Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicado
Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicadoData de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Publicado em: 15 de dezembro de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Em busca de soluções para recomeçar a vida financeira, consumidores podem se deparar com ofertas que trazem riscos de endividamento, como cartão de crédito que não consulta SPC e Serasa.
Não podem. O Artigo 54-C do Código de Defesa do Consumidor proíbe ofertas de crédito ao consumidor que indiquem que a operação pode ser concluída sem consulta a serviços de proteção ao crédito.
Essa modalidade, num primeiro momento, pode até parecer uma oportunidade interessante de acesso a crédito mesmo em situações de restrição para colocar as contas em dia e recomeçar a vida financeira. No entanto, é fundamental conhecer e se aprofundar em todas as características desse tipo de cartão, em especial taxa de juros e tarifas aplicáveis.
A Lei do Superendividamento (14.181/2021) define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume a impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência. Quando alguém está superendividado, pode ter dificuldade de suprir necessidades básicas, como alimentação e moradia.
Isso costuma trazer sérias consequências na vida pessoal (psicológica, econômica e social) e familiar.
Relacione todos os ganhos e gastos, inclusive os menores (até com o cafezinho) e analise diariamente a planilha para identificar eventuais escapes de dinheiro. A Serasa disponibiliza, gratuitamente, uma tabela de controle de gastos para começar essa organização a partir de hoje.
Demonstre a situação financeira para a família e discutam as prioridades de gastos e metas em comum. Avaliem juntos quanto de dinheiro será necessário reservar para cada necessidade.
A velha e boa reflexão antes de comprar: entenda a real necessidade daquele produto ou serviço.
Estabeleça metas e prioridades de consumo no longo e médio prazo, sabendo que nem tudo pode ser adquirido ao mesmo momento.
Avalie a possibilidade de comprar à vista.
No caso de compras a prazo, compare os tipos de contrato, além das taxas de vários bancos e prazos de pagamento.
Se optar por usar o cheque especial ou o pagamento mínimo do cartão de crédito, redobre o cuidado e consulte outras opções junto ao seu banco. Essas modalidades podem apresentar taxas de juros muito elevadas, o que aumentaria significativamente suas dívidas.
Não comprometa mais que 30% de sua renda com dívidas.
Renegocie as dívidas para obter taxas de juros menores.
Sempre que possível, procure atividades para aumentar e complementar a sua renda.
Seja mais feliz controlando seu dinheiro sem ser controlado por ele.
Abordando desde práticas para manter o equilíbrio financeiro até orientações sobre os recursos disponíveis para os consumidores, o Manual do Endividado é um e-book desenvolvido pela Serasa para assegurar uma tomada de decisão mais consciente e informada diante das finanças pessoais. No manual, você encontrará:
*CONTRAPROPAGANDA EM ATENDIMENTO AO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA SAJ/MP Nº 09.2023.00021465-2 – DECON CE
Data de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 12 de dezembro de 20247 minutos de leitura