IRPJ: tudo sobre Imposto de Renda para empresas
IRPJ: tudo sobre Imposto de Renda para empresasData de publicação 30 de abril de 202516 minutos de leitura
Atualizado em: 30 de abril de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Você sabe como ser uma revendedora de produtos? Esta é uma prática já conhecida no Brasil e que também está em alta.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o Brasil conta com cerca de 3,5 milhões de revendedores diretos. Em 2024, foram totalizados R$ 50 bilhões em volume de negócios no país.
Portanto, o primeiro fato é: ser revendedora pode ser uma boa maneira de fazer renda extra ou, ainda, de ser a renda principal de uma pessoa ou família.
Uma revendedora é uma pessoa ou empresa que compra produtos diretamente de um fabricante, atacadista ou distribuidor e os vende para consumidores finais ou revendedores menores.
A revendedora atua como intermediária entre o fabricante e o cliente, ganhando lucro com a venda dos produtos. Por isso, esse mercado também é conhecido como o de venda direta.
Os revendedores podem trabalhar em diferentes setores e indústrias. Segundo dados
Uma pessoa que atua como revendedora precisa saber que o mercado mudou. Antigamente, era comum esses profissionais trabalharem com revistas de catálogos físicos, que eram mostradas ou deixadas nas casas dos potenciais clientes.
No entanto, para se destacar, os revendedores de hoje precisam ser verdadeiros consultores. Ou seja, precisam entender de fato sobre os produtos para oferecerem aos clientes que realmente têm a necessidade (ou o desejo) deles.
Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as tendências em alta no entorno – mesmo que as revendas sejam realizadas via internet, atendendo a várias regiões.
O primeiro passo de como ser um revendedora de produtos é conferir os principais pontos para considerar na hora de fazer essa escolha:
Critério | O que considerar |
---|---|
Interesses e habilidades | Escolha um nicho com o qual você se identifica, tem conhecimento ou facilidade de aprender. Isso aumenta o engajamento e a persistência. |
Demanda de mercado | Verifique se há procura pelo produto/serviço. Use ferramentas como Google Trends, marketplaces e redes sociais para entender tendências e volume de buscas. |
Margem de lucro | Calcule o custo de aquisição, preço de revenda e demais despesas (frete, taxas, embalagem) para garantir que o negócio seja rentável. |
Público-alvo | Entenda quem são seus possíveis clientes (idade, localização, hábitos) e como se comunicar com eles de forma eficaz. |
Fornecedores confiáveis | Busque parceiros com boa reputação, prazos de entrega consistentes, preços competitivos e, se possível, opções de dropshipping. |
Validação e testes | Antes de investir muito, teste diferentes produtos e canais de venda. Analise a aceitação do público e ajuste a estratégia conforme os resultados. |
Para saber como ser uma revendedora de produtos, é importante saber que existem marcas consagradas pelo público, aumentando as chances de sucesso de revendas.
Além disso, algumas marcas oferecem programas de fidelidade e promoções exclusivas para revendedores que podem aumentar sua porcentagem de lucro, concorrer a prêmios e sorteios e ganhar mais vantagens.
Para saber se vale a pena ser revendedora de determinadas marcas, é importante analisar com cuidado todos os detalhes e condições. Algumas, por exemplo, exigem a compra de um kit inicial, enquanto outras têm limites mínimos de vendas mensais que precisam ser atingidos.
Atenção: as porcentagens de comissão acima podem sofrer mudanças a qualquer momento. Por isso, sempre consulte as páginas oficiais das empresas antes de decidir revender os produtos.
Leia também | 13 maneiras de conseguir renda extra na internet
Faça uma pesquisa para identificar as preferências do público e os tipos de produtos para revender;
Encontre as marcas e fornecedores do tipo de produto escolhido para revender. Não se esqueça de também procurar na sua região;
Negocie preços, condições e prazos de entrega dos produtos para revender. No caso de marcas conhecidas, avalie cuidadosamente todos os requisitos;
Faça uma compra inicial para ter um pequeno estoque. Dessa maneira, fica mais fácil conquistar os clientes tendo produtos à pronta entrega;
Capriche no marketing e na divulgação dos produtos nas redes sociais, em aplicativos de mensagem e no “boca a boca” em sua cidade;
Estude bem os produtos para tirar todas as dúvidas dos clientes;
Faça um bom pós-venda para fidelizar clientes;
Ofereça descontos e promoções em datas especiais para clientes fiéis e para atrair novos clientes.
Leia também | Como fazer renda extra com artesanato: dicas iniciais
Vender pela internet é uma excelente forma de alcançar mais clientes e escalar um negócio. Confira as principais estratégias para começar:
Tenha um site próprio com visual profissional e boa experiência de navegação. Plataformas como Loja Integrada, Nuvemshop e Shopify facilitam a criação da loja, mesmo sem conhecimentos técnicos.
Venda também em canais consolidados como Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magalu. Eles já têm grande audiência e infraestrutura de pagamento e logística.
Instagram, Facebook e TikTok são excelentes para atrair público e converter vendas. Use fotos de qualidade, vídeos demonstrativos e conteúdos que gerem engajamento. Ative o Instagram Shopping para vender direto pelo perfil e o WhatsApp Business para aprimorar a oferta e comunicação com seus clientes.
Campanhas no Google Ads e redes sociais ajudam a alcançar novos clientes com mais precisão. Segmente bem o público e teste diferentes criativos.
Responda rápido e com cordialidade via WhatsApp, direct ou chat online. Um atendimento eficiente aumenta as chances de conversão e fidelização.
Garanta prazos de entrega competitivos, embalagens seguras e opções de frete variadas. A experiência pós-compra é tão importante quanto a venda.
Controlar o fluxo de caixa, porcentagem de lucro e custos com frete etc. faz toda diferença para o seu pequeno negócio. Para organizar tudo, a tabela financeira da Serasa pode ser personalizada para ajudar no controle.
Use ferramentas como Google Analytics, métricas do Instagram e relatórios de vendas para entender o que funciona e ajustar a estratégia.
Agora que você já sabe como ser uma revendedora de produtos, aproveite para consultar e quitar dívidas no seu nome para começar com tudo!
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 30 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 29 de abril de 20257 minutos de leitura
Data de publicação 29 de abril de 202513 minutos de leitura