Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicado
Cartão Visa Infinite: saiba para quem é indicadoData de publicação 12 de dezembro de 202412 minutos de leitura
Publicado em: 27 de outubro de 2023
Categoria CréditoTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
O dia 24 de novembro de 2023, última sexta-feira do mês de novembro, é uma das datas mais aguardadas pelos varejistas. Por isso, mais que aguardar é importante saber como se preparar para a Black Friday.
A expectativa de vendas é otimista neste ano. Segundo o estudo Black Friday Insights, feito pelo Google, a confiança dos consumidores em comprar alcançou o maior nível desde 2019, antes da pandemia de covid-19. Eis os principais números:
Por isso, está mais que na hora de preparar o varejo para receber os consumidores. Confira dicas fundamentais.
Saber como se preparar para a Black Friday vai além de colocar grandes descontos nas etiquetas dos produtos.
Para aproveitar ao máximo essa grande oportunidade, a preparação é fundamental. Eis alguns motivos:
A Black Friday é um dos períodos de maior movimento no comércio varejista, tanto online quanto nas lojas físicas.
Muitos consumidores esperam por essa data para fazer compras importantes – como presentes de Natal ou produtos que desejam há algum tempo.
Por isso, caso não haja uma preparação para atender a essa demanda, o empreendedor perderá a oportunidade de aumentar as vendas.
Oferecer descontos atrativos na Black Friday pode atrair novos clientes para a loja. Muitos consumidores experimentam produtos ou serviços de uma loja pela primeira vez durante a Black Friday e, se ficarem satisfeitos, podem se tornar clientes regulares.
A Black Friday é altamente competitiva. Caso o lojista não ofereça promoções convincentes, os concorrentes podem atrair seus clientes em potencial. Portanto, estar preparado é essencial para se manter competitivo no mercado.
Com o objetivo de superar as expectativas de vendas em 2023, confira dicas importantes de como se preparar para a Black Friday, destacando sua loja física ou virtual:
A preparação para a Black Friday deve começar com no mínimo um mês de antecedência.
Isso inclui a definição de:
● metas de vendas;
● seleção de produtos ou serviços que serão promovidos;
● abastecimento do estoque;
● definição de entrega do produto;
● planejamento de ações de marketing.
A principal atração da Black Friday são os grandes descontos. Por isso, certifique-se de que as promoções sejam realmente vantajosas para os consumidores.
Eis alguns exemplos de ofertas:
● descontos divididos em cores (exemplo: cor verde – 20%; cor amarela – 30%; cor vermelha – 50%);
● descontos progressivos (aumenta o desconto a cada item comprado pelo cliente);
● ofertas de "compre um, leve outro";
● frete grátis;
● kits prontos com vários produtos que se relacionam entre si.
Certifique-se de que o site da loja seja rápido, responsivo e seguro. Vale a pena investir em um design diferente para destacar os produtos participantes da Black Friday.
Além disso, invista em estratégias de marketing digital, como anúncios pagos nas redes sociais e no Google, para aumentar a visibilidade da loja online durante o período.
Saber como se preparar para a Black Friday também diz respeito a preparar a equipe de vendas.
Durante o período, como os colaboradores estarão sob pressão para atender a um grande volume de clientes, é essencial treiná-los para lidar com o aumento da demanda – mantendo o profissionalismo e oferecendo um ótimo atendimento ao cliente.
Nada frustra mais os clientes que descobrir que um produto está esgotado logo no início da Black Friday.
Portanto, verifique se o estoque está adequado para atender à demanda prevista. Considere até mesmo estender o estoque para evitar decepcionar os consumidores.
Durante a Black Friday, o site e a loja física podem enfrentar um grande pico de tráfego. Por isso, verifique se a infraestrutura é capaz de lidar com isso.
No caso de lojas online, isso significa contar com servidores robustos que não travem sob carga intensa.
Em lojas físicas, cuide para que haja um bom espaço de circulação de pessoas e "áreas de descanso" (como cadeiras nos balcões e perto de provadores, se for o caso).
Disponibilizar água, cafezinho e até um lanche simples também pode ajudar a criar uma boa experiência de atendimento.
Acompanhe de perto as métricas de desempenho durante a Black Friday, o que pode incluir:
● quantidade de vendas;
● quantidade de tráfego do site;
● valor médio de vendas;
● taxa de conversão do site.
Essas e outras métricas podem ajudar na avaliação do sucesso das promoções e a identificar áreas que podem ser melhoradas no próximo ano.
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Além de saber como se preparar para a Black Friday para atender aos clientes, os lojistas também precisam tomar cuidados financeiros para garantir que a data seja lucrativa – e não prejudique a saúde financeira do negócio.
Eis alguns cuidados:
Antes de iniciar as promoções da Black Friday, estabeleça um orçamento claro. Isso ajudará a evitar gastos excessivos com descontos e marketing.
Lembre-se de que o objetivo é não só aumentar as vendas, mas também a lucratividade (ou no mínimo mantê-la).
Caso planeje oferecer descontos em produtos específicos, negocie com fornecedores para obter preços mais vantajosos.
Muitas vezes, os fornecedores estão dispostos a oferecer condições especiais durante a Black Friday, o que pode aumentar a margem de lucro.
Oferecer descontos generosos é importante, mas evite cortar os preços a ponto de prejudicar a lucratividade.
Certifique-se de que os descontos sejam sustentáveis para o negócio, sabendo como precificar da maneira certa.
Durante a Black Friday, o fluxo de caixa pode ser desafiador devido ao grande volume de vendas, além de despesas extras com marketing e pessoal.
Mantenha uma projeção de fluxo de caixa atualizada para garantir que haja recursos financeiros necessários para cobrir todas as despesas.
Também faz parte de como se preparar para a Black Friday saber lidar com devoluções e trocas de produtos após a data. Tenha políticas claras de devolução e um sistema eficiente para lidar com essas situações.
Após a Black Friday, avalie o ROI das promoções e ações de marketing. Isso ajudará a determinar o impacto real da data para fazer ajustes para o próximo ano.
Leia também | Black Friday: 5 passos para aproveitar melhor a data
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