Quais são os melhores cartões de crédito do mercado?

Saiba como analisar as melhores opções de cartões de crédito e escolher o ideal para o seu perfil.

cartoes de credito


Autor: Sara Moreira

Publicado em 11 de novembro de 2022

Entre os melhores cartões de crédito do mercado disponíveis, é preciso analisar alguns pontos para eleger a opção ideal. Afinal, os consumidores têm perfis financeiros e necessidades diferentes. Pensando nisso, preparamos este texto para mostrar o que analisar antes de escolher os melhores cartões de crédito. Vamos lá! 

Como escolher os melhores cartões de crédito?

Com tantas possibilidades, fica até difícil escolher a melhor alternativa, mas essa decisão é importante e deve ser tomada com cautela.  

A seguir, vamos mostrar 3 dicas para ajudar nessa escolha:  

1. Entenda o que você realmente precisa 

O primeiro passo para escolher entre os melhores cartões de crédito é conhecer as necessidades.  

A partir disso, ficará mais fácil analisar os serviços e vantagens disponibilizados pelas empresas para, enfim, entender se as tarifas cobradas pelo cartão de crédito realmente valem a pena. 

Alguns cartões oferecem diversas vantagens aos clientes, como cashback, milhas, cartão internacional e programa de pontos. Outros não contam com esses benefícios, mas, em contrapartida, oferecem anuidade gratuita. Assim, é preciso avaliar tudo isso antes de tomar uma decisão. 

2. Busque novas possibilidades 

Se a pessoa já tem conta em um banco, a instituição financeira poderá oferecer boas condições para conceder o cartão de crédito.  

Porém, antes de fechar o contrato, vale a pena pesquisar outras opções para ver se não encontra algo mais atrativo em outras empresas. 

Para isso, uma boa dica é contar com o Serasa Crédito, a plataforma da Serasa que compara ofertas de cartões de crédito disponíveis em diversas instituições financeiras de uma só vez e recomenda as melhores opções de acordo com o seu perfil e necessidades. 

Caso haja opções disponíveis para seu perfil, é possível fazer a contratação na hora, sem dor de cabeça. Bom demais, né? 

3. Não se deixe levar pela facilidade de aprovação ou limite alto 

Esses critérios são importantes, mas não devem ser os principais fatores para a tomada de decisão.  

É fundamental contratar um cartão de crédito alinhado às suas necessidades e possibilidades de pagamento. Por isso, antes de fazer o pedido avalie:  

qual é a renda mínima necessária para contratação; 

anuidade e outras tarifas cobradas pelo uso do cartão; 

benefícios oferecidos – e se eles realmente farão diferença na sua rotina. 

Ao aceitar um cartão com taxas muito altas só porque ele foi aprovado, por exemplo, corre-se o risco de comprometer uma parte importante do orçamento pessoal e familiar, podendo ter problemas financeiros no futuro se não tiver um controle eficiente disso. 

Outro ponto de atenção é quanto ao limite disponibilizado: nada de se empolgar e escolher um cartão só porque a instituição financeira liberou um limite de crédito alto, certo? 

Aliás, a dica é nunca considerar o limite estabelecido pelo banco ou instituição financeira. A própria pessoa pode definir quanto poderá gastar por mês com a fatura do cartão de crédito, sempre cuidando para não extrapolar o orçamento.  

Alguns bancos já disponibilizam a opção de ajuste de limite em seus aplicativos. Caso precise de um apoio extra para controlar os gastos, retirar parte do limite disponibilizado pode ser um caminho interessante.

Leia também | Como funciona e quando vale a pena usar um cartão pré-pago? 

Como acumular milhas no cartão de crédito?

O que as instituições avaliam para liberar cartões de crédito?

Depois de comparar diferentes opções entre os melhores cartões de crédito, é hora de fazer o pedido do escolhido – mas vale lembrar que não há garantia de que ele será aprovado. 

Antes de disponibilizar um cartão aos usuários, as empresas fazem uma análise de crédito para identificar o risco de inadimplência e definir as condições do crédito oferecido

Essa avaliação varia de empresa para empresa, mas há critérios comuns:

  1. Políticas internas 

    Independentemente do tipo de crédito solicitado (cartão de crédito, empréstimos ou financiamentos), cada empresa tem suas regras para decidir se aprovará os pedidos recebidos e quais serão as condições definidas.  É por isso que, ao pesquisar em mais de um lugar, o mesmo consumidor pode encontrar condições de juros e pagamento diferentes

  2. Perfil de crédito do consumidor 

    Esse é o critério mais significativo para a aprovação de um cartão ou de outra modalidade de crédito. Assim, é fundamental ter hábitos financeiros saudáveis para ter um bom perfil de crédito.  As empresas normalmente avaliam a pontuação de crédito, histórico de dívidas em seu nome, dados do Cadastro Positivo, renda mensal e outras informações. Para ter o crédito aprovado com mais facilidade, procure pagar as suas contas em dia e não ter o nome negativado

  3. Relacionamento com a instituição financeira 

    Quanto mais a pessoa utiliza os produtos oferecidos por uma instituição financeira, mais essa instituição conhece o perfil de pagamento. Dessa forma, fica mais fácil aprovar crédito com segurança e liberar um cartão com um limite maior ou em condições mais atrativas, como cartão de crédito sem anuidade, cartão de crédito com milhas ou pacotes exclusivos de benefícios, por exemplo. 

Cuidados importantes ao utilizar cartão de crédito

Além de analisar as opções de melhores cartões de crédito com cautela, depois da contratação é fundamental utilizar esse recurso de maneira consciente para que a fatura do cartão não vire uma bola de neve no futuro.  

Algumas dicas para isso são:  

Tenha um planejamento financeiro para definir os gastos mensais do cartão. 

Analise a fatura com atenção para não gastar mais do que pode pagar. 

Evite emprestar o cartão de crédito para terceiros para não perder o controle da fatura. 

Pague sempre o valor total da fatura do cartão. 

Quando a pessoa não consegue pagar o valor total da fatura, ela entra no chamado crédito rotativo. Na prática, isso quer dizer que o valor que não foi pago será cobrado no mês seguinte, com juros mais altos – e ainda somado ao valor da próxima conta. 

Nessa dinâmica, a dívida cresce de forma muito rápida e fica muito mais difícil conseguir quitá-la dentro do prazo. Por isso, não se deixe levar pela facilidade de pagar apenas uma parte da fatura para não se enrolar. 

Mais uma vez, reforçamos: a melhor escolha é aquela que se adéqua ao seu perfil e necessidades.  

Por isso, faça agora mesmo uma simulação no Serasa Crédito e encontre as ofertas de cartões que se encaixam em seu perfil.  

Assim, veja como é fácil e rápido fazer a pesquisa e descobrir se existem cartões disponíveis para você:

  1. Acesse o Serasa Crédito 

    Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e gratuito

  2. Complete o seu perfil 

    Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito.

  3. Faça uma simulação 

    Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras

  4. Confira e compare opções 

    Confira as opções de cartão de crédito recomendadas para você, caso haja ofertas. Na tela, além dos nomes dos cartões, aparecerão o limite disponível, informações sobre anuidade e benefícios. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta"

  5. Escolha o seu cartão e finalize a contratação 

    Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher o cartão que considerar mais interessante. Clique em “Solicitar” e finalize a contratação de forma fácil e em poucos minutos. O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de cartão de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso.