Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Descobrir Score

Como descobrir o Score: acesse sua pontuação

Para conhecer seu Score, basta acessar gratuitamente o site ou aplicativo da Serasa e consultar a pontuação.

Publicado em: 29 de novembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Close-up do homem mão em um telefone navegando nas redes sociais enquanto está ao ar livre na rua da cidade. Cara lendo um artigo ou blog em um site com um smartphone em uma estrada urbana da cidade.

Se a dúvida é como descobrir o Serasa Score, essa é uma consulta simples e gratuita. Não é preciso fazer nenhuma solicitação formal nem ligar para alguma central. Todo titular de CPF maior de idade pode conhecer seu Serasa Score gratuitamente.

Entenda neste artigo como fazer a consulta.

Leia também | Como consultar Score na Serasa

O que é o Serasa Score

O Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1.000 e indica para o mercado a probabilidade de um cliente pagar as contas em dia pelos próximos meses. Lojas ou instituições bancárias consultam a pontuação para ter mais segurança ao negociar crédito e diminuir o risco de inadimplência.

Essa informação é consultada pelas empresas quando alguém parcela uma compra, solicita um cartão de crédito ou simula um financiamento, por exemplo. Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de o cliente pagar as faturas em dia.

A pontuação reflete uma fase da vida financeira de uma pessoa. Não é um valor fixo, varia conforme a evolução financeira do consumidor. Assim, o Serasa Score não define um consumidor, apenas reflete o momento atual de suas finanças.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

Como descobrir o Score: o passo a passo

Toda pessoa com CPF e maior de 18 anos tem um Serasa Score. Além das empresas, que podem consultar a pontuação antes de ceder crédito, apenas o próprio usuário tem acesso à sua pontuação de crédito. Não é permitido a uma pessoa física consultar a pontuação de terceiros.

O acesso é gratuito e pode ser feito quantas vezes o usuário desejar. A consulta é feita a partir do número de CPF. Acompanhe o passo a passo:

  • ●      Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login com o CPF e a senha cadastrada.
  • ●      Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá logo na primeira página.

O que é considerado um Score bom?

A pontuação de 0 a 1.000 é dividida em quatro classificações principais. Entenda quais são e o que significam:

PontuaçãoClassificaçãoO que significa
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

Dessa forma, a partir de 501 pontos o Score é considerado bom. Isso significa que a probabilidade de inadimplência nessa faixa de classificação é baixa, e as pessoas com esse Score têm boas chances de conseguir crédito.

Um Serasa Score bom ou excelente indica uma boa probabilidade de obtenção de crédito, mas nunca uma certeza. A Serasa é responsável pelo cálculo e por compartilhar essa informação, mas é sempre a empresa que decide se libera ou não crédito para os consumidores. Cada instituição tem suas próprias regras.

Leia também | Manual Score da Serasa: o guia oficial

É seguro pagar para aumentar Score?

Não! Fique alerta: qualquer oferta de aumento de Score mediante pagamento é golpe. O Serasa Score aumenta ou diminui conforme o histórico e as decisões financeiras dos usuários.

As únicas formas de fazê-lo aumentar serão sempre gratuitas e estão baseadas principalmente em:

  • ●      evitar dívidas ou regularizar os débitos;
  • ●      pagar as contas sempre em dia;
  • ●      buscar crédito com cautela;
  • ●      manter os dados atualizados na Serasa.


Leia também | Como aumentar Score grátis: 6 dicas práticas

Onde consultar Score de forma confiável

A única forma confiável de consultar o Serasa Score é pelo site ou aplicativo oficial da Serasa. Desconfie de e-mails ou mensagens de outros remetentes que usam o nome da Serasa para solicitar informações – há muitos golpes com o objetivo de roubar dados.

Além do Serasa Score, há outras pontuações de crédito calculadas pelos demais birôs de crédito autorizados pelo Banco Central: SPC Brasil, Boa Vista, Quod e TransUnion. Como cada um tem banco de dados e critérios próprios de cálculo, a pontuação pode ser diferente do Serasa Score.

Por que é importante descobrir o Serasa Score?

A consulta ao Serasa Score é importante para a vida financeira, mesmo para quem não está com planos de fazer um financiamento ou contratar um empréstimo. A pontuação de crédito funciona como um termômetro para as finanças pessoais: se ela está baixa, pode ser uma sinalização de dívidas ou comportamentos arriscados.

Na própria tela que revela a pontuação, aparecem os fatores que levaram àquela pontuação. A partir desse diagnóstico, é possível traçar novas estratégias financeiras.

Posso bloquear a consulta ao meu Score?

O bloqueio à consulta ao Serasa Score feita por lojas ou bancos é uma das funções que a assinatura do Serasa Premium oferece. Ao ser bloqueada, a pontuação não pode ser visualizada por terceiros.

Essa ferramenta pode ser acionada nos períodos em que o usuário não tem interesse em contratar crédito. O desbloqueio do Score pode ser feito a qualquer momento.

O Serasa Premium também monitora 24 horas por dia o CPF e o CNPJ, trazendo informações e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações* e muito mais.  

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados