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Como se preparar para a Black Friday: checklist final | Blog Crédito

Saiba como se preparar para a data e atender a demanda dos clientes sem comprometer a saúde financeira da loja.

Atualizado em: 11 de novembro de 2025

Categoria CréditoTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Black Friday, mulher segurando muitas sacolas de compras enquanto caminhava no fundo shopping center

A contagem regressiva para a Black Friday 2025 começou! Faltando poucas semanas, o foco agora não é mais planejar, mas sim ajustar. 

A cada ano que passa, os consumidores estão mais exigentes e informados, buscando não apenas descontos, mas uma experiência de compra fluida e confiável.  

Por isso, saber como se preparar para a Black Friday vai muito além de definir os descontos nos produtos, envolvendo logística, infraestrutura robusta para suportar o pico de acessos, estratégias de marketing e um bom plano de atendimento ao cliente.  

Com a projeção de que o faturamento do e-commerce chegue a R$ 13 bilhões em 2025, a data exige que os varejistas estejam bem preparados para conseguir bons resultados nas vendas.  

Neste artigo, preparamos a checklist final para ajudar na preparação do seu negócio. 

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Falta pouco: o que priorizar para garantir o sucesso nas vendas?

Com a Black Friday tão próxima, é momento de dar atenção aos principais pilares que mais impactam o resultado das vendas de um negócio: 

  • Infraestrutura; 
  • Experiência do usuário; 
  • Ofertas;  
  • Comunicação; 
  • Logística;  
  • Atendimento. 

O portal E-commerce Brasil aponta que a revisão das estruturas de acesso, checkout e meios de pagamento evita quedas de conversão do público em clientes.  

Sobre as ofertas, o que vai determinar o sucesso de vendas não é apenas o “desconto alto”, mas a garantia de promoção real. A clareza e a credibilidade das ofertas são fundamentais para evitar reclamações dos consumidores.  

Por fim, dar atenção à logística, ao estoque e ao atendimento evita a frustração de  um possível cliente que queria um produto resgatado ou o aborrecimento com atraso na entrega do produto que foi tão desejado.  

Leia mais | Guia para vender mais em datas sazonais: como aproveitar o Dia do Cliente 

Checkup de estoque e logística: você está preparado para a demanda?

Uma boa preparação logística e do estoque para a Black Friday são a principal base para realizar uma promoção bem-sucedida, pois não basta vender, é preciso entregar. 

Por isso, um erro neste pilar pode comprometer não apenas o lucro do evento, mas a reputação do negócio a longo prazo. 

Neste caso, considere os seguintes pontos de revisão na reta final de preparação:

  1. Priorize oferecer na data apenas produtos com estoque garantido e com fornecedores confiáveis. 


  2. Identifique os produtos que serão o carro-chefe da Black Friday e mova-os para áreas mais acessíveis do estoque.  


  3. Estabeleça um limite de segurança para os principais produtos. Ou seja, compre mais do que sua previsão normal. 


  4. Garanta clareza na logística de entrega. Prazos de frete, devoluções e trocas devem estar definidos antes do evento para evitar desgaste. 


  5. Garanta um estoque abundante de caixas, fitas, etiquetas e demais embalagens. A falta de insumos básicos pode paralisar toda a operação de envio. 


  6. Negocie e revise as condições de frete com as transportadoras para o período da Black Friday.  


  7. Escolha um ou dois produtos populares e venda-os a preço de custo ou até um pouco abaixo. O objetivo desta estratégia não é o lucro direto, mas sim gerar tráfego e conversão. Use esses produtos para atrair o cliente e aplicar a estratégia de upsell (produto de maior valor) ou cross-sell (produtos complementares). 


  8. Revise os e-mails de confirmação de pedido e a página de rastreio. Inclua a expectativa de entrega e as informações de contato do SAC de forma clara. 

Ajuste fino no marketing: suas ofertas estão prontas para brilhar?

Na reta final para a Black Friday, o foco do marketing é garantir que as ofertas cheguem às pessoas certas. Este não é o momento ideal para testar novas plataformas, mas de polir os meios de comunicação já utilizados. 

