Entrar

Como guardar dinheiro de forma segura e efetiva?

Guardar dinheiro da forma correta pode melhorar sua saúde financeira e colaborar para o sucesso do seu planejamento pessoal.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 26 de julho de 2022.

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, e demanda persistência e organização, principalmente no atual cenário de consumo às vezes exagerado. No entanto, é um processo essencial para manter um bom controle financeiro no final do mês, além de atuar diretamente no planejamento pessoal.

Uma vida financeira equilibrada é consição indispensável para usufruir de uma melhor qualidade de vida e para a realização de sonhos. Entretanto, guardar dinheiro deve ser um processo feito da maneira correta, pensada e aplicado de forma constante para criar uma situação financeira estável.

Por que guardar dinheiro?

Guardar dinheiro não é uma necessidade somente para quem está enfrentando problemas financeiros, nem apenas para quem deseja fazer uma viagem ou comprar algo relevante. Guardar dinheiro deve estar entre as principais medidas de seu controle financeiro.

Pesquisas do Instituto Datafolha revelam que mais da metade dos brasileiros não poupam nada do que ganham. Ou seja, lidam com as finanças sem se organizar para o futuro. Guardar dinheiro também significa ter uma reserva de emergência, fundamental para lidar com imprevistos ou situações adversas.

Poupar dinheiro sempre é um desafio numa realidade com tantos atrativos de consumo. E para quem vive com o orçamento no limite pode ser mais difícil ainda. No entanto, esse é um obstáculo que pode ser superado com pequenos hábitos.

Como construir um bom controle financeiro?

Se o orçamento está curto para poupar o quanto você gostaria, o primeiro passo é buscar aprender mais sobre educação financeira. Assim, você vai conseguir fazer um bom controle financeiro pessoal e começar a juntar dinheiro a partir dessa economia.

Para conseguir pagar as contas mensais e ainda sobrar uma reserva de emergência é importante se relacionar bem com as finanças. É necessária uma boa organização, determinação, e consciência de que não adianta estabelecer metas muito restritivas às quais você não vai conseguir cumprir, pois o segredo é construir um hábito que você se sinta confortável de fazer. Algo factível, viável para sua realidade.

Para contribuir, a Serasa reuniu 5 opções gratuitas de controle financeiro para você baixar e controlar suas finanças.

Ser consistente nos seus hábitos financeiros é a chave para que mudanças efetivas ocorram. Quando você conhece a sua realidade e se adapta a ela, fica mais fácil estabelecer prioridades e acompanhar para onde o seu dinheiro está indo.

Como guardar dinheiro de forma segura e efetiva?

Uma maneira eficiente de guardar dinheiro é o Desafio de 52 semanas. Este é um desafio que dura exatamente 1 ano, e a cada semana que passa, você junta uma quantia, aumentando o valor proporcionalmente a cada semana. Vale a pena experimentar.

Além de poupoar, é importante saber como e onde você guardar dinheiro de forma mais segura. É normal pensar que para guardar dinheiro basta deixá-lo parado na conta. Dinheiro parado é sinônimo de desvalorização, e por isso existem formas mais eficazes de poupar e ainda fazer o valor render.

A caderneta de poupança é a aplicação que mais atrai os brasileiros. Geralmente ela é a porta de entrada de muitas pessoas no mundo dos investimentos, por ser fácil e conservadora. No entanto, o rendimento real da poupança é tão baixo que às vezes nem compensa a segurança.

Além disso, com a tecnologia cada vez mais fazendo parte do cotidiano, os investimentos de renda fixa e variável têm se tornado uma opção atraente para valorizar o dinheiro sem grandes burocracias e complexidades, já que a maioria das plataformas de investimento podem ser acessadas sem sair de casa.

Carteira Digital

A carteira digital é uma das inovações que têm conquistado os brasileiros que preferem lidar com o dinheiro do dia a dia sem precisar sair de casa, de forma prática e tranquila.

Hoje, existem diversas opções de carteira digital no mercado e algumas têm funcionalidades específicas. Em geral, todas têm como objetivo tornar a administração do dinheiro mais prática. Com esse recurso é possível obter diversas vantagens, como:

Maior controle dos gastos: na carteira digital todas as transações ficam registradas. Assim, é só acessar o histórico de pagamentos e consultar os gastos;

Comodidade: sair de casa com dinheiro físico e cartões, além de nada prático, pode ser perigoso. No aplicativo da carteira digital você tem todos os dados dos cartões registrados e pode realizar pagamentos usando apenas o seu celular, já que cada vez mais estabelecimentos têm aceitado esse tipo de pagamento;

Zero investimento: além de todas as vantagens, você ainda não paga nada para se cadastrar e ter acesso ao serviço. A Carteira Digital da Serasa, por exemplo, é uma opção gratuita e simples de usar;

Segurança nas transações: o sistema da carteira digital utiliza a tecnologia QR Code ou NFC. Ou seja, seus dados não são enviados para realizar qualquer pagamento. Além disso, a segurança do aplicativo é reforçada pelo acesso com biometria;

Sem cobrança de taxas: o aplicativo não possui taxa de uso ou serviço, o que pode oferecer uma economia significativa para os usuários que fazem várias transferências e pagamentos por mês. Ao fazer um pagamento com o saldo disponível em sua Carteira Digital Serasa, você também não fica sujeito a custos de manutenção nem tarifas de cobranças;

Como guardar seu dinheiro com a Carteira Digital Serasa?

A Carteira Digital da Serasa possui todas as funcionalidades necessárias para deixar sua rotina financeira mais prática, além de diversos benefícios que só o aplicativo da Serasa oferece ao guardar seu dinheiro.

Você pode integrar o aplicativo a diversos outros serviços da Serasa. Além de acessar o extrato da sua carteira e fazer pagamentos, você pode analisar como está o seu Serasa Score, fazer a negociação de dívidas com desconto no Serasa Limpa Nome, fazer simulações de cartões de crédito e empréstimo no Serasa eCred, entre outras opções.

Além de guardar dinheiro e oferecer segurança, proteção de dados e prevenção de fraudes, a Carteira Digital da Serasa é regulamentada pelo Banco Central, o que garante a segurança de todas as operações.

Agora que você já sabe como guardar seu dinheiro de forma efetiva e com segurança, chegou a hora de colocar em prática tudo o que aprendeu. Comece agora a utilizar a Carteira Digital da Serasa para obter os diversos benefícios disponíveis!