Consulta de CNPJ: como fazer gratuitamente pela Receita Federal
Consulta de CNPJ: como fazer gratuitamente pela Receita FederalData de publicação 19 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 11 de dezembro de 2025
Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
É preciso ficar alerta ao se deparar com a divulgação de “fórmulas mágicas” para limpar o nome sem pagar dívida. Exemplo disso é a promessa que circula na internet de que bastaria enviar um texto “copiado e colado” à Serasa para que o seu nome deixe a lista de negativados – com um argumento que supostamente estaria baseado em uma decisão judicial.
Não é possível limpar o nome apenas enviando uma mensagem para a Serasa: isso é fake news e pode até ser golpe em alguns casos. Inclusive, seguir essa orientação pode prejudicar o consumidor. A seguir vamos te explicar em detalhes do porquê.
Não. A promessa de que para “limpar o nome” bastaria preencher um formulário ou enviar para a Serasa um texto colado que circula na internet, exigindo a retirada do CPF da plataforma, é falsa.
As ofertas de negociação que aparecem para o consumidor na plataforma da Serasa referente a dívidas vencidas há mais de cinco anos (que é quando ela prescreve, mas não deixa de existir), são oportunidadades de quitar dívidas antigas com desconto.
Isso acontece porque, mesmo depois de cinco anos, os débitos podem aparecer na plataforma como "contas atrasadas", mas isso não significa que elas estejam negativadas. A mera indicação dessas ofertas na plataforma da Serasa não prejudica o score de crédito, não dificulta o acesso ao crédito e não tem relação com a inscrição do nome do consumidor no cadastro de inadimplentes.
Para entender melhor esses conceitos, é importante conhecer as etapas da negativação da dívida:
O consumidor atrasa o pagamento de uma conta, ou seja, não paga dentro da data de vencimento estipulada pela empresa credora;
Depois de um tempo, que pode variar dependendo da empresa, a credora avisa a Serasa que o consumidor não pagou no prazo estipulado;
A Serasa envia uma notificação ao consumidor antes da negativação para comunicá-lo sobre a inadimplência e o prazo para a regularização da conta atrasada;
Se a dívida não for paga no prazo, o CPF do devedor é incluído no cadastro de inadimplentes da Serasa e a dívida passa a negativar o CPF do consumidor. Isso impacta o Serasa Score e dificulta o acesso ao crédito no mercado.
Se dentro de cinco anos a dívida não for paga, ela prescreve (ou "caduca") e passa a ser categorizada como contas atrasadas. Isso significa, como falado popularmente, que o “nome volta a ficar limpo” se não tiver outras pendências. A pontuação do Serasa Score pode voltar a subir e a dívida não pode mais ser cobrada na Justiça pela empresa credora.
Porém, a dívida não deixa de existir nem de acumular juros e correção monetária.
Por não deixar de existir, a conta atrasada ainda pode ser regularizada. Sendo assim, o consumidor ainda poderá visualizar a dívida caducada entre as ofertas do Serasa Limpa Nome, que é uma plataforma de negociação para dívidas negativadas ou em atraso.
Leia mais: Mitos e verdades sobre a Serasa.
Fique alerta ao consultar conteúdos sobre “limpar o nome” com fórmulas mágicas, negativação e endividamento: muitas pessoas podem confundir conceitos e transmitir informações equivocadas. A melhor fonte sobre o tema e para tirar dúvidas são os canais oficiais da Serasa:
As ofertas do Serasa Limpa Nome estão disponíveis para dívidas negativadas e contas atrasadas – como é o caso das dívidas prescritas, que deixam de ser consideradas negativadas.
O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas do país, com descontos que podem chegar a 90%. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em poucos minutos pelos canais oficiais da Serasa: site, aplicativo (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou Agências dos Correios.
● Pronto! Feche o acordo e pague-o.
Data de publicação 19 de dezembro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202515 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202515 minutos de leitura