As principais dicas para seguir neste momento são: 

  • Crie um calendário de campanha com conteúdos de “teaser” e “spoiler” para gerar expectativa nos consumidores, contagem regressiva, revelação de ofertas da Black Friday e posts anunciando as últimas horas da promoção. 

  • Também crie posts de tutoriais rápidos (se aplicável), lembretes sobre prazos de entrega e política de troca para ajudar na experiência pós-compra dos consumidores.  

  • Utilize modelos padronizados de posts de redes sociais e e-mail para agilizar a produção. 

  • O desconto, e o preço original riscado, deve ser a informação mais visível nos anúncios. Use cores vibrantes e chamadas de ação (CTA) diretas, como “compre agora” e “ver desconto”.  

  • Garanta que todas as imagens utilizadas em anúncios pagos estejam em conformidade com as regras das plataformas Google Ads e Meta Ads e com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não use termos enganosos nas publicidades.  

  • Crie uma lista de clientes VIP que compraram altos valores ou com frequência para oferecer acesso antecipado às ofertas ou um desconto extra exclusivo.  

  • Prepare e-mails para os consumidores que abandonaram seus carrinhos e tente oferecer um incentivo para que a compra seja finalizada (exemplo: frete grátis para compras acima de determinado valor ou desconto extra). 

  • Prepare e-mails para os consumidores que abandonaram seus carrinhos e tente oferecer um incentivo para que a compra seja finalizada (exemplo: frete grátis para compras acima de determinado valor ou desconto extra). 

  • Se possui dados de produtos favoritados em seu site, envie e-mails para os clientes interessados nesses itens.  

  • Garanta que todos os links de destino utilizados nas campanhas de e-mail e anúncios estejam corretos e direcionem o usuário diretamente para os produtos com desconto.  

  • Use métricas de taxa de abertura, cliques, engajamento e conversão para ajustar os anúncios em tempo real.  

  • Garante que todos os canais (site, redes sociais e e-mail) estejam alinhados em linguagem, identidade visual e oferta para que a campanha seja coesa.  

Você sabia?

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Operação e atendimento: sua equipe e seu site vão aguentar o pico?

Durante a Black Friday, falhas no site ou no atendimento não apenas fazem o site perder a venda imediata, como também geram avaliações negativas que podem prejudicar sua reputação.  

Por isso, é necessário testar a infraestrutura do site para evitar quedas ou lentidão, bem como treinar a equipe para lidar com o aumento de demandas, canais de contato e possíveis imprevistos. 

Em relação ao site, tenha atenção aos seguintes pontos: 

  • Utilize ferramentas para simular um volume de acessos 2 a 3 vezes maior (teste de estresse) do que o seu maior pico histórico de tráfego.  

  • Durante o teste de estresse, monitore o tempo de resposta nas páginas de produtos mais vendidos e em todo o processo de compra (selecionar o produto, carrinho e finalização).  

  • Tenha um plano de backup pronto para ativar em caso de sobrecarga no site.  

  • Se usar serviços em nuvem, configure o escalonamento automático (autoscaling) para que novos recursos sejam adicionados instantaneamente quando a demanda da página aumentar. 

  • Defina alertas de monitoramento para disponibilidade (uptime), tempo de carregamento e taxas de erro. A equipe de tecnologia da informação (TI) ou fornecedor deve estar de sobreaviso, pronta para agir quando um alerta disparar.  

Durante a Black Friday, falhas no site ou no atendimento não apenas fazem o site perder a venda imediata, como também geram avaliações negativas que podem prejudicar sua reputação.  

Por isso, é necessário testar a infraestrutura do site para evitar quedas ou lentidão, bem como treinar a equipe para lidar com o aumento de demandas, canais de contato e possíveis imprevistos. 

Em relação ao site, tenha atenção aos seguintes pontos: 

  • Treine a equipe de atendimento para os cenários mais prováveis de acontecer na Black Friday, como atraso na entrega, como consultar o rastreio, esclarecimento das regras do desconto e dos cupons, política de trocas e devoluções usual ou especial para o evento.  

  • Estruture o atendimento para vários canais (chat, WhatsApp, redes sociais, e-mail, telefone) e de forma integrada. 

  • Prepare uma biblioteca de respostas padronizadas (canned responses) para as 20 perguntas mais frequentes dos consumidores. Isso garante agilidade, consistência e reduz a pressão sobre os atendentes. 

