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Como ser uma revendedora de produtos: guia completo

Quais os principais nichos de revenda de produtos? Afinal, como ser uma revendedora de produtos? Descubra passo a passo agora mesmo!

Atualizado em: 30 de abril de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher asiática e-commerce proprietário embalagem pacote caixa de correio preparando pacote de entrega na mesa.

Você sabe como ser uma revendedora de produtos? Esta é uma prática já conhecida no Brasil e que também está em alta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o Brasil conta com cerca de 3,5 milhões de revendedores diretos. Em 2024, foram totalizados R$ 50 bilhões em volume de negócios no país.

Portanto, o primeiro fato é: ser revendedora pode ser uma boa maneira de fazer renda extra ou, ainda, de ser a renda principal de uma pessoa ou família.

Assista | 4 passos para ganhar dinheiro com vendas online! - Serasa Ensina: Renda Extra

O que é ser uma revendedora de produtos?

Uma revendedora é uma pessoa ou empresa que compra produtos diretamente de um fabricante, atacadista ou distribuidor e os vende para consumidores finais ou revendedores menores.

A revendedora atua como intermediária entre o fabricante e o cliente, ganhando lucro com a venda dos produtos. Por isso, esse mercado também é conhecido como o de venda direta.

Os revendedores podem trabalhar em diferentes setores e indústrias. Segundo dados

  • de uma pesquisa de campo realizada pela CVA Solutions e divulgada pela ABEVD, os principais setores que atraem as revendas no Brasil são:
  •  
  • ●     cosméticos e cuidados pessoais: 42,7%;
  • ●     roupas e acessórios: 18%;
  • ●     saúde e nutrição: 10%;
  • ●     produtos para casa e utensílios: 8,8%;
  • ●     telecomunicações: 7,6%;
  • ●     alimentos e bebidas: 7,1%;
  • ●     cuidados com a casa e produtos de limpeza: 6,9%;
  • ●     livros, audiovisuais e brinquedos: 6,1%;
  • ●     outros setores: 0,5%.

O que é preciso para ser uma boa revendedora de produtos?

Uma pessoa que atua como revendedora precisa saber que o mercado mudou. Antigamente, era comum esses profissionais trabalharem com revistas de catálogos físicos, que eram mostradas ou deixadas nas casas dos potenciais clientes.

No entanto, para se destacar, os revendedores de hoje precisam ser verdadeiros consultores. Ou seja, precisam entender de fato sobre os produtos para oferecerem aos clientes que realmente têm a necessidade (ou o desejo) deles.

  • Além disso, os revendedores que atuam no digital através do WhatsApp e redes sociais também ganham mais destaque no mercado. Por isso, é importante desenvolver habilidades e adotar práticas que contribuem para o sucesso nessa área. Confira alguns exemplos:
  •  
  • ●     Conhecimento do produto: quanto mais bem informada a pessoa revendedora estiver sobre os produtos, mais confiança poderá transmitir aos clientes e responder às suas perguntas de forma eficaz.
  • ●     Habilidades de comunicação: é preciso ser capaz de se comunicar claramente com os clientes, ouvindo suas necessidades e explicando como os produtos atendem a essas necessidades.
  • ●     Orientação para o cliente: o profissional deve ter a capacidade de entender as necessidades dos clientes, oferecer soluções adequadas e fornecer um excelente atendimento.
  • ●     Proatividade e autodisciplina: ser uma pessoa revendedora bem-sucedida requer proatividade na busca de oportunidades de vendas, estabelecer metas e trabalhar de forma independente para alcançá-las. E a autodisciplina é importante para manter-se organizada, gerenciar o tempo de forma eficiente e ser consistente nos esforços de vendas.
  • ●     Conhecimento do mercado: uma boa revendedora está sempre atualizada sobre as tendências do mercado em sua área de atuação. Isso inclui conhecer os concorrentes, entender as demandas dos clientes, acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores e estar ciente de novas oportunidades de negócios.
  • ●     Persistência e resiliência: a venda nem sempre é fácil e uma boa revendedora precisa ser persistente e resiliente diante de desafios e rejeições.
  • ●     Aprendizado contínuo: um bom revendedor está sempre disposto a aprender e se aprimorar. Isso envolve buscar oportunidades de treinamento e desenvolvimento, acompanhar as mudanças no mercado, aprender com as experiências e buscar feedback dos clientes.
  •  
  •  Leia também | Confira 5 ideias de empreendedorismo para ter seu negócio próprio

Quais produtos são bons para revender?

Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as tendências em alta no entorno – mesmo que as revendas sejam realizadas via internet, atendendo a várias regiões.

  • De modo geral, alguns produtos costumam oferecer boa demanda de consumo e podem ser interessantes para revender. São eles:
  •  
  •         ●     produtos de beleza e cuidados pessoais;
  •         ●     moda e acessórios;
  •         ●     utensílios domésticos e de decoração;
  •         ●     produtos de saúde e bem-estar;
  •         ●     produtos artesanais;
  •         ●     produtos sustentáveis;
  •         ●     artigos esportivos.
  •         ●     eletrônicos;
  •  
  • Leia também | Cartão de crédito empresarial pode ajudar seu negócio. Entenda

Como escolher o nicho de revenda ideal para você?

