Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regulariz...
Como funciona a negociação Caixa: passo a passo para regularizar débitosData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de novembro de 2023
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Em fases de instabilidade econômica, mesmo quem já tem alguma restrição no CPF precisa de dinheiro extra para arcar com os compromissos financeiros. Assim, muita gente se pergunta: “como conseguir empréstimo com o nome sujo?”.
Quem está negativado tem dificuldade em conseguir crédito no mercado, pois as empresas consideram arriscado emprestar dinheiro a quem já tem dívidas. Entretanto, existem empresas de crédito que oferecem serviços a esse perfil de cliente.
Para esses casos, as taxas de juros costumam ser mais altas que a média. Portanto, essa é uma alternativa que deve ser reservada apenas para emergências.
Antes de contratar empréstimos é imprescindível ficar atento às propostas para não sobrecarregar um orçamento já comprometido, nem cair em armadilhas financeiras diante da alta taxa de juros que geralmente é cobrada.
Leia também | 3 dicas infalíveis para não se endividar
Estar negativado significa ter o nome inscrito em um cadastro de inadimplentes. A empresa que deixou de receber o dinheiro comunica a dívida aos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa ou o SPC Brasil, e o nome fica registrado nesses birôs de crédito.
Quando isso acontece, fica mais difícil ter acesso a empréstimos, financiamentos, crediários, cartões de crédito etc.
Essa situação também é chamada de “nome sujo na praça”, uma expressão que surgiu do hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes. Apesar de ainda ser usada, essa expressão não é a mais adequada. O ideal é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes.
Leia também | Nome negativado: o que significa e como resolver
O fato de ser possível contratar crédito mesmo estando negativado não significa que seja aconselhável. É preciso lembrar que é arriscado pegar um empréstimo sem antes fazer uma análise minuciosa do orçamento atual e saber exatamente o valor das dívidas (e da taxa de juros que está sendo cobrada). É necessário também fazer um planejamento e traçar uma estratégia para pagar esse novo empréstimo.
O crédito para negativado normalmente tem taxa de juros acima da média, e deve ser considerado apenas para situações emergenciais. Assim, planeje-se em primeiro lugar, faça as contas e pense bem se um empréstimo seria vantajoso para a situação do momento.
Esse novo comprometimento financeiro pode se somar ao valor que já está inadimplente e aumentar ainda mais as dívidas. Um empréstimo nunca deve ser visto como solução definitiva para os problemas financeiros.
Um bom uso do novo crédito pode ser a quitação de outra dívida (o ato de “trocar” uma dívida cara por outra mais barata). Por exemplo, é possível recorrer a um empréstimo pessoal para quitar uma dívida de cartão de crédito, que geralmente tem juros mais altos. O importante é se organizar para pagar o novo crédito em dia, sem prejudicar o orçamento.
Depois de pesar todos os prós e contras de um empréstimo, é preciso fazer boas pesquisas. Comece procurando pelas empresas que oferecem empréstimo para quem é negativado. Esteja ciente de todas as taxas cobradas por essas instituições – não verifique somente a taxa de juros, mas pesquise também o custo efetivo total (CET), que inclui, além da taxa de juros, taxa de abertura de cadastro, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), seguros e demais encargos.
Leia também | Vale a pena fazer um empréstimo para quitar dívidas?
Fique atento às empresas fantasmas, que promovem ótimas ofertas para acobertar golpes financeiros. Desconfie, por exemplo, se a empresa pedir para fazer um primeiro depósito para a concessão do crédito. Não existe pagamento antecipado quando se solicita um empréstimo.
Tenha atenção também aos sites. Verifique se ele possui selo de segurança e desconfie se encontrar erros de ortografia ou não houver endereço ou telefone para contato.
Os tipos de empréstimo para negativados mais comuns são:
O empréstimo pessoal sem garantia geralmente tem taxa de juros menor que a do cartão de crédito ou cheque especial. Para aumentar as chances de conseguir esse empréstimo, o ideal é comprovar com documentação (movimentações em extratos bancários, por exemplo) as condições de arcar com os pagamentos mensais.
A garantia é o oferecimento de um bem quitado (imóvel ou carro) para assegurar o pagamento do empréstimo. Dessa forma, o credor tem a certeza de que receberá o dinheiro emprestado de volta, pois, caso o cliente não consiga quitar as parcelas, a empresa poderá contar com o bem dado em garantia (alienação fiduciária).
Nesse tipo de contrato, ao oferecer o bem em garantia, o imóvel ou veículo passa para o nome do credor e, se houver problemas na quitação do empréstimo, o bem poderá ser vendido pela empresa.
Este é um tipo de empréstimo com taxas de juros geralmente mais baixas, devido à garantia, mas ele só deve ser feito se o cliente tiver certeza absoluta de que terá condições de quitar as parcelas.
Normalmente é a opção com os juros mais baixos, já que as parcelas do empréstimo são debitadas diretamente do salário ou pensão do INSS, antes mesmo de o dinheiro cair na conta.
A prioridade financeira de quem está negativado deve ser quitar as dívidas. Estar fora da lista de inadimplência é garantia de mais tranquilidade e melhores oportunidades nas negociações e acesso ao crédito.
Quem está inadimplente pode propor acordos às empresas para as quais está devendo. Além disso, por meio do Serasa Limpa Nome é possível negociar dívidas sem sair de casa, com até 90% de desconto.
O Serasa Limpa Nome tem parceria com muitas empresas, incluindo bancos, financeiras, redes de telefonia, varejo, empresas de recuperação de crédito, entre outras.
Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app da Serasa:
Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso
O primeiro passo é criar seu cadastro gratuitamente no Serasa Limpa Nome. Ao informar seus dados, um login de acesso será gerado para você consultar seu CPF e verificar dívidas ou contas em atraso.
Selecione os acordos disponíveis
As empresas com as quais você mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma, que você pode consultar já na tela inicial. Para aceitar a oferta, basta clicar nela e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento.
Pague o boleto
Após pagar o boleto, logo você receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.
Data de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 11 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Data de publicação 22 de novembro de 202411 minutos de leitura