  • Otimize o chatbot e a página de Perguntas Frequentes, e direcione os clientes para essas ferramentas sempre que possível. Assim, os atendentes humanos podem resolver problemas mais complexos.  

  • Defina alertas de monitoramento para disponibilidade (uptime), tempo de carregamento e taxas de erro. A equipe de tecnologia da informação (TI) ou fornecedor deve estar de sobreaviso, pronta para agir quando um alerta disparar.  

  • Faça um “simulado de Black Friday” com a equipe de atendimento para identificar pontos que precisam de atenção e reforço.  

Checkup financeiro: seu caixa está pronto para a reta final?

A Black Friday é uma ótima oportunidade para fazer renda extra e conseguir grandes lucros. No entanto, o período também traz grandes despesas.   

Por esse motivo, antes de avançar com as grandes ofertas, verifique se o seu fluxo de caixa, orçamentos e projeções estão alinhados com a Black Friday para que o negócio mantenha margem de lucro, suporte os custos extras e administre bem os riscos.  

Para isso, algumas ações práticas ajudam a manter o caixa saudável: 

  • Calcule as despesas de curto prazo que ocorrerão por causa da Black Friday, como aumento nos gastos com anúncios, custo de envio, embalagens, possíveis horas extras da equipe e pagamento aos fornecedores pelos produtos negociados. 

  • Calcule o custo de antecipar recebíveis (vendas no cartão de crédito), mas só recorra a essa opção se o custo for inferior ao de um empréstimo ou se a necessidade de capital for imediata. 

  • Determine o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos fixos e variáveis durante o período. Isso permite que você identifique o quanto ainda precisa vender para que a Black Friday seja lucrativa. 

  • Revise a margem de contribuição de cada item em promoção. Certifique-se de que as ofertas de isca estão sendo balanceadas por produtos de margem maior. 

  • Garanta que o seu setor fiscal esteja preparado para o aumento de emissão de notas fiscais. Erros ou atrasos podem gerar multas.  

  • Separe um valor para uma reserva de emergência, que deve ser utilizada para despesas inesperadas. Assim, as operações não são paralisada por causa de um problema.  

Checklist definitivo: 10 ações para a reta final da Black Friday 2025

Para ter certeza de que o seu negócio e sua equipe estão preparados para a maratona de ofertas da Black Friday, utilize este guia para verificar o que já foi realizado: 

  1. Testar a velocidade do site e realizar testes de carga para simular picos de acessos.

  2. Validar todos os métodos de pagamento e garantir integração fluída (Pix, cartões, boleto e carteiras digitais). 

  3. Revisar políticas de frete, devolução e trocas, garantindo clareza para o cliente. 

  4. Negociar com fornecedores o estoque de segurança para produtos-âncora (“isca”) da campanha. 

  5. Criar e agendar os conteúdos de pré-campanha, contagem regressiva e anúncio de ofertas. 

  6. Segmentar a base de e-mails por perfil de cliente (VIP, recorrente, carrinho abandonado) para criar e enviar mensagens personalizadas. 

  7. Ajustar os anúncios para que tenham clareza, urgência e foco no valor percebido. 

  8. Testar o processo de checkout completo (carrinho, pagamento e confirmação de compra) para eliminar pontos de abandono. 

  9. Treinar a equipe de atendimento para responder dúvidas, resolver problemas de frete e estoque, e garantir suporte em múltiplos canais. 

  10. Monitorar em tempo real os indicadores de performance (taxa de conversão, ticket médio, abandono de carrinho) e ajustar os anúncios rapidamente, se necessário. 

Precisa de um reforço de caixa de última hora? O Serasa Crédito pode ser a solução

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Perguntas frequentes sobre como se preparar para a Black Friday

Operação e atendimento: sua equipe e seu site vão aguentar o pico?

Durante a Black Friday, falhas no site ou no atendimento não apenas fazem o site perder a venda imediata, como também geram avaliações negativas que podem prejudicar sua reputação.  

Por isso, é necessário testar a infraestrutura do site para evitar quedas ou lentidão, bem como treinar a equipe para lidar com o aumento de demandas, canais de contato e possíveis imprevistos. 

Em relação ao site, tenha atenção aos seguintes pontos: 

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