Última edição do Feirão Serasa 2024: Comece 2025 com o nome li...
Última edição do Feirão Serasa 2024: Comece 2025 com o nome limpo!Data de publicação 28 de outubro de 20249 minutos de leitura
Publicado em: 23 de outubro de 2024
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
As dívidas podem trazer inúmeros transtornos para a vida de uma pessoa, especialmente quando são levadas a protesto. Afinal, esse movimento pode trazer implicações sérias para o devedor, como restrições ao crédito e ações legais para cobrança. Mas como saber qual dívida está em protesto?
Entenda aqui o que é uma dívida em protesto, como descobrir se ela existe e o que fazer ao se deparar com essa situação.
Uma dívida em protesto é quando o credor procura o cartório e faz um registro formal de uma conta ou débito que não foram pagos na data de vencimento.
Embora possam parecer sinônimos, o protesto e a negativação são processos distintos, com efeitos e finalidades diferentes.
O protesto é uma medida legal que visa formalizar a inadimplência do devedor e provar que existe uma dívida em aberto. O procedimento é feito em um cartório de protesto, cujo registro faz a dívida se tornar pública e o devedor ser acionado judicialmente.
A negativação, por sua vez, é um complemento disso. Ela é feita em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, que incluem o nome do devedor em uma lista de inadimplentes, afetando o score de crédito. O procedimento, porém, não depende do protesto. O credor pode pedir a inclusão da pessoa inadimplente nesses órgãos sem que a dívida esteja registrada em cartório.
As consequências da negativação também são muito parecidas com as do nome protestado. Também há dificuldade de obter empréstimos e financiamentos e de negociar melhores condições de pagamento em determinado estabelecimento, por exemplo.
Outra diferença entre as duas situações é o prazo máximo em que essa situação pode durar. O nome negativado permanece no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito pelo prazo máximo de cinco anos. Depois disso, ele é retirado de lá, independentemente de a dívida ter sido paga ou não. O protesto em cartório não tem prazo: uma pessoa pode ter seu nome protestado por tempo indeterminado, até que ela pague a dívida.
Descobrir se há dívidas em protesto é um passo importante para resolver pendências e limpar seu nome. Existem algumas maneiras de fazer essa verificação:
Em qualquer das situações, é preciso solicitar uma certidão de protesto. É este documento que informa a existência ou não de um protesto no CPF ou CNPJ e ainda detalha os dados do credor e da dívida.
Os birôs de crédito não apenas verificam se a pessoa está negativada. Eles também permitem consultar se há protesto em seu nome e a qual dívida ele está relacionado.
Na Serasa, por exemplo, essa consulta pode ser feita no site ou aplicativo (Google Play ou App Store), bastando informar o CPF ou CNPJ. O resultado informa, até mesmo, o cartório onde está o registro. Dependendo do caso, o devedor também pode ter acesso direto com o credor para negociar os valores em aberto, com condições que podem chegar a 99% de desconto por meio da ferramenta Serasa Limpa Nome.
Descobrir que uma dívida foi protestada pode ser um sinal de alerta: é hora de regularizar a situação financeira e se livrar dos apertos.
Confira o que fazer depois de entender como saber qual dívida está em protesto.
Entre em contato com o credor
Assim que descobrir uma dívida protestada, tente entrar em contato com o credor para buscar uma negociação. Muitos deles se mostram dispostos a melhorar as condições de pagamento, considerando a boa vontade do devedor em resolver o problema.
Faça uma proposta - e cumpra
Durante o contato com o credor, avalie se a proposta oferecida por ele cabe no orçamento. Se não for este o caso, sugira enviar uma contraproposta mais adequada à sua realidade financeira.
Depois de fechar negócio, procure pagar as parcelas sempre em dia. Um novo atraso pode resultar em um novo protesto e, desta vez, dificilmente o credor está aberto a negociar.
Cancele o protesto no cartório após o pagamento
Assim que a dívida for quitada ou um novo contrato de parcelamento for fechado e assinado, o devedor pode procurar o cartório para cancelar o protesto. Para isso, é preciso levar provas e comprovantes de que o problema foi resolvido, seja por meio da quitação ou de uma negociação.
Mas, atenção: alguns cartórios podem cobrar uma taxa pelo cancelamento do protesto e o pagamento é feito pelo devedor.
Ter dívidas protestadas é um sinal de que as finanças podem estar fora de controle. Aproveite a oportunidade para revisar o orçamento, renegociar outras dívidas, e, se possível, buscar orientação financeira para evitar que a situação se repita.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.
Para negociar online:
Data de publicação 28 de outubro de 20249 minutos de leitura
Data de publicação 21 de outubro de 202411 minutos de leitura
Data de publicação 23 de outubro de 20246 minutos de leitura