Nome negativado: o que significa e o que fazer para resolver?

Ter o nome negativado significa que uma dívida não foi paga e o credor solicitou a inclusão do nome e do CPF nos birôs de crédito. Essa é uma consequência aos consumidores que não cumprem com o pagamento de suas dívidas.

Atualmente, dos 211 milhões de brasileiros, 29% estão endividados. O dado é do Boletim Econômico do final de 2020 da Serasa Experian. Isso quer dizer que muita gente está com o nome negativado e talvez nem saiba.

Neste texto, vamos compreender melhor o que significa a negativação do devedor e quais as melhores formas de regularizar a situação.

negativado

Negativação Serasa

Para quem não sabe qual a situação da sua dívida, na Serasa é possível fazer a consulta de negativação do CPF. Consultar o CPF é de graça e pode ser feito online, de forma simples e prática. Veja como consultar a negativação no Serasa

  • Acesse o site da Serasa;

  • Clique em “Consultar CPF grátis”;

  • Faça o cadastro, se não for cadastrado;

  • Confirme o seu e-mail, se precisar se cadastrar;

  • Entre com seu CPF e senha;

  • Clique em “Meu CPF” e consulte se há pendências.

Nome sujo: consequências

Há duas consequências para quem tem o nome negativado: diminuição do score e dificuldade de obter crédito. A pontuação de crédito é um dos critérios que bancos e instituições financeiras utilizam para a aprovação de cartões, financiamentos, empréstimos e crédito no geral.

Uma vez que o score diminui, as empresas entendem que o risco de não serem pagas é maior. Portanto, fica mais difícil conseguir crédito no mercado.

É impossível conseguir crédito pessoal para negativado?

Não. Embora seja um pouco mais complicado, é possível conseguir empréstimo para negativado. Isso porque há instituições preparadas para fornecer crédito para inadimplentes. Elas já trabalham com essa margem de risco, justamente por compreender que existe uma parcela da população com esse perfil.

Muitas empresas oferecem empréstimo para negativado como forma deles conseguirem limpar o nome. Quando a dívida tem taxas e multas muito altas, como cartão de crédito e cheque especial, por exemplo, pode ser mais interessante trocar a dívida. Ou seja, pedir um crédito pessoal para negativado para quitar o débito e se comprometer com uma dívida fixa.

Como limpar o nome?

O primeiro passo para quem quer quitar as dívidas e voltar a ter o nome limpo é fazer um planejamento financeiro. Tente listar os seus gastos mensais, todas as suas dívidas e os seus ganhos também. Assim, você vai saber quanto tem para gastar e a pagar.

Comece, então, quitando as dívidas mais altas. Se você não tiver condições de pagar à vista, faça a negociação de dívidas, para que os juros parem de correr. Na Serasa Limpa Nome, é possível encontrar ofertas com descontos, caso a empresa faça parte da nossa base.

Para verificar se há opções de pagamento, é muito simples: acesse a Serasa Limpa Nome e clique em “Ofertas”. Se você ainda não tiver acesso, cadastre-se gratuitamente.

Uma vez com o nome limpo, automaticamente, o seu score tende a subir. Uma forma de agilizar esse processo é utilizando o Cadastro Positivo. Com ele, ficam registradas as suas dívidas pagas também, não só aquelas que você não conseguiu pagar.

Gosta deste tipo de conteúdo? Acesse também o nosso canal no YouTube e o podcast Serasa Ensina.