O primeiro passo de como ser um revendedora de produtos é conferir os principais pontos para considerar na hora de fazer essa escolha:

Critério O que considerar
Interesses e habilidades Escolha um nicho com o qual você se identifica, tem conhecimento ou facilidade de aprender. Isso aumenta o engajamento e a persistência.
Demanda de mercado Verifique se há procura pelo produto/serviço. Use ferramentas como Google Trends, marketplaces e redes sociais para entender tendências e volume de buscas.
Margem de lucro Calcule o custo de aquisição, preço de revenda e demais despesas (frete, taxas, embalagem) para garantir que o negócio seja rentável.
Público-alvo Entenda quem são seus possíveis clientes (idade, localização, hábitos) e como se comunicar com eles de forma eficaz.
Fornecedores confiáveis Busque parceiros com boa reputação, prazos de entrega consistentes, preços competitivos e, se possível, opções de dropshipping.
Validação e testesAntes de investir muito, teste diferentes produtos e canais de venda. Analise a aceitação do público e ajuste a estratégia conforme os resultados.

Quais as principais marcas para revender?

Para saber como ser uma revendedora de produtos, é importante saber que existem marcas consagradas pelo público, aumentando as chances de sucesso de revendas.

  • As principais estão ligadas ao setores de beleza e cosméticos, mas também existem outros mercados. As informações sobre a porcentagem de comissões estão nos sites oficiais das marcas e podem sofrer alterações:
  •  
  • ●     Avon: até 38% de comissão.
  • ●     Natura: até 35% de comissão de vendas presenciais e até 20% de comissão de vendas pela internet.
  • ●     Eudora: até 40% de comissão.
  • ●     Boticário: até 30% de comissão.
  • ●     Hinode: até 30% de comissão.
  • ●     Mary Kay: até 50% de comissão.
  • ●     DeMillus: até 24,9% de lucro sobre as vendas.
  • ●     Rommanel: até 30% de comissão.
  • ●     Polishop: até 30% de comissão.

 

Além disso, algumas marcas oferecem programas de fidelidade e promoções exclusivas para revendedores que podem aumentar sua porcentagem de lucro, concorrer a prêmios e sorteios e ganhar mais vantagens.

Para saber se vale a pena ser revendedora de determinadas marcas, é importante analisar com cuidado todos os detalhes e condições. Algumas, por exemplo, exigem a compra de um kit inicial, enquanto outras têm limites mínimos de vendas mensais que precisam ser atingidos.

Atenção: as porcentagens de comissão acima podem sofrer mudanças a qualquer momento. Por isso, sempre consulte as páginas oficiais das empresas antes de decidir revender os produtos.

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Passo a passo de como ser uma revendedora de produtos

  1. Faça uma pesquisa para identificar as preferências do público e os tipos de produtos para revender;


  2. Encontre as marcas e fornecedores do tipo de produto escolhido para revender. Não se esqueça de também procurar na sua região;

  3. Negocie preços, condições e prazos de entrega dos produtos para revender. No caso de marcas conhecidas, avalie cuidadosamente todos os requisitos;

  4. Faça uma compra inicial para ter um pequeno estoque. Dessa maneira, fica mais fácil conquistar os clientes tendo produtos à pronta entrega;

  5. Capriche no marketing e na divulgação dos produtos nas redes sociais, em aplicativos de mensagem e no “boca a boca” em sua cidade;

  6. Estude bem os produtos para tirar todas as dúvidas dos clientes;

  7. Faça um bom pós-venda para fidelizar clientes;

  8. Ofereça descontos e promoções em datas especiais para clientes fiéis e para atrair novos clientes.

    Leia também | Como fazer renda extra com artesanato: dicas iniciais

Como vender produtos pela internet: dicas essenciais

Vender pela internet é uma excelente forma de alcançar mais clientes e escalar um negócio. Confira as principais estratégias para começar:

  1. Crie sua loja online

    Tenha um site próprio com visual profissional e boa experiência de navegação. Plataformas como Loja Integrada, Nuvemshop e Shopify facilitam a criação da loja, mesmo sem conhecimentos técnicos.


  2. Use marketplaces a seu favor

    Venda também em canais consolidados como Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magalu. Eles já têm grande audiência e infraestrutura de pagamento e logística.


  3. Aproveite as redes sociais

    Instagram, Facebook e TikTok são excelentes para atrair público e converter vendas. Use fotos de qualidade, vídeos demonstrativos e conteúdos que gerem engajamento. Ative o Instagram Shopping para vender direto pelo perfil e o WhatsApp Business para aprimorar a oferta e comunicação com seus clientes.


  4. Invista em anúncios pagos

    Campanhas no Google Ads e redes sociais ajudam a alcançar novos clientes com mais precisão. Segmente bem o público e teste diferentes criativos.


  5. Tenha um bom atendimento digital

    Responda rápido e com cordialidade via WhatsApp, direct ou chat online. Um atendimento eficiente aumenta as chances de conversão e fidelização.


  6. Otimize sua logística

    Garanta prazos de entrega competitivos, embalagens seguras e opções de frete variadas. A experiência pós-compra é tão importante quanto a venda.


  7. Faça o controle financeiro

    Controlar o fluxo de caixa, porcentagem de lucro e custos com frete etc. faz toda diferença para o seu pequeno negócio. Para organizar tudo, a tabela financeira da Serasa pode ser personalizada para ajudar no controle.


  8. Acompanhe e analise os resultados

    Use ferramentas como Google Analytics, métricas do Instagram e relatórios de vendas para entender o que funciona e ajustar a estratégia.

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