Entrar

Como saber se estou com o nome sujo?

Veja o passo a passo para consultar

O processo até chegar à inadimplência envolve quatro etapas. Primeiramente, o atraso de contas; depois, a cobrança do débito pelo credor. Na sequência, o prazo e o informe da negativação; e, enfim, o nome negativado.

É um período que pode levar meses desde o atraso no pagamento da dívida até de fato o seu nome cair nos birôs de crédito, mas é preciso ficar atento. De acordo com a Serasa Experian, até o final de 2020, o Brasil tinha mais de 62 milhões de pessoas endividadas.

Muita gente acaba com nome e CPF negativados e nem sabe. Embora as empresas sejam obrigadas a notificar o consumidor, nem sempre isso é possível, seja por mudança de telefone, endereço ou quaisquer alterações de cadastro. Para quem quer entender como saber se está com nome sujo, segue um passo a passo.

Como saber se estou negativado

O volume de buscas no Google por perguntas do tipo “como saber se estou no SPC Serasa”, “como saber se estou negativado” ou “como consultar se estou no SPC” é relativamente grande. No entanto, fazer a consulta é muito simples, e pode ser feita de forma gratuita.

A maneira mais eficiente de saber se existe alguma dívida no seu nome é consultar o seu CPF. Você pode fazer isso nos sites de proteção ao crédito.

Como consultar se estou no Serasa

Na Serasa, a consulta de CPF é feita de forma gratuita – muito prática e simples. Veja!
  • Acesse o site da Serasa;

  • Clique em “Consultar CPF grátis”;

  • Cadastre-se, caso ainda não tenha o registro;

  • Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;

  • Entre com seu login e senha;

  • Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

O que acontece com quem está negativado

Ter o nome sujo, como costuma ser dito popularmente, pode afetar duas coisas importantes. A primeira delas é o seu score, a pontuação de crédito utilizada por muitas empresas na avaliação de risco de crédito. E a segunda é uma consequência da primeira: com score baixo, fica mais difícil conseguir crédito, aprovar um cartão, abrir um crediário, etc.

Como limpar o nome na Serasa

É possível fazer a regularização do seu nome na Serasa Limpa Nome. Na plataforma, você consegue negociar uma dívida pela internet. O site é 100% eficiente e simples de ser usado.

Em quanto tempo meu nome fica limpo

Assim que você quitar sua dívida ou pagar a primeira parcela do acordo, em cinco dias úteis, o seu nome volta a ficar limpo novamente. Isso acontece, claro, se você não tiver outros débitos além do negociado.

Como aumentar o meu score

As notas do score são dinâmicas, atualizadas conforme as movimentações financeiras do consumidor. Portanto, a melhor forma de aumentar a sua pontuação é não tendo restrição no seu nome e pagando as suas dívidas em dia. Utilizar o Cadastro Positivo também pode ser útil, uma vez que ficam registradas as suas contas pagas, e não somente as dívidas atrasadas.

Quer mais conteúdo relacionado? Acesse nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.