Empréstimo para consumidor com Score baixo: como funciona e como conseguir

Conheça as opções de crédito no mercado para quem tem Score baixo
Termômetro medindo as taxas de score com o ponteiro na parte menor mostrando que está com o score baixíssimo

foto da jonalista

Atualizado em: 13/10/2022

De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento feito pela Serasa, atualmente mais de 65 milhões de consumidores estão com pelo menos uma dívida negativada. Com o aumento da inadimplência, cresceu também a busca por ofertas de empréstimo para consumidores com o Score baixo.

Isso porque, ao deixar de pagar uma conta e ter seu nome negativado, a pontuação do Serasa Score tende a diminuir.

O que muita gente não sabe, porém, é que mesmo com o Score baixo é possível conseguir um empréstimo, ainda que seja mais difícil.

Então, se você precisa de um empréstimo e está com o Score lá embaixo, confira as dicas deste artigo.

Empréstimo com Score baixo: como conseguir

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de o consumidor pagar os compromissos financeiros em dia. Por isso, ter um Score baixo pode dificultar a concessão de crédito ou aumentar a taxa de juros, devido ao maior risco de inadimplência.

É importante entender que a pontuação de crédito exigida para a aprovação de empréstimo, cartão de crédito ou financiamento depende da política de cada empresa que oferece crédito. A Serasa não interfere nessa decisão.

Com a disseminação da tecnologia e as possibilidades de solicitar um empréstimo pela internet, ficou ainda mais fácil ter a liberação do crédito feita de forma mais rápida.

O empréstimo online tem ganhado cada vez mais o coração dos brasileiros, isso graças à comodidade e facilidade. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, por exemplo, chamada de Pagamento Móvel e Comércio Móvel no Brasil, revelou que 25% dos brasileiros com smartphone já contrataram um empréstimo via app.

Ou seja, se você estava com receio de baixar um app para fazer empréstimo, ou talvez buscar simulações pela internet, saiba que esse tipo de operação está cada vez mais segura.

É importante, porém, sempre verificar bem as taxas de juros e no custo efetivo total (CET) do empréstimo.

Saiba mais sobre como funciona o Serasa Crédito neste vídeo

Tipos de empréstimo

Existem, basicamente, quatro tipos de empréstimo. Antes de optar por um deles, é ideal analisar cada caso e o que se encaixa melhor no seu perfil e também no seu bolso.

1. Empréstimo pessoal

É o mais comum, geralmente oferecido por bancos. O consumidor pode usar o dinheiro para o que ele bem entender – não é como crédito imobiliário, por exemplo, que tem um destino certo.

Essa modalidade, assim como as demais, está sujeita a análise de crédito, e o pagamento geralmente é mensal.

2. Empréstimo consignado

Esse tipo de empréstimo funciona quase da mesma forma que o empréstimo com garantia, mas a garantia de pagamento é o seu salário. O pagamento é descontado no contracheque, diretamente pelo banco. O cliente não paga nenhum boleto, já que o desconto do salário é automático.

3. Empréstimo universitário

É destinado apenas a estudantes do ensino superior para custeio da faculdade. Há opções de bancos privados e bancos públicos.

4. Empréstimo consolidado

Essa modalidade é para quem já tem dívidas com o banco. Para que as taxas parem de correr, o banco oferece um empréstimo para quitar o débito. Assim, o consumidor se compromete com um novo parcelamento.

4 dicas para aumentar o Serasa Score

Geralmente, quanto mais baixo o Score, maior a taxa de juro cobrada pela instituição financeira.

Isso porque essa é uma forma de o banco compensar o risco maior.

Então, aumentar a pontuação de crédito pode indiretamente reduzir os juros potenciais e facilitar a aprovação do empréstimo. Para isso é importante passar a ter uma vida financeira saudável ou manter os bons hábitos.

Veja as principais dicas para aumentar o Score.

  • Planeje seus gastos e pague contas de consumo e financeiras em dia.

  • Renegocie e pague as dívidas pendentes.

  • Pague suas contas de consumo até o vencimento.

  • Utilize o Cadastro Positivo.

Score 2.0

Em 2021 o Serasa Score foi atualizado para a versão 2.0. O Score está constantemente em atualização para que a pontuação represente com cada vez mais precisão o perfil de crédito de cada um.

A Serasa utiliza inteligência artificial para calcular sua pontuação e leva estes critérios:

● Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;

● Crédito contratado;

● Histórico de dívidas;

● Pagamento de crédito;

● Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.


Entenda mais sobre Score de Crédito neste vídeo

Cartão de crédito para negativado e score baixo

Entre as modalidades de crédito, uma bastante procurada é o cartão de crédito.

Assim como acontece com empréstimo, obter cartão de crédito com o Score baixo também pode ser um pouco mais difícil, mas não é impossível.

Há instituições que atuam diretamente com esse público, pois estão mais preparadas para os riscos. Além disso, há opções como o cartão de crédito pré-pago e o cartão de crédito consignado.

Quer encontrar o crédito ideal para o seu perfil? Basta acessar o Serasa Crédito, serviço da Serasa que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS para você de forma online e gratuita.

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem precisar sair da casa. Caso haja ofertas para o seu CPF, é possível contratar em poucos minutos

Lembramos que não há garantias de que um cartão de crédito ou empréstimo seja ofertado para o seu CPF, e a análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.

Veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

1. Acesse o Serasa Crédito

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada por isso.

2. Complete o seu perfil

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

3. Faça uma simulação

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras.

4. Confira e compare opções

Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta".

5. Escolha o cartão e finalize a contratação

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos.

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito e empréstimo sempre que quiser, sem pagar nada por isso.

Simule grátis