Endividamento das famílias é de quase 80%

As dívidas podem afetar o ambiente familiar. Veja como evitar o endividamento com a colaboração de todos.

Publicado em: 23 de maio de 2023

Autora: Mariana Furlan


A cada 10 famílias brasileiras, 8 têm dívidas. Essa tem sido a taxa média de endividamento das famílias, medida pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em abril de 2023, 78,3% dos núcleos familiares do país tinham dívidas. Em 2022, a média total foi de 77,9%, valor recorde desde que o levantamento começou a ser feito pela confederação, em 2011.

Entenda o que tem causado o endividamento das famílias e cuide para que as dívidas não tragam consequências negativas à vida doméstica.

Leia também | Medo do endividamento: como combater a fobia financeira

Todas as famílias endividadas estão inadimplentes?

Não, e é importante diferenciar esses conceitos. Uma família endividada é aquela que assumiu um pagamento e está com parte da renda total do mês comprometida – pode ser um financiamento, crediário, fatura de cartão. Ainda que o pagamento seja feito em dia, o endividamento alto é sempre um alerta, porque compromete a capacidade de pagamento das pessoas e pode levar à inadimplência.

A inadimplência ocorre quando as dívidas estão em atraso. De acordo com a mesma pesquisa da CNC, em abril de 2023 quase um terço das famílias no Brasil estavam inadimplentes.

Leia também | Dívida de banco caduca depois de 5 anos?

As consequências do endividamento excessivo

O endividamento no Brasil representa um ponto de atenção para a economia. Quando aumenta o endividamento da população, crescem também os riscos dos bancos e o custo do crédito. Nesse cenário, conseguir um empréstimo fica mais difícil para todo mundo.

Na esfera privada o endividamento das famílias e a inadimplência também têm impactos. Dívidas excessivas podem levar a uma redução do padrão de consumo e até à perda de patrimônio.

De acordo com a psicóloga Valéria Meirelles, da Serasa, especialista em Psicologia do Dinheiro, as dívidas trazem impacto para a vida social e o relacionamento com os familiares. A pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022, realizada pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, revelou que 51% dos entrevistados endividados afirmam sentir vergonha por conta da situação.  

O impacto do endividamento no comportamento dos brasileiros


Por que as famílias estão endividadas?

A pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022 indicou que no ano passado o principal tipo de dívida do brasileiro era o cartão de crédito (53%). Mais da metade desses gastos com cartão (65%) correspondiam a compras em supermercado. As famílias precisam do crédito para comprar alimentos, mas a renda mensal não dá conta de manter esse gasto essencial.

Depois dos mantimentos, o segundo maior gasto com cartão (48%) corresponde a compras de produtos, como roupas, calçados e eletrodomésticos.

Dívidas: a família toda pode ajudar

Para reverter e evitar essa situação de dívidas – tanto nas compras do mercado quando em itens no comércio, por exemplo – é importante a colaboração de toda a família. A psicóloga Valéria Meirelles avalia que existe um duplo papel da família quando o assunto é dívida: ao mesmo tempo que ela representa um porto seguro para muitas pessoas, estar negativado gera também muita vergonha diante dos familiares.

Valéria afirma que “é importante a inclusão de toda a família como protagonista no uso do dinheiro e dos recursos, pois essa atitude incentiva a responsabilidade coletiva”. Ela acredita que a melhor alternativa seja ser sempre transparente perante os familiares.

A pesquisa também revela que 58% dos entrevistados nunca mentiram ou esconderam a situação financeira dos familiares, mas 63% sentiram impacto no relacionamento com a família por causa das dívidas.

Como evitar o endividamento em família

Veja dicas de como fazer toda a família colaborar para a redução de gastos:

  • ●      Faça uma planilha

Não dá para escapar desse passo: é preciso colocar no papel todos os gastos da família e confrontar com o dinheiro que entra. Depois dessa organização, pode ficar evidente o que deve ser cortado dos custos para que não faltem recursos todo mês.

  • ●      Planeje as refeições

Considerando que um dos maiores gastos é com supermercado, seja racional ao fazer as compras de alimentos. O ideal é sempre ter uma lista, já com as refeições da semana planejadas. Isso evita compras desnecessárias e comida desperdiçada na geladeira.

  • ●      Procure promoções e descontos

Economizar nas compras de mercado exige tempo e pesquisa, mas vale a pena. Mapeie os dias de promoção de carne e hortifrúti, por exemplo, e avalie quais produtos podem ser comprados em maior quantidade, em supermercados de “atacarejo”.

  • ●      Economize em casa

Com a colaboração de todos, é possível reduzir as faturas das contas de água, energia elétrica e gás. Além disso, a família também pode estabelecer um limite mensal para refeições de delivery, por exemplo.

  • ●      Estabeleça uma mesada

Se a família tiver crianças ou adolescentes, é importante determinar uma mesada mensal e não ultrapassar esse valor. Além de contribuir para o planejamento do mês, é uma forma de ensinar os filhos a usar o dinheiro com consciência.

Como negociar as dívidas atrasadas

Ao pagar as dívidas, procure boas oportunidades para quitar os débitos. Em vários casos, as negociações podem dar descontos no valor total. É o que acontece com as negociações feitas com intermédio do Serasa Limpa Nome, serviço no qual é possível conseguir até 90% de desconto para negociar dívidas. O processo leva só 3 minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) ou WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app:

  1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso

    O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.

  2. Selecione os acordos disponíveis

    As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.

  3. Pague o boleto

    Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.