Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Divida De Banco Caduca O Que Acontece Apos Os Cinco Anos

Entenda se dívida de banco caduca

Dívida de banco caduca? Entenda o que acontece após a prescrição de cinco anos

Atualizado em: 1 de outubro de 2025

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 4 minutos

Texto de: Time Serasa

Uma visão de cima de uma bela empresária irreconhecível trabalhando de casa em seu computador

Empréstimo, financiamento imobiliário, cheque especial, cartão de crédito. Os brasileiros contratam diversos serviços bancários ao longo da vida e, às vezes, acabam deixando de pagar por alguma razão. Muita gente acredita que, quando a dívida de banco caduca (prescreve) depois de cinco anos, ela “desaparece”. Mas será que isso é verdade? 

Entenda aqui o que realmente acontece quando uma dívida de banco caduca e o que pode ser feito para evitar problemas financeiros. 

Leia também | Limpar o nome sem pagar dívida: é possível?

Dívida de banco caduca ou não caduca?

Assim como acontece com qualquer outro débito, as dívidas com bancos também possuem um prazo máximo para serem cobradas. Após cinco anos, a contar da data do vencimento, as dívidas bancárias negativadas atingem o prazo de prescrição, ou seja, elas caducam. Sendo assim, as instituições financeiras perdem o direito de cobrar o devedor judicialmente. 

A dívida, porém, não desaparece do CPF do devedor. Na prática, o débito continua existindo para a empresa responsável pela dívida (credora) e pode ser negociada de forma extrajudicial por meio do Serasa Limpa Nome, se houver oferta de acordo disponível na plataforma. 

Além disso, cinco anos é o prazo máximo para manter uma dívida inscrita nos Órgãos de Proteção ao Crédito, como a Serasa e o SPC. Após esse prazo, a dívida é obrigatoriamente excluída dos Cadastros de Inadimplentes.  

Leia também | Será que dívida de condomínio prescreve? Entenda!

Dívida caducada pode ser cobrada?

Não, dívidas com mais de cinco anos não podem ser cobradas judicialmente. E isso acontece graças ao instituto da prescrição. 

No entanto, a prescrição não extingue a dívida, ou seja, ela continua existindo. Isso significa que, embora o devedor não possa mais ser cobrado judicialmente, o credor ainda pode disponibilizar ofertas de acordo para renegociações extrajudiciais amigáveis. Por isso, é recomendado pagá-la.  

Inclusive, a plataforma do Serasa Limpa Nome oferece oportunidades para negociar dívidas já prescritas, muitas vezes com descontos atrativos. 

Importante: o prazo prescricional pode ser interrompido em determinadas situações, como quando há renegociação entre as partes. Nesse caso, um novo contrato é firmado, e o prazo de prescrição começa a contar novamente, conforme as condições acordadas. 

Leia também | O que fazer quando dívidas com banco caducam

O que acontece depois que a dívida do banco caduca?

Depois que a dívida do banco caduca, ela continua existindo perante o credor. A diferença é que o consumidor não pode mais ser cobrado na Justiça, nem ter seu nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito (como Serasa ou SPC, por exemplo) em razão da dívida prescrita. Além disso, essa dívida deixa de impactar negativamente o cálculo do Serasa Score.  

Porém, mesmo que a dívida tenha prescrito, ignorar sua existência pode não ser a melhor solução. Uma alternativa sugerida é entrar em contato com o banco credor e verificar as possibilidades de negociação, com condições mais acessíveis de pagamento e de acordo com sua realidade financeira. 

Outra alternativa recomendada é acompanhar a disponibilização de ofertas de negociação pelo site e aplicativo oficiais da Serasa. As dívidas caducadas deixam de serem consideradas como negativadas e passam a constar na aba de “contas atrasadas”.  

Além disso, outros impactos podem afetar sua vida financeira:

Problemas com serviços bancários

A inadimplência pode limitar o acesso a serviços bancários essenciais. O banco pode optar por restringir determinados serviços ao devedor, como, por exemplo, a manutenção do cheque especial ou a abertura de novas contas. Tudo depende das políticas internas de cada instituição bancária. 

Dificuldades em adquirir novos créditos

Realizar o sonho da casa própria ou de um carro zero quilômetro pode ficar mais complicado para quem tem uma dívida em aberto. Isso porque as instituições financeiras avaliam o risco de inadimplência dos clientes antes de conceder crédito, como empréstimos e financiamentos, por exemplo. E um dos requisitos para a concessão do crédito pode ser a ausência de dívidas em aberto.

Conte com a Serasa para regularizar as pendências bancárias

Quando a dívida de banco prescreve, ela não deixa de existir para a empresa credora. Por isso, negociar um acordo pelo Serasa Limpa Nome que se adeque à sua realidade financeira pode ajudar a regularizar toda a situação.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos que podem chegar a 90%. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou Agências dos Correios.

  • Para negociar online pelo site ou aplicativo:
  •  
  • ●      Entre na sua conta com CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, crie o seu grátis na hora.
  • ●      Confira sua dívida na tela inicial e clique em Negociar agora
  • ●      Escolha a melhor opção de pagamento e o vencimento do acordo.

●      Pronto! Feche o acordo e pague o acordo. 

 

E mais: ao negociar pelo aplicativo e pagar acordos ou parcelas no Pix, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!

Celular mostrando a carteira digital Serasa

Perguntas frequentes sobre dívida de banco caducada

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.5 de 5

Artigos relacionados