Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regulariz...
Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regularizar débitosData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 31 de outubro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Apesar de o uso do cheque cair ano a ano, ainda há ocorrência de cheques devolvidos. Quem ainda utiliza esse meio de pagamento pode se perguntar: o que fazer quando o cheque volta duas vezes?
Este artigo responde a essa e outras questões relacionadas ao cheque devolvido. Confira!
Segundo a orientação dos bancos, em primeiro lugar é possível identificar os dados do cheque sem fundo ou de qualquer outro cheque, além do motivo da devolução. Isso indica para quem ele foi emitido, o valor e a data de emissão. Muitas pessoas têm o costume de anotar esses dados no canhoto do talão, mas quem não tiver a informação pode solicitar ao banco. Para isso, será necessário pagar uma taxa para ter acesso à fotocópia ou microfilmagem do documento.
Em seguida, o emissor do cheque deve seguir estes passos:
Com os dados, procure quem está com o documento e pague a dívida. Pode ser que o credor ofereça outra forma de parcelamento para cobrir o valor do cheque. O acordo de dívida deve ser realizado entre credor e devedor. Depois solicite uma carta de anuência, que é uma declaração formal de que a dívida foi quitada ou desconsiderada por algum motivo.
Com o cheque devolvido ou a carta de anuência em mãos, dirija-se à agência bancária, solicite a baixa do documento para retirada do nome do Cadastro de Eminentes de Cheques sem Fundos (CCF) em até cinco dias úteis. Os bancos podem cobrar taxas para realizar o procedimento.
Leia também |Tipos de cheque: conheça as opções e como cada uma funciona
Saiba o que fazer caso o cheque volte duas vezes:
A Serasa oferece um serviço gratuito de consulta do CPF. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo para Android ou iOS. Siga o passo a passo:
Site
As informações referentes à consulta do CPF aparecerão na tela. Se estiver com alguma pendência, poderá usar os dados para regularizar a situação o quanto antes.
Aplicativo
Depois de verificar a situação do CPF, quite os débitos que resultaram nos problemas. Após o pagamento ao credor, apresente ao banco o cheque e um recibo com a data e o valor, o número do cheque, nome RG, CPF e assinatura. Por último, confira se a cobrança foi feita de maneira correta, se o cheque foi debitado e apresente o extrato bancário na instituição para comprovar o erro.
O banco cobra taxas bancárias referentes às devoluções dos cheques e à exclusão do nome do CCF. Com a regularização, a instituição tem um prazo de até cinco dias para solicitar a retirada do CPF do Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF), do Banco Central. Caso o devedor não tenha recursos para saldar a dívida, poderá pensar em buscar um empréstimo.
O nome do consumidor poderá ser incluído no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos quando um cheque é devolvido por duas vezes seguidas. Isso significa que, na prática, o nome estará restrito até o pagamento da dívida, da mesma forma que acontece quando não se pagam boletos de consumo, empréstimos, faturas de cartão e diversos outros tipos de serviços financeiros.
Além das dívidas de cheque sem fundo, ao fazer a consulta ao CPF é possível que apareçam outras dívidas, como de cartão de crédito, contas de consumo ou outras. O Serasa Limpa Nome pode ajudar a renegociar essas pendências com descontos e opções de parcelamento.
Pelo Serasa Limpa Nome, você pode ter até 90% de desconto na hora de negociar dívidas. O processo leva só três minutos e a negociação é feita sem sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096. Confira o passo a passo:
Confira as dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar um cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar os dados, um login de acesso será gerado para consultar o CPF e verificar as dívidas ou contas em atraso.
Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais o consumidor mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma. As propostas podem ser consultadas na tela inicial. Para aceitar, basta clicar e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
Pague o boleto
Após pagar o boleto, logo o consumidor receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo o procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura