O que é empréstimo pessoal e como contratar?

O empréstimo pessoal é uma boa opção para quem precisa de dinheiro com mais rapidez. Saiba como ele funciona e como contratar!

rapaz sonhando com imóvel e carro

Autor: Sara Moreira

Publicado em 14 de setembro de 2022

O empréstimo pessoal é uma das formas mais tradicionais de se obter dinheiro de forma rápida. 

Ele pode ser utilizado para várias finalidades, como reformar a casa, quitar dívidas, construir uma reserva financeira, fazer uma viagem, trocar de carro, etc.  

É importante saber tudo a respeito das linhas de crédito oferecidas pelo mercado, pois as taxas de juros variam de acordo com cada instituição. Além disso, na maioria das vezes é preciso se organizar financeiramente para ter a solicitação aprovada. 

Por isso, preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber antes de pedir um empréstimo pessoal. Acompanhe!

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal, também chamado de crédito pessoal, é uma quantia em dinheiro concedida por um banco ou instituição financeira a pessoas físicas.  

Uma das principais características desse tipo de linha de crédito é que você pode utilizar o dinheiro da forma que quiser – ao contrário de um financiamento, por exemplo, que deverá ser gasto apenas com a finalidade para a qual foi contratado.  

Na prática, o banco libera o empréstimo e o consumidor se compromete a devolver a quantia em parcelas mensais, com acréscimo de juros. Em geral, o valor desse pagamento não pode ultrapassar 30% da renda da pessoa para não pesar no orçamento.  

Cada banco ou instituição financeira tem condições e políticas próprias para liberar empréstimo pessoal, mas alguns requisitos são comuns: 

 

•Ter nascido no Brasil ou ser residente fixo no país; 

•ter entre 18 e 79 anos de idade; 

•ter bom histórico de pagamento; 

•estar com o nome limpo (embora também haja linhas de crédito específicas para negativados).

Quais as vantagens de contratar um empréstimo pessoal?

Não é à toa que o empréstimo pessoal é muito solicitado pelos brasileiros. Ele apresenta vantagens em comparação a outras linhas de crédito. 

Pesquisa exclusiva de 2020 da Serasa analisou o perfil de quem contrata empréstimo pessoal, com base em uma amostra de 1,7 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Positivo.  

O resultado mostrou que a maioria das pessoas que pedem essa linha de crédito tem acima de 60 anos de idade e costuma pagá-la com pontualidade. Em maio daquele ano, mais de 90% das pessoas nessa faixa etária estavam em dia com o pagamento das parcelas.  

Além de permitir usar o dinheiro da forma que a pessoa preferir, sem precisar justificar o motivo ao banco ou instituição financeira, confira a seguir outras vantagens do empréstimo pessoal: 

Liberação mais rápida do dinheiro

De modo geral, a burocracia para liberar o dinheiro é mais rápida em comparação a outras linhas de crédito, como um financiamento, por exemplo. 

Além disso, com as facilidades da tecnologia, existem várias opções de empréstimo online seguro, em que você pode fazer praticamente todo o procedimento de forma virtual.   

Por isso, é importante ter um bom histórico de pagamento. A pontuação do Serasa Score, por exemplo, podem é bom indicativo da sua saúde financeira

Taxas de juros mais baixas em relação a outras formas de crédito

As taxas de juros do empréstimo pessoal não são as mais baixas, mas, se você comparar com outras formas de crédito – como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito –, verá que são menores.  

Enquanto no empréstimo pessoal os juros ficam em torno de 4% ao mês, no cheque especial os valores podem chegar a 12% ao mês, o que representa quase 145% ao ano.  

O rotativo do cartão de crédito tem juros ainda mais altos. Caso você não pague o valor integral da fatura, saiba que o juro médio gira em torno de 346,3% ao ano.  

Assim, pegar um empréstimo pessoal para quitar dívidas de cartão de crédito ou cheque especial pode ser uma boa saída. 

Possibilidade de antecipar parcelas

Outra vantagem do empréstimo pessoal é que você pode antecipar o pagamento das parcelas para ter mais descontos, incluindo o abatimento proporcional de juros. 

Por exemplo, se você contratou um empréstimo de 36 parcelas e conseguiu reunir um valor para pagar mais de uma fatura no mês, a instituição dará um desconto que pode ser interessante. Sem falar que você consegue quitar a dívida mais rapidamente. 

Como pedir um empréstimo pessoal?

Hoje em dia, é mais fácil pedir uma linha de crédito pessoal de forma online, pois vários bancos e instituições financeiras conhecidas do mercado disponibilizam empréstimos seguros de forma virtual.  


Por isso, confira um passo a passo para solicitar um empréstimo pessoal: 

 

  • •Faça uma simulação gratuita nos sites dos bancos e instituições financeiras para conferir as opções de linhas de crédito disponíveis para você.   
  • •Analise todas as opções fornecidas, conferindo a melhor taxa de juros e condições de pagamento. 
  • •Faça a solicitação do empréstimo pessoal no banco ou instituição que você escolher. 
  • •Envie todos os documentos solicitados (em geral, são pedidos documentos pessoais, comprovante de residência e documentos de comprovação de renda). 
  • •O banco fará a análise de crédito de acordo com os seus documentos e o seu histórico de crédito.  
  • •Se a análise de crédito for aprovada, a instituição enviará o contrato para ser assinado (leia com muita atenção). 
  • •Contrato assinado? O dinheiro do empréstimo cai na sua conta – o prazo costuma ser de 24 horas, dependendo da instituição.  


Caso a análise de crédito seja reprovada, tenha calma. Verifique o que pode ter acontecido e prepare-se para uma nova solicitação. Outra opção é verificar com outros bancos e instituições financeiras a possibilidade de liberação do crédito.

Como pedir um empréstimo online?

Onde simular um empréstimo pessoal?

Vimos que o empréstimo pessoal é uma boa opção para quem precisa de dinheiro de forma mais rápida.  

No entanto, sabemos que a etapa de pesquisar todas as opções em bancos e financeiras pode levar tempo – e você quer pedir um empréstimo online urgente, certo?  

Por isso, a Serasa facilita esse procedimento para você por meio da plataforma Serasa Crédito.  

Nela, você faz simulação de empréstimo de forma 100% gratuita e online, para verificar se existem opções de empréstimo pessoal disponíveis para você.  

Caso existam opções, você pode fazer a solicitação de forma simples e online. Ah, a plataforma também dá acesso a outros tipos de empréstimo e opções de cartão de crédito, de acordo com o seu perfil. 

Assista

Tutorial Serasa Crédito

É importante ressaltar que o Serasa Crédito não é uma empresa que concede empréstimos. Ela apenas divulga as opções das empresas parceiras – e cada uma delas tem suas próprias regras. Por isso, a Serasa não garante que, no momento da simulação, haja opções disponíveis para o seu perfil, ok? 

 

E então, se interessou pelo assunto? Faça agora mesmo uma simulação de empréstimo pessoal de forma gratuita no Serasa Crédito.