Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Tabela Score Financiamento

Existe uma tabela de Score para financiamento?

Saiba como o Score funciona e qual pontuação é boa para financiamento.

Publicado em: 20 de dezembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher, mãos e telefone à noite para comunicação, redes sociais ou navegação na cidade. Closeup de uma pessoa ou funcionária trabalhando até tarde no aplicativo móvel do smartphone para bate-papo on-line ou mensagens de texto

Será que existe uma tabela de Score para financiamento de veículos, ou seja, uma pontuação mínima para conseguir financiar uma moto ou um carro? Se existe, qual é essa tabela?

Neste conteúdo, confira tudo sobre o assunto e entenda como funciona a pontuação de crédito, com quantos pontos um financiamento já pode ser liberado e ainda como melhorar o Serasa Score.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que indica o risco de crédito associado aos consumidores.

O Serasa Score vai de 0 a 1.000 e indica ao mercado a probabilidade de um consumidor que busca crédito pagar as parcelas ou faturas em dia pelos próximos meses. 

Essa pontuação é um dos critérios utilizados por bancos, instituições financeiras ou empresas de serviços para a concessão de crédito – empréstimo, financiamento, crediário, cartão etc. 

Quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances de obter respostas positivas ao solicitar qualquer tipo de crédito.

Por outro lado, quanto mais próximo do zero, menores são as chances de ter acesso ao mercado de crédito.

Leia também | Como é feita a análise de crédito para financiamento de veículo?

Existe uma tabela de Score para financiamento?

Cada instituição é responsável pela decisão de crédito, por isso não existe uma tabela com pontuação mínima de Score para ter o financiamento aprovado. Cada empresa pode ter seus critérios mínimos de aprovação, incluindo pontuação de crédito, mas que podem ser diferentes em relação a outras empresas.  

O que existe é uma divisão do Serasa Score por faixas de classificação. Cada faixa está associada a diferentes riscos de inadimplência e, consequentemente, a diferentes probabilidades de obter crédito. Confira as quatro faixas de pontuação do Serasa Score.

PontuaçãoSignificadoDetalhes
0 a 300 Score muito baixo Essa faixa de pontos indica grande probabilidade de inadimplência. Portanto, a chance de conseguir crédito é considerada muito baixa.
301 a 500 Score baixo Essa faixa de pontos indica considerável probabilidade de inadimplência. Portanto, existe baixa chance de conseguir crédito.
501 a 700 Score bom Essa faixa de pontos indica baixa probabilidade de inadimplência. Portanto, existe uma boa chance de conseguir crédito.
701 a 1000Score excelente Essa faixa de pontos indica probabilidade muito baixa de inadimplência. Portanto, há alta chance de conseguir crédito.

Qual faixa é boa para financiamento?

O Serasa Score é apenas um dos critérios utilizados pelos bancos na hora de conceder crédito. Existem outros fatores que levam à concessão de crédito ao consumidor. 

De forma geral, um Score classificado como “bom”, na faixa de 501 a 700 pontos, já é uma pontuação boa para financiamento. 

A faixa seguinte, “excelente”, de 701 a 1000 pontos, é ainda melhor.

Nunca é demais reforçar que mesmo um Score alto não garante aprovação automática em financiamento. A decisão é sempre da instituição financeira.

Como o Serasa Score é calculado

O cálculo da pontuação do Serasa Score leva em conta quatro critérios. São eles:

Compromisso com o crédito – peso na pontuação: 55%

São considerados os pagamentos de contratos de crédito ativos ou finalizados nos últimos 12 meses. O pagamento em dia do cartão de crédito também entra aqui. 

Registro de dívidas e pendências – peso na pontuação: 33%

São consideradas dívidas pagas ou pendentes de quitação na base da Serasa. Por isso, é importante evitar a negativação do CPF para que a pontuação não caia. 

Consultas ao seu CPF – peso na pontuação: 6%

São consideradas consultas ao CPF do consumidor feitas pelas empresas. Muitas consultas em um curto período significam mais pedidos de crédito, e isso afeta levemente a pontuação, em até 60 pontos. 

Evolução financeira – peso na pontuação: 6%

É considerado o tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas. Por isso, é importante manter o cadastro na Serasa sempre atualizado. 

Leia também | Como descobrir o Score: acesse sua pontuação

Como consultar o Serasa Score

Para saber qual é o seu Score no momento e se ele pode ser bom para financiamento, é só acessar gratuitamente o site ou app da Serasa.

Para isso, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.82 de 5

Artigos relacionados