O que é Bacen e qual seu impacto na economia
O que é Bacen e qual seu impacto na economiaData de publicação 14 de março de 20258 minutos de leitura
Publicado em: 27 de fevereiro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
É possível reduzir os juros da Havan ao solicitar um acordo quando as parcelas do cartão estão em atraso. A negociação é importante para que a dívida não aumente de valor e para que o consumidor não sofra por muito tempo as consequências do endividamento – como nome negativado, redução do Serasa Score e dificuldade de conseguir crédito no mercado.
Apesar da possibilidade de negociar, a melhor atitude para escapar dos juros será sempre o pagamento em dia. Entenda como funciona essa cobrança e como reduzir possíveis juros no cartão da Havan.
Antes de saber como reduzir juros na Havan ao parcelar as compras, é importante entender como funciona essa ferramenta. O Cartão Havan é o crediário próprio da loja de departamentos, não está associado a uma bandeira e só pode ser usado para parcelar compras na Havan.
Para ter acesso ao cartão, é preciso passar por uma análise de crédito, e a loja aprova um limite de acordo com o perfil do cliente. As compras então podem ser parceladas nesse cartão, e as faturas devem ser pagas mensalmente na data acordada com a loja – no mesmo molde dos antigos carnês, mas tudo pode ser feito pela internet.
Se essas parcelas forem pagas em atraso, haverá multa e juros incidindo diariamente sobre o valor – assim como ocorre nas faturas atrasadas de outras contas, como cartão de crédito, financiamento ou parcelamento.
Leia também | Quais as taxas de juros para financiamento
De acordo com o site da Havan, o cartão permite parcelar compras em até cinco vezes sem juros para produtos de toda a loja. Quando a compra é do setor de eletro (como geladeira ou televisão, por exemplo), é possível parcelar em até 10 vezes sem juros no cartão da loja.
Confira a seguir cinco estratégias para reduzir os juros do Cartão Havan ou para evitá-los (o que é ainda melhor):
Faça a compra à vista
Essa é a maneira mais certeira de fugir da cobrança de juros e ter mais controle sobre a vida financeira. Quem paga à vista só faz uma compra quando tem certeza de que há dinheiro na conta, e depois não precisa se preocupar em pagar as parcelas. Isso ajuda a evitar compras por impulso e futuros endividamentos.
Muitos educadores financeiros indicam que essa é a melhor forma de pagamento para manter as finanças em dia – principalmente quando as compras são de valor baixo.
Pague as parcelas em dia
Se o melhor para o seu momento financeiro for pagar a prazo, tudo bem. O importante é ter certeza de que haverá esse dinheiro todos os meses e manter o controle sobre o pagamento das parcelas. Quando o boleto é pago em dia, não há juros ou multa.
Ao fazer o Cartão Havan, é possível definir a data do vencimento da fatura. O ideal é fixar esta data para poucos dias depois de receber o salário. Dessa forma, é mais fácil dar prioridade para as contas a pagar.
Use um alerta de vencimento
Para não acabar pagando juros por esquecimento, o ideal é programar alertas para o dia do pagamento da fatura. O Cartão Havan não pode ser colocado no débito automático da conta corrente, mas algumas ferramentas podem ajudar a lembrar do dia do vencimento. Use alternativas como o alarme do celular, aplicativos especiais ou assistentes de pagamentos como o Minhas Contas, da Serasa.
Além disso, é importante lembrar de fazer a gestão do cartão e a consulta da fatura Havan com frequência no aplicativo oficial da loja.
Faça um acordo com a loja
Se uma ou mais faturas do Cartão Havan não foram pagas, a cobrança dos juros já está incidindo (ela começa a partir do primeiro dia de atraso). Quem está com dificuldade para quitar as parcelas pode solicitar um acordo diretamente com a Havan – em alguns casos, a loja oferece descontos nos juros ou até no valor total da dívida.
● Acesse o portal de negociação da loja ou o aplicativo Havan (Android ou iOS).
● Informe seu CPF.
● Faça uma simulação do acordo, escolhendo a opção de pagamento que melhor se adapta ao seu orçamento.
● Para efetivar o acordo, basta realizar o pagamento da primeira parcela, no Pix ou boleto.
● As demais parcelas serão adicionadas à fatura do seu Cartão Havan e terão a mesma data de vencimento da fatura.
Negocie pelo Serasa Limpa Nome
A Havan é um dos parceiros do Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação do Brasil. A Serasa faz a ponte entre o consumidor e a empresa, com ofertas que chegam a 90% de desconto para quem quiser quitar as dívidas.
● Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
● Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
● Faça o login com CPF e senha.
● A próxima tela indicará se há alguma pendência financeira associada ao seu CPF e se há negociação disponível.
● Se aparecer a sua dívida com a Havan, selecione Negociar. Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).
● Confirme as condições escolhidas e faça o pagamento.
A Havan não divulga no site a taxa de juros ou a multa aplicada nos casos de atraso do pagamento da fatura. Ao contratar o Cartão Havan ou qualquer outro tipo de crédito, o consumidor deve ficar atento aos juros cobrados antes de assinar – a informação sempre deve constar no contrato.
Normalmente, quando há atraso as empresas cobram uma multa de 2%, além de juros moratórios que incidem diariamente.
Leia também | Calculadora de juros compostos
Minhas Contas, do app da Serasa, é uma solução completa para gerenciar e pagar as contas do mês de forma inteligente.
Imagine ter todas as despesas, incluindo água, luz, gás* e até compras online, reunidas em um só lugar. Com o aplicativo da Serasa, é possível fazer isso e muito mais.
*Contas básicas como água, luz e gás serão disponibilizadas de forma faseada para os Estados. Acompanhe na página do Minhas Contas as atualizações.
Experimente agora mesmo essa função exclusiva e gratuita no aplicativo da Serasa.
Data de publicação 14 de março de 20258 minutos de leitura
Data de publicação 13 de março de 202514 minutos de leitura
Data de publicação 12 de março de 20259 minutos de leitura