirês

Financiamento de caminhão: o que é

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, obtida por meio da luz do sol.

Tanto a luz quanto o calor dos raios solares são capturados por meio de painéis fotovoltaicos ou placas solares e, então, convertidos em energia.

Essa geração limpa de eletricidade é capaz de trazer energia para residências, empresas e indústrias em áreas urbanas ou rurais (nas casas, o sistema sempre é ligado à rede de distribuição local para que a produção excedente seja lançada no sistema).

O que é financiamento de energia solar

O financiamento de energia solar é uma maneira de viabilizar economicamente o acesso a essa tecnologia para pessoas físicas ou jurídicas.

Afinal, além de mão de obra especializada para a instalação, é preciso adquirir as placas solares para começar a gerar esse tipo de energia e o custo é alto para muitas pessoas.

Leia também | Como funciona a taxa sobre a energia solar

Como funciona o financiamento de energia solar

Como a geração de energia limpa é boa para toda a sociedade, existem leis e incentivos para que cada vez mais pessoas busquem essa alternativa.

Por exemplo, em algumas regiões pode haver isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a compra de equipamentos de geração fotovoltaica, descontos no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para quem instala e redução de Imposto de Renda sobre a venda de um imóvel que conta com sistema de geração solar.

O financiamento de energia é oferecido por diversas instituições financeiras com condições facilitadas de pagamento, como:

  • ●     possibilidade de financiar 100% do projeto, ou seja, sem necessidade de entrada;
  • ●     oferta de juros que podem ser menores que 2% ao mês;
  • ●     prazo de pagamento que pode variar de 5 a 10 anos.


Assim, o financiamento de energia solar funciona como qualquer tipo de financiamento – um banco analisa o perfil de um consumidor, empresta um valor para um fim específico, com juros e prazo de pagamento preestabelecidos.

A principal diferença para outros tipos de financiamento é o fato de o crédito para energia solar oferecer condições facilitadas, com o objetivo de realmente incentivar o consumidor a fazer a adesão ao sistema.

Afinal, ao fazer um financiamento de energia solar, ele troca o valor que paga na conta de luz por parcelas fixas do financiamento e, ao quitar o financiamento, não precisará mais pagar a conta de luz integralmente (somente a taxa mínima da concessionária).

Leia também | Financiamentos: quais os principais tipos? Vale a pena contratar?

O financiamento de energia solar vale a pena?

O financiamento de caminhões impulsiona empregos, negócios e aumenta a eficiência logística, desempenhando assim um papel central no progresso econômico.

Fomentando o comércio, o financiamento de caminhões fortalece a economia nacional, pois a eficiência no transporte de mercadorias é crucial para o dinamismo do mercado. Esse ciclo virtuoso pode ainda motivar investimentos em infraestrutura, contribuindo para um desenvolvimento contínuo e sustentável.

Existem diversas modalidades de financiamento para a aquisição de um caminhão. Conheça as principais opções para aquisição e suas características.

  • ●     Leasing
  • ●     Uso mediante aluguel: o leasing permite o uso do caminhão mediante o pagamento de uma espécie de aluguel.
  • ●     Opção de compra: ao final do contrato, geralmente há a opção de adquirir o veículo mediante pagamento de uma quantia predeterminada.
  • ●     Manutenção inclusa: algumas modalidades de leasing incluem serviços de manutenção, facilitando a gestão do veículo.

  • ●     CDC (Crédito Direto ao Consumidor)
  • ●     Crédito direto: o CDC oferece crédito direto para aquisição do caminhão.
  • ●     Propriedade imediata: ao finalizar o processo de financiamento, o comprador torna-se proprietário imediato do veículo.
  • ●     Flexibilidade de escolha: possibilita a escolha do veículo desejado, com flexibilidade para negociações e condições de pagamento.

  • ●     Consórcio
  • ●     Alternativa cooperativa que reúne um grupo de pessoas com objetivos similares.
  • ●     Os participantes contribuem mensalmente, concorrendo a sorteios ou ofertando lances.
  • ●     Proporciona um ambiente colaborativo para a obtenção do crédito.

  • ●     Financiamento direto
  • ●     Abordagem direta com instituições financeiras para obter o montante necessário.
  • ●     Opções flexíveis de pagamento e taxas de juros.

  • ●     Arrendamento mercantil
  • ●     Similar ao leasing, oferece a possibilidade de uso do veículo mediante pagamento mensal.
  • ●     Ao final do contrato, há a opção de compra ou renovação do contrato.

  • ●     Crédito de revendedor
  • ●     Algumas concessionárias oferecem crédito próprio para facilitar a aquisição.
  • ●     Pode incluir vantagens adicionais, como descontos ou planos especiais.


Com essa variedade de opções, os interessados podem escolher o método que melhor se alinha às suas preferências financeiras e objetivos.

Leia também | Qual Score é bom para financiamento?

Leia também | Existe uma tabela de Score para financiamento?

Financiamento de caminhão usado

O financiamento de um caminhão usado opera de maneira semelhante ao financiamento de um veículo novo, mas há considerações específicas a serem levadas em conta devido à natureza do veículo usado.

Conheças as principais informações necessárias antes de fazer um financiamento de caminhões usados.

  1. Verificação do valor do veículo

    Antes de aprovar o financiamento, a instituição financeira geralmente realiza uma avaliação do valor de mercado do caminhão usado. Esse valor influenciará a quantia que pode ser financiada.

  2. Idade e quilometragem

    A idade e a quilometragem do caminhão podem afetar as condições do financiamento. Veículos mais antigos ou com maior quilometragem podem ter termos diferentes em comparação com veículos mais novos.

  3. Entrada e prazo do financiamento

    A exigência de uma entrada (ou entrada inicial) pode ser mais comum para caminhões usados. O prazo do financiamento pode variar, mas geralmente é menor que para veículos novos.

  4. Taxas de juros

    As taxas de juros podem ser um pouco mais altas para caminhões usados, refletindo o maior risco percebido pelos credores devido à depreciação e ao potencial desgaste.

  5. Histórico do veículo

    O histórico do caminhão usado, incluindo eventuais acidentes ou problemas mecânicos, pode influenciar a decisão do credor e as condições do financiamento.

  6. Papel do comprador

    O comprador deve fornecer informações detalhadas sobre o caminhão e pode precisar realizar uma inspeção mais rigorosa em comparação com um veículo novo.

  7. Negociação com o vendedor

    Em muitos casos, a instituição financeira pode exigir que a negociação de financiamento seja realizada por meio de um revendedor ou vendedor autorizado.

  8. Seguro

    O comprador geralmente é obrigado a obter um seguro abrangente para proteger o veículo financiado.

  9. Pagamentos mensais

    O comprador efetua pagamentos mensais ao longo do prazo do financiamento até a quitação do empréstimo.

    É fundamental compreender completamente os termos e condições do financiamento de um caminhão usado e esteja ciente das condições específicas associadas a veículos previamente utilizados.

    Comparar ofertas de diferentes instituições financeiras e negociar termos favoráveis são práticas importantes ao buscar financiamento para um caminhão usado. 

    Leia também | Transferência de financiamento de veículo: como funciona?

Qual banco financia caminhão?

Vários bancos oferecem serviços de financiamento para aquisição de caminhões. Alguns dos principais bancos e instituições financeiras que atuam nesse segmento são:

  1. Banco do Brasil

    O Banco do Brasil oferece linhas de crédito específicas para aquisição de veículos, incluindo caminhões.

  2. Caixa Econômica Federal

    A Caixa oferece opções de financiamento para veículos, incluindo caminhões, por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

  3. Banco Bradesco

    O Bradesco é conhecido por oferecer financiamentos para veículos, abrangendo diferentes categorias, como caminhões.

  4. Itaú Unibanco

    O Itaú disponibiliza linhas de crédito para aquisição de veículos, e caminhões podem ser incluídos nesses financiamentos.

  5. Santander

    O Santander também oferece opções de financiamento para veículos, incluindo caminhões, por meio de suas linhas de crédito automotivo.

  6. Banco do Nordeste

    O Banco do Nordeste oferece diversas linhas de crédito para fomentar o desenvolvimento regional, incluindo financiamento para aquisição de caminhões.

  7. Safra

    O Banco Safra disponibiliza soluções de crédito, incluindo financiamento para veículos comerciais como caminhões.

  8. Banco PAN

    O Banco Pan oferece opções de financiamento para veículos, incluindo caminhões, por meio do CDC.

    Essas instituições financeiras costumam ter diferentes modalidades de financiamento, como leasing, CDC e outras, permitindo que os interessados escolham a opção que melhor se adéqua às suas necessidades e condições financeiras.

Serasa Crédito

Além do financiamento, existem diversas outras formas de crédito. O Serasa Crédito é uma plataforma de simulação e comparação de diferentes ofertas de crédito.

Disponível de forma online e gratuita nos canais oficiais da Serasa, o serviço busca e compara rapidamente as melhores opções. Havendo ofertas para seu CPF, a contratação* leva poucos minutos. Confira o passo a passo:

  • ●     Acesse o Serasa Crédito via site ou baixe o app (Android e na iOS)
  • ●     Faça login. Se ainda não possuir um cadastro, crie o seu grátis na hora;
  • ●     Selecione o serviço desejado (cartão de crédito ou empréstimo) e preencha as informações solicitadas para completar seu perfil de crédito;
  • ●     Compare as opções disponíveis para você e faça a solicitação. Agora é só aguardar a resposta do seu pedido para finalizar a contratação*.


 *A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Pesquise quantas vezes quiser, grátis e sem afetar o Serasa Score.

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados