Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagam...
Neoenergia acordo: como regularizar contas em atraso com pagamentos facilitadosData de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 22 de novembro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 8 minutosTexto de: Time Serasa
Tirar os juros de uma dívida, ou pelo menos reduzir esta alíquota, é uma alternativa possível quando o valor de um compromisso financeiro já não cabe mais no orçamento. Para isso, é preciso renegociar com a empresa detentora da dívida e entrar em um acordo.
A redução dos juros e a negociação de novas condições de pagamento podem ser feitas para dívidas negativadas ou também para aquelas que estão sendo pagas em dia. Em alguns casos de dívida em atraso, existem oportunidades que diminuem não só a porcentagem dos juros, mas também o valor total da conta. Durante os feirões do Serasa Limpa Nome, por exemplo, é possível quitar dívidas com até 99% de desconto total.
Conheça as alternativas para tirar ou reduzir os juros de uma dívida.
Os juros funcionam como se fosse o aluguel do dinheiro, uma porcentagem cobrada por empresas e instituições financeiras que cedem crédito a um consumidor. Esse conceito está presente em várias operações financeiras do dia a dia – e quando as contas saem do controle, os juros podem deixar os compromissos financeiros ainda mais pesados. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, são conhecidos pelas altas taxas.
Quando uma conta não é paga até o vencimento, ela está sujeita a aplicação de juros, além de multa. Ou seja, a cada dia a fatura vai ficar uma porcentagem mais cara – afinal, é como se a empresa tivesse emprestado dinheiro ao consumidor. Nas operações de crédito, em que o produto oferecido são empréstimos ou financiamentos, por exemplo, a aplicação de juros mensais já está prevista.
No caso de faturas vencidas, costuma-se aplicar o cálculo de juros compostos – ou seja, os juros de hoje incidem sobre os juros já acumulados de ontem. É o famoso “juros sobre juros”. Dessa forma, o crescimento da dívida é exponencial, e o valor final pode aumentar consideravelmente ao longo do tempo.
Leia também | Use a calculadora de juros compostos da Serasa
Sim, em alguns casos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito de renegociar uma dívida quando houver atraso. O consumidor pode propor uma renegociação, e a instituição detentora da dívida deve receber e analisar a proposta. A negociação pode prever a redução de juros ou o parcelamento da dívida, por exemplo.
Entretanto, isso não significa que o banco seja obrigado a aceitar a proposta exata do consumidor. Assim como o cliente não é obrigado a aceitar uma proposta que parta da instituição. A renegociação precisa ser acordada entre as duas partes para passar a valer.
Esse procedimento de negociação é uma forma de “trocar uma dívida cara por outra mais barata”, e é uma boa solução para sair da inadimplência. O consumidor não deixa de ter uma dívida, mas com as novas condições o compromisso fica menos pesado no orçamento.
Leia também | Manual do endividado: direitos e deveres
O consumidor dispõe de algumas ferramentas para tirar os juros de uma dívida ou reduzi-los. Confira:
Faça contato com a instituição em um dos canais oficiais de comunicação e sinalize o desejo de pagar a dívida com novas condições de pagamento. A maioria dos bancos, instituições financeiras e até grandes empresas têm canais online criados especialmente para a renegociação de dívidas.
Se não for possível renegociar com a instituição credora, avalie pedir um novo crédito no mercado, com melhores condições – trocando a fatura vencida do cartão por um empréstimo pessoal, por exemplo. Dessa forma, é possível quitar à vista a dívida antiga e pagar uma dívida nova com juros mais baixos. Para saber se a troca é vantajosa, compare sempre o custo efetivo total (CET) das operações.
É possível conseguir melhores condições para pagar uma dívida atrasada ou negativada na plataforma do Serasa Limpa Nome. A Serasa faz o intermédio entre o consumidor e a instituição, e não é preciso entrar em contato diretamente com a empresa credora. As ofertas podem ir muito além da redução de juros, e chegar a descontos de até 99% durante eventos do Feirão Serasa Limpa Nome.
O Banco Central permite transferir uma dívida de uma instituição para outra que ofereça melhores condições, como juros mais baixos ou prazo mais estendido. Esse procedimento é sempre gratuito para o consumidor, e funciona de forma semelhante à portabilidade de telefone.
Essa transferência vale para compromissos que estão sendo pagos em dia e também para dívidas em atraso. É possível, por exemplo, fazer a portabilidade da dívida de cartão de crédito.
Ao solicitar novas condições de pagamento, é possível fazer uma proposta formal ao banco ou à instituição financeira. É importante que ela seja realista, dentro das possibilidades de pagamento do cliente, e também levando em conta que a negociação precisa ser vantajosa para as duas partes.
Em muitos casos, não é preciso apresentar uma proposta. Algumas instituições já oferecem novas condições de forma automática para quem busca os canais oficiais de renegociação.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 20248 minutos de leitura