Simulador de financiamento: calcule o valor do seu veículo
A melhor maneira de saber o valor total do veículo financiado ou o quanto se pagará pelas parcelas é utilizando um simulador de financiamento. Confira!
Autor: Fabiana Ramos
Publicado em 14 de dezembro de 2022
Sonho para alguns e necessidade para outros, a compra de um automóvel demanda um grande esforço de tempo e economia. Por ser investimento alto, o financiamento é uma forma de possibilitar essa aquisição. Para calcular o valor a ser empregado nessa modalidade, nada melhor que usar um simulador de financiamento.
O financiamento permite a compra do veículo ainda que o futuro proprietário não tenha dinheiro suficiente para fazer o pagamento à vista.
Continue a leitura para entender como funciona o financiamento de veículo, como fazer simulação de financiamento e se realmente é uma boa ideia para a conquista desse objetivo.
Como funciona o financiamento de carro?
Quando se financia um carro, uma instituição financeira empresta o dinheiro necessário para a compra. Em troca, o consumidor paga juros e demais taxas a essa instituição, por determinado número de meses, pelo adiantamento do valor.
As opções de financiamento de automóveis incluem bancos, cooperativas de crédito, financeiras e as próprias concessionárias de veículos. O financiamento por meio de cooperativa de crédito ou banco pode ser mais barato do que obter empréstimo em concessionária, porque os revendedores podem aumentar as taxas de juros para pagar a si mesmos pelo financiamento.
Essa, porém, não é uma regra, o que vale a pena é fazer a famosa pesquisa de mercado.
É necessário ficar de olho não só nos juros, mas também nos custos adicionais. O CET (Custo Efetivo Total) embute todos os custos do financiamento, como encargos, juros, taxas e impostos a serem pagos.
Todas as empresas são obrigadas a informar o CET no momento de assinatura do contrato. Por isso é preciso prestar atenção: nem sempre o financiamento que oferece menores juros é a opção mais barata, devido a esses custos extras.
Use e abuse do simulador de financiamento
Como dissemos, o importante é pesquisar. São muitas as instituições que oferecem financiamento, e é possível usar o simulador de financiamento de veículos em diferentes empresas.
O simulador informará o valor a ser pago no financiamento, bem como o custo total do empréstimo. É preciso inserir informações como:
- 1 - veículo que se deseja comprar ou valor a ser financiado;
- 2 - ano de fabricação;
- 3 - se haverá pagamento de entrada ou se o financiamento será de 100% do valor do bem;
- 4 - a quantidade de meses em que o valor será parcelado;
- 5 - local em que o veículo será comprado (se em loja ou diretamente com o proprietário).
Outras informações podem ser solicitadas, a depender do simulador de financiamento.
Mas atenção: a calculadora apresentará valores estimados. Ao contrário de uma calculadora comum, que oferece uma resposta definitiva, um simulador de financiamento de automóveis pode fornecer apenas uma estimativa. Os valores apresentados não serão uma oferta de financiamento, apenas um guia aproximado.
Onde encontrar um simulador de financiamento
Existem vários simuladores aprensentados no mercado. A boa notícia é que o consumidor pode fazer uma simulação sem sair de casa. Confira alguns sites em que se pode simular:
- 1 - Banco BV
- 2 - Banco Itaú
- 3 - Banco Santander
- 4 - Banco Bradesco
- 5 - Caixa Econômica Federal
Formas de financiamento
As instituições financeiras oferecem mais de um tipo de financiamento, e quem pretende comprar um carro financiado precisa entender a diferença entre eles.
CDC (Crédito Direto ao Consumidor)
Sistema mais utilizado no país, o CDC funciona como um empréstimo. O automóvel ficará no nome do comprador, porém alienado à instituição financeira que o financiou. Dessa maneira, fica como garantia no caso de não pagamento da dívida.
O contrato não tem prazo mínimo, fica à escolha do consumidor a quantidade de parcelas a serem pagas (respeitando o limite máximo, de acordo com a instituição).
Outra vantagem é o comprador poder quitar ou amortizar a sua dívida a qualquer momento, com abatimento de juros que seriam cobrados futuramente nas parcelas.
Leasing
O leasing funciona como uma espécie de aluguel do automóvel. Na verdade, não é bem um financiamento, mas um contrato de arrendamento mercantil. Nele o comprador possuirá o bem, mas este só será transferido para o seu nome ao fim da quitação das parcelas.
Por não ser tecnicamente um financiamento, não existe cobrança do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, o que torna as taxas de juros menores, em muitos casos.
O leasing não é muito procurado. Os contratos têm prazos superiores a 24 meses e existem condições para quitação antecipada, como aguardar o prazo mínimo de 3 meses ou o pagamento de pelo menos 30% do valor do carro.
E mais: quando o consumidor opta pela quitação antecipada, precisará pagar uma multa de rescisão entre 3% e 5% do valor restante.
Como conseguir um financiamento de carro
Como em qualquer tipo de crédito, as instituições credoras fazem uma análise do perfil do consumidor para entender sua situação financeira.
O Serasa Score é um dos critérios usados pelas empresas para a liberação de crédito. A pontuação pode, inclusive, fazer toda a diferença na hora de solicitar um empréstimo ou um financiamento. Uma pontuação baixa dificulta a liberação do valor solicitado ou acarreta taxa de juros mais alta.
Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Coom consultar o Serasa Score?
Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:
• Baixe o app da Serasa ( Google Play e App Store) ou acesse o site.
• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
• Faça o login.
• Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Para quem não tem uma boa pontuação, saiba que é possível melhorar o quadro. Mas não existe milagre, pois o Score não muda de um dia para outro. Ele funciona como um filme da vida financeira, e é ao longo do tempo que o consumidor conseguirá provar que é capaz de pagar as contas em dia e, consequentemente, ter mais chance de obtenção de crédito.