Como funciona o desconto do consignado privado? Entenda
Como funciona o desconto do consignado privado? EntendaData de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Publicado em: 23 de maio de 2024
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Fazer um financiamento para reforma parece muitas vezes a única alternativa na hora de repaginar uma casa ou apartamento. E não é para menos. Nos últimos tempos, o custo dos materiais de construção e da mão de obra aumentou significativamente.
Para se ter ideia, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10) – que verifica os preços de materiais, equipamentos, mão de obra e serviços – está acumulado em +1,63% em 2024, conforme dados divulgados em 16 de maio. Em 12 meses, o índice registrou variação de +3,77%.
Esses dados, na prática, revelam que reformar ou construir, de fato, tem se tornado ainda mais desafiador. Nesse cenário, recorrer a crédito no mercado para esse fim é um caminho possível para tirar os projetos do papel.
Neste artigo, confira opções de financiamento para reforma e entenda se vale a pena contratar empréstimo para começar (e finalizar) uma obra em um imóvel.
Financiamento para reforma é um tipo de crédito oferecido por bancos e instituições financeiras para quem deseja reformar um imóvel para moradia. Geralmente reformas de pontos comerciais não são permitidas nessa modalidade de crédito.
Como qualquer financiamento, o de reforma costuma contar com prazos de pagamento longos (podem chegar a 35 anos), são liberados ou não somente após análise de crédito feita pela instituição financeira e oferecem taxas de juros mais baixas quando comparadas a um empréstimo pessoal.
Obrigatoriamente o dinheiro emprestado precisa ser utilizado para custear a compra de materiais de construção, mão de obra e outros serviços relacionados à reforma.
Depois, o dinheiro emprestado, acrescido de juros e outras taxas, é devolvido ao banco em parcelas mensais.
Cada instituição financeira tem suas próprias regras em relação às especificações do financiamento para reforma. Por exemplo, algumas podem exigir que a pessoa solicitante seja de fato a proprietária do imóvel. ou que não possua outro imóvel no local ou região em que mora ou pretende morar após a reforma.
Algumas das principais modalidades de crédito para reformar a casa sem gastar muito são:
É um tipo de financiamento exclusivo para construção e reforma. Esse produto bancário permite financiar a compra dos materiais de construção necessários para a realização da obra. Geralmente a compra dos materiais de construção deve ser realizada somente em lojas credenciadas.
O empréstimo com garantia de imóvel é também conhecido como home equity. É considerado uma das modalidades de crédito que aplicam as menores taxas de juros.
Isso acontece porque, quando se toma empréstimo colocando um imóvel como garantia de pagamento da dívida, consequentemente o risco de inadimplência é menor.
De forma geral, o valor a ser emprestado pode chegar até a 60% do valor do imóvel. É uma opção interessante também porque, ao contrário do financiamento, não obriga o consumidor a revelar o objetivo do empréstimo.
Essa modalidade funciona como a anterior. A diferença é que o bem deixado como garantia é o carro, não o imóvel.
Nesse caso, o valor máximo para a tomada do crédito tende a ser menor, já que carros custam menos que casas e o crédito liberado é proporcional ao valor do bem.
Além disso, o prazo de pagamento costuma ser também em menor tempo, normalmente, 24 meses.
O empréstimo consignado também funciona como uma espécie de crédito com garantia e as taxas de juros também são consideravelmente menores que as aplicadas em outras modalidades de crédito.
Nessa modalidade, o salário fica como garantia de pagamento da dívida e a parcela é descontada diretamente do holerite.
Confira as principais vantagens e desvantagens de contratar um financiamento para reforma.
O melhor crédito ou financiamento para reforma ou construção é aquele que oferece o valor necessário para realizar a obra do começo ao fim, com os menores juros.
Para decidir qual a melhor oferta, é necessário comparar propostas de diversas instituições.
É preciso considerar a real necessidade da reforma e o contexto financeiro de cada pessoa ou família para avaliar se vale a pena contratar um financiamento para reforma.
Em geral, o financiamento costuma ser um produto de crédito interessante, já que oferece juros relativamente baixos e prazos confortáveis de pagamento.
Ainda assim, qualquer decisão de tomada de crédito requer cautela (crédito consciente).
Na hora de escolher a melhor instituição, é fundamental lembrar de observar toda e qualquer taxa que será cobrada e todo o valor imputado ao consumidor e analisar também o custo efetivo total (CET) do empréstimo.
Além disso, tenha em mente que, por mais que sejam caras, as reformas, além de melhorarem a qualidade de vida das pessoas que residem na casa, ainda podem impactar positivamente no valor do imóvel.
Além do financiamento, existem diversas outras modalidades de crédito no mercado.
● Pronto! Agora é só aguardar a resposta para finalizar a contratação.
E mais: ao simular ou contratar crédito, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
*A análise de crédito é feita por parceiros; sem garantia de aprovação. Simule quantas vezes quiser de graça e sem afetar o seu Serasa Score.
Data de publicação 6 de agosto de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 1 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 17 de julho de 20257 minutos de leitura