Planner financeiro: como usar para organizar as finanças?

Criar uma tabela de controle financeiro é o primeiro passo para organizar os gastos mensais.

Mulher montando todo seu planner financeiro para começar usar e organizar suas finanças

Atualizado em: 5 de Maio de 2023.


Sabia que um planner financeiro pode ser um aliado na hora de organizar as finanças? Sempre é tempo de colocar as contas em dia e aumentar o controle da vida financeira. Veja o que é essa ferramenta, como funciona e aprenda a montar seu próprio planner.

Qual a importância de controlar as finanças?

O Brasil é um país com altas taxas de inadimplência. De acordo com o Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo feito pela Serasa, em março de 2023 mais de 70 milhões de pessoas estavam endividadas no país.

Mesmo com o alto índice de endividamento, muita gente ainda não tem o hábito de acompanhar e organizar a vida financeira, ficando sem saber quanto gasta exatamente por mês. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2019 revelou que quase metade (47%) dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não controla suas finanças pessoais.

Entre as principais justificativas, 19% afirmaram não saber como fazer o controle financeiro, 18% disseram sentir preguiça e outros 18% não têm o hábito ou disciplina de tomar conta do dinheiro.

O uso do planner financeiro ajuda a mudar esse comportamento do consumidor. Ao criar o hábito de anotar tudo que gasta, estabelecer metas de economia e listar objetivos financeiros, fica muito mais fácil aumentar a consciência e o controle das finanças, diminuindo as chances de endividamento.

Leia também | 10 passos para sair das dívidas

O que é exatamente um planner financeiro?

Lembra da agenda de papel, muito utilizada antes da difusão de computadores e smartphones para marcar compromissos? Ou do diário pessoal, em que muitas pessoas escreviam na infância e adolescência?

O planner é praticamente a mesma coisa. Um espaço físico, semelhante a uma agenda ou um caderno, em que as pessoas anotam informações importantes. No caso do planner de controle financeiro, especificamente, as informações listadas referem-se a tudo que envolve as finanças pessoais.

Ele é especialmente interessante para aquelas pessoas que absorvem informações de forma mais visual, ou seja, precisam visualizar fisicamente para enxergar o cenário completo. Ao organizar, fica mais fácil entender para onde está indo o dinheiro, encontrar possibilidades de corte de gastos e programar uma forma de quitar dívidas. O planner também é usado para anotar a data de vencimento dos boletos e definir metas de economia semanal, mensal e anual.

Algumas vantagens em adotar um planner:

  • ●     Colocar as informações no papel ajuda a não sobrecarregar a mente.
  • ●     É um exercício de disciplina.
  • ●     Auxilia na criação de metas.
  • ●     Traz os objetivos para o mundo concreto.

Dicas infalíveis para organizar as despesas

Como montar um planner financeiro

Elaborar um planner do zero é algo bem livre e pode ser até terapêutico, já que exige tempo e concentração. Para muita gente é algo prazeroso, uma forma de usar a criatividade e fazer uma atividade manual. Siga estes passos principais para criar sua forma de anotação:

  1. Defina uma meta

    Estabelecer o objetivo principal com o planner baseará as escolhas para criá-lo e ajudará a manter as anotações em dia. Pode ser um objetivo para o mês ou para o ano. A meta principal pode ser guardar dinheiro para uma viagem, pagar dívidas ou economizar para dar entrada na casa própria, por exemplo.

  2. Escolha o modelo

    Muitos gostam de comprar cadernos pontilhados, quadriculados, sem pauta ou com pauta e construir o próprio planner, personalizando com os campos que mais fazem sentido. Quem quer praticidade pode contar com modelos prontos que existem no mercado.

    Existem planners à venda nas papelarias em formato de caderno, com espaço para vários tipos de anotações, como metas, balanço anual e lista de compras parceladas, mas há também a possibilidade de baixar gratuitamente modelos mais simplificados na internet e imprimir.

  3. Use a criatividade

    Para quem é fã de itens de papelaria, essa é uma oportunidade de transformar uma tarefa necessária em um momento de prazer. Personalizar o caderno com adesivos e cores pode deixar tudo mais divertido.

    Não existe uma “obrigatoriedade” nisso, a ideia é focar no conteúdo, listando todos os gastos, detalhando com muita atenção sua vida financeira. Se achar prazeroso e tiver tempo para os detalhes, crie à vontade.

    O uso de canetas de diferentes cores para fazer as anotações também ajuda. Padronizar as cores ajuda a identificar as informações de forma clara e intuitiva. Por exemplo, usar a cor vermelha sempre para as saídas de dinheiro, a cor verde sempre para as entradas e por aí vai.

  4. Estruture as informações conforme a necessidade

    A partir da definição do objetivo, fica mais fácil estabelecer o que deve ser planificado. Quem quer juntar dinheiro para limpar o nome, por exemplo, pode dedicar uma parte das anotações para registrar o valor da dívida e acompanhar a cada mês quanto falta para quitar as pendências.

  5. Anote todos os gastos

    Esse hábito é a razão de ser do planner. Não deixe de anotar nada: do aluguel ao cafezinho, tudo precisa ser registrado para que o planejamento funcione. Os detalhes ajudam a avaliar como o dinheiro está sendo usado e onde há espaço para cortes de gastos.

  6. Planeje tudo o que puder

    Outra possibilidade é usar o planner para fazer listas de compras de supermercado. Quando fazemos listas, conseguimos gastar menos, comprando apenas o necessário.

    Você também pode montar o cardápio semanal das refeições da família, para otimizar ingredientes, evitar desperdícios e perceber se terá verba disponível para aquela pizza do fim de semana. É possível prever no planner até a quantidade de refeições fora de casa e seguir o planejado.

Planner financeiro é a única forma de organização?

Absolutamente não. Se você é do tipo de pessoa que lida melhor com tecnologia, pode usar uma tabela financeira online. É uma ferramenta muito prática e há diversos modelos disponíveis para baixar gratuitamente na internet.

Com a planilha online é possível lançar todos os gastos usando o celular ou o computador, o que pode ser mais prático para algumas pessoas. A ideia, assim como o planner financeiro de papel, é organizar as contas. É necessário experimentar para ver qual forma de organização financeira é a melhor para você. O mais importante é não deixar de dar esse passo.

A Carteira Digital Serasa também ajuda na organização

Na hora de fazer os pagamentos, outra ferramenta que pode ajudar a manter os boletos sob controle é o uso da Carteira Digital Serasa. Com ela é possível organizar a vida financeira e pagar contas online em um só lugar.

 A carteira digital Serasa é gratuita e fácil de usar. Conheça as funcionalidades:

  • ●     Recarga de celular
  • ●     Pagamentos de boletos diversos
  • ●     Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome
  • ●     Pagamento de débitos veiculares

 

Para acessar:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis
  • ●     Faça o login
  • ●     